Cidades
O que abre e o que fecha no feriado do Dia do Evangélico
O horário de funcionamento de serviços públicos no Distrito Federal será alterado nesta sexta-feira (30), feriado do Dia do Evangélico. Órgãos como o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) e a Secretaria de Fazenda não terão expediente.
As linhas de ônibus, por sua vez, operam conforme escala de sábado. As rotas com destino à Esplanada dos Ministérios, às escolas técnicas federais e à Universidade de Brasília (UnB), contudo, mantêm os horários de dia útil.
Os trens da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) também circulam em horário diferenciado, das 6 às 23 horas.
A data, comemorada em 30 de novembro, foi instituída por meio da Lei Distrital nº 963, de 4 de dezembro de 1995.
BRB
As agências do Banco de Brasília (BRB) e as unidades do BRB Conveniência estarão fechadas na sexta-feira (30).
Detran-DF
Os postos de atendimento do Detran-DF estarão fechados na sexta-feira (30). Serão feitos plantões de fiscalização.
Hemocentro
A Fundação Hemocentro de Brasília não abrirá na sexta-feira (30). No sábado (1º), o funcionamento será das 7 às 18 horas. A instituição fica no Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3 (Asa Norte). Agendamento e mais informações pelo telefone 160, opção 2.
Na Hora
Os postos do Na Hora não funcionarão no feriado. No sábado (1º), as unidades abrem das 7h30 às 13 horas, com exceção do posto da Rodoviária, fechado para manutenção.
Saúde
As emergências dos hospitais e as unidades de pronto-atendimento (UPAs) abrirão normalmente. Ambulatórios, policlínicas e unidades básicas de saúde (UBS) estarão fechados.
Secretaria de Fazenda
Na sexta-feira (30), as agências da Secretaria de Fazenda e o atendimento telefônico pela central 156, opção 3, não vão funcionar. O atendimento virtual para dúvidas e solicitações estará disponível, mas as respostas serão dadas posteriormente. Emissões de segunda via para pagamento de impostos poderão ser feitas normalmente pelo site.
Segurança
As delegacias da Polícia Civil funcionarão em regime de plantão na sexta-feira (30). A Delegacia Eletrônica, as centrais de flagrante e o telefone 197 ficarão disponíveis 24 horas. As demais delegacias funcionam das 9 às 19 horas nos dias úteis, para atendimento ao público.
Metrô
Vai circular das 6 às 23 horas.
DFTrans
As linhas de ônibus vão operar conforme a tabela de sábado no feriado. As rotas com destino à Esplanada dos Ministérios, aos Setores de Autarquias Norte e Sul, aos campi das Escolas Técnicas federais e à UnB seguem a escala de dia útil. Os horários estão disponíveis no site do DFTrans.
Catetinho
Funcionamento normal no feriado, das 9 às 17 horas.
Jardim Botânico
Ficará aberto normalmente no feriado, das 9 às 17 horas. A entrada custa R$ 5 por pessoa. Crianças de até 12 anos, idosos (acima de 60 anos) e pessoas com deficiência não pagam ingresso. De terça a domingo, das 7 horas às 8h50, é permitida a entrada sem cobrança de ingresso somente a pedestres e ciclistas.
Jardim Zoológico
Abrirá normalmente no feriado, das 8h30 às 17 horas. O ingresso custa R$ 10. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes, idosos (acima de 60 anos), professores e beneficiários de programas sociais do governo pagam meia-entrada. Para crianças com até 5 anos de idade e pessoas com deficiência, o acesso é gratuito.
Memorial dos Povos Indígenas
Estará aberto normalmente, das 10 às 17 horas.
Museu Nacional
Funcionará normalmente, das 9 horas às 18h30.
Museu Vivo da Memória Candanga
Abre normalmente, das 9 às 17 horas.
Torre de TV
O monumento está fechado para manutenção.
Biblioteca Pública de Brasília
A biblioteca fica fechada na sexta-feira (30).
Biblioteca Nacional de Brasília
Estará fechada no feriado. Funcionará normalmente no sábado (1º) e no domingo (2), das 8 às 14 horas.
Casa do Cantador
O espaço fica fechado na sexta-feira (30).
Centro Cultural Três Poderes
Abrirá das 9 às 18 horas.
Cine Brasília
Funcionará normalmente. O cinema abriga até 4 de dezembro o Lobo Fest — Festival Internacional de Filmes.