Número de homicídios no Distrito Federal tem queda de 13,6% em relação ao ano passado
Crimes letais e contra o patrimônio seguem em queda no Distrito Federal. De janeiro a outubro, o número de homicídios sofreu redução de 13,6% em relação ao mesmo período de 2014. Foram 573 casos nos primeiros dez meses do ano passado ante 495 em 2015. Isolado, porém, o índice de outubro sofreu acréscimo de cinco assassinatos. O número de homicídios foi de 50 para 55.
Os dados foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, na manhã desta terça-feira (17), na Subsecretaria de Integração de Operações de Segurança Pública. A titular interina da pasta, Isabel Figueiredo, diz que os números confirmam a tendência de redução nos assassinatos e reforçam a política do programa Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida.
“As variações deste mês [outubro] são pequenas e não mudam a tendência de queda do ano. Temos identificado dois fatores do programa que contribuem diretamente para essa redução em 2015: o trabalho coletivo das forças de segurança e o aprimoramento da Polícia Civil nas investigações”, explica.
A secretária chama a atenção para o aumento das apreensões de armas de fogo, que subiram 22% em relação a outubro passado. “É fundamental para a diminuição de outros crimes em médio prazo.”
Crimes contra o patrimônio
Juntos, também apresentaram queda os cinco crimes contra o patrimônio considerados prioritários pelo programa Viva Brasília — roubos a transeunte, de veículo, em transporte coletivo e em comércio e furto em veículo. Nos dez primeiros meses de 2015, a redução foi de 17,3%. Na comparação dos meses de outubro, o número caiu 8,8%. Somados, esses delitos representaram 42.515 registros neste ano. Até outubro de 2014, esses casos já chegavam a 51.427.
Os casos de furtos em veículos, por exemplo, sofreram redução de 36,6%: de 1.344 registros, em outubro de 2014, para 852 agora. No caso de roubos de veículos, a diminuição chegou a 15,9%, com queda de 515 para 433, no mesmo período.
O número de roubos em transporte coletivo, apesar de menor do que nos dez primeiros meses do ano passado (69 ocorrências a menos), aumentou na comparação dos meses de outubro. Foram 121 casos a mais. Na avaliação da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, o desfalque no policiamento rotineiro, deslocado para atuar em manifestações e em greves no mês passado, prejudicou a produtividade e o combate a ocorrências que exigem operações dirigidas, como os roubos em transporte coletivo. Em outubro, ocorreram 93 manifestações, protestos, bloqueios de vias e eventos — apenas 11 programados — e foram empregados 4.230 policiais militares nessas ocasiões.
Pesquisa
Pelo décimo mês seguido, o registro de estupros caiu. Em outubro de 2014, foram 66 casos. Agora, 54. A preocupação não é menor, uma vez que esse tipo de crime é um dos que costumam não ser registrados pelas vítimas. Para verificar a taxa de crimes não informados ao Estado e planejar políticas públicas mais eficazes, ela destaca a primeira Pesquisa Distrital de Segurança do Distrito Federal, do programa Viva Brasília.
Os 50 entrevistadores — uniformizados com camiseta branca que estampa o nome da pesquisa — já começaram a percorrer as 31 regiões administrativas. O trabalho vai até 16 de dezembro. As informações da pesquisa, um questionário de 45 minutos, são sigilosas.
Acesse a apresentação sobre os dados de outubro.
Amanda Martimon, da Agência Brasília
Segunda-feira, 30 de dezembro
Semana começa com 278 oportunidades de emprego no Distrito Federal
As agências do trabalhador do DF estão com 278 oportunidades de emprego disponíveis nesta segunda-feira (30). O maior salário é de R$ 4.854,64, encontrado em uma vaga para supervisor de manutenção eletromecânica industrial, comercial e predial no Lago Sul. Há exigência de experiência e ensino médio completo.
Destaque também para as remunerações ofertadas em uma vaga para motofretista (R$ 2.600) no Guará, duas para marceneiro (R$ 2.300) no Gama, duas para bombeiro hidráulico (R$ 2.080) em Samambaia Sul, três para técnico de rede (R$ 2.080,89) na Zona Industrial, 20 para padeiro (R$ 2.079) em Ceilândia, em duas para cozinheiro geral (R$ 2.000) em Taguatinga, e duas para recepcionista (R$ 2.000) no Núcleo Bandeirante.
Todas as chances contam com benefícios, além da remuneração. Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo Sine Fácil ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das vagas do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.
Empregadores que desejam ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo aplicativo do Sine Fácil. Também é possível solicitar atendimento pelo e-mail [email protected]. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF).
Agilidade e eficiência
Na Hora registrou mais de 2,6 milhões de atendimentos à população em 2024
Mais agilidade e eficiência na prestação de atendimentos públicos à população do Distrito Federal. Esta é a marca celebrada em 2024 pelo Na Hora, órgão gerido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), que realizou 2.628.293 atendimentos de janeiro a dezembro – sendo, em média, 7.200 por dia.
O número representa um acréscimo de 250 mil atendimentos em relação ao mesmo período de 2023 (+10,5%). A maioria dos serviços foram disponibilizados presencialmente nas oito unidades do órgão, com o tempo médio de espera de 8 minutos e 59 segundos – ante 9 minutos e 05 segundos do ano passado. Além disso, o índice de satisfação identificado nos terminais de avaliação manteve-se acima de 99%.
As unidades do Na Hora estão localizadas em Ceilândia, na Rodoviária do Plano Piloto, em Taguatinga, no Gama, no Riacho Fundo, em Sobradinho, em Brazlândia e no Setor Comercial Sul (unidade de perícias). Juntos, os espaços (unidades do NH) contabilizam 2.591.881 atendimentos – 98% do total ocorrido de janeiro a dezembro deste ano.
Outros 36.412 atendimentos foram realizados pela carreta Na Hora Mais Perto do Cidadão, serviço itinerante do órgão que percorreu esse ano mais de 30 regiões administrativas. Também disponível à população para orientações e agendamentos, a Central 156, opção 8, foi responsável em 2024 por 43.660 consultas.
O aposentado Ronildo Leonel, 70 anos, foi um dos usuários do Na Hora este ano que ficou surpreso com a praticidade e agilidade do atendimento. Ele aproveitou que a carreta do órgão estacionou dois dias próximo a sua casa, em Santa Maria, para resolver todas as suas pendências com o Detran. “Puxei todos os documentos e resolvi todas os meus problemas de maneira rápida, acessível e com um ótimo atendimento. Este serviço facilitou muito a minha vida”, comemorou.
Criada em 2021, a unidade móvel do Na Hora conta com 14 guichês de atendimento, um ponto de autoatendimento, porta com elevador de acessibilidade, banheiro e copa para uso dos servidores, uma sala de TI, gerador com autonomia de 6h, ar-condicionado em toda a unidade, além de mobiliários e equipamentos modernos, para atender à população com qualidade e eficiência.
As unidades e carreta do Na Hora reúnem representantes de diversos órgãos públicos, como Caesb, Polícia Civil, Detran, INSS, Neoenergia e Tribunal Regional Eleitoral. Desde a sua criação, inicialmente intitulado como Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão, mais de 44 milhões de atendimentos foram realizados.
Atendimento de qualidade e sem fila
Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, os números de atendimentos do Na Hora em 2024 mostram o empenho e compromisso da pasta com os cidadãos do DF. “Nosso maior desafio não é fazer entregas de políticas públicas, mas sim fazer com que essas políticas cheguem à população. E esses mais de 2,6 milhões de atendimentos confirmam que este trabalho está sendo bem-sucedido”, destacou.
O tempo de espera foi o que mais surpreendeu o estudante Isaías Gomes, 23 anos, que junto a sua avó, Jacira Gomes, 64 anos, procuraram a unidade da rodoviária para tirar a segunda via da sua carteira de identidade e negociar dívidas de contas em atraso com a Neoenergia. “Nos preparamos para passar uma tarde, mas resolvemos todas nossas solicitações em pouco mais de meia hora. Nem fila enfrentamos e ainda saímos satisfeitos por sermos devidamente atendidos. O Na Hora, realmente, facilitou a nossa vida”, exaltou.
Unidades fixas de atendimento do Na Hora
- Rodoviária do Plano Piloto
Plataforma inferior, próximo ao Metrô-DF - Taguatinga
Avenida Comercial, QS 3, Lote 11, lojas 4 a 8 – Pistão Sul/Águas Claras - Ceilândia
Piso superior do Shopping Popular de Ceilândia – QNM 11, Área Especial, Ceilândia Sul - Sobradinho
Quadra 6, Área Especial 8 - Gama
Gama Shopping: AE 1, EQ 55/56, Setor Central - Riacho Fundo
Shopping Riacho Mall – QN 7, AE 1 - Brazlândia
Área 4, Lote 3, Setor Tradicional - Perícia Médica Federal
Setor Comercial Sul, Quadra 4, Ed. Luiz Carlos Botelho – Asa Sul
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