Nova sede do Centro de Juventude de Ceilândia será inaugurada nesta terça, dia 15

Cidades

Nova sede do Centro de Juventude de Ceilândia será inaugurada nesta terça, dia 15

em

Será inaugurada nesta terça-feira (15) a nova sede do Centro de Juventude de Ceilândia. O espaço funcionará no prédio do Conselho Tutelar e do Centro Cultural, na QNN 13. Ao lado também está a Biblioteca Pública da região. Por estar no mesmo ambiente dos outros equipamentos públicos, não houve gastos com a transferência. Com a mudança, a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude espera ampliar, em 2016, o atendimento a jovens da comunidade e o desenvolvimento de atividades como oficinas de lutas, fotografia e informática.

De acordo com a subsecretária da Juventude, Aline Bezerra, responsável pelo gerenciamento dos centros de juventude na capital, os 75 jovens atendidos em Ceilândia são conduzidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e têm idade entre 15 e 18 anos. “Pretendemos atender no ano que vem pessoas de 15 a 29 anos, por encaminhamento da rede de serviços sociais e por demanda espontânea.”

O secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio Araújo, acredita que o novo endereço vai estimular os jovens da comunidade a participar das atividades. “Precisamos colocar os serviços públicos integrados, para que o interesse não tenha que se deslocar tanto. Ainda há, nas proximidades, a Unidade de Atendimento em Meio Aberto (Uama).” O Centro de Juventude da região ficava na QL 14 do Setor de Indústrias de Ceilândia Norte.

Atendimento
Além de Ceilândia, Brasília conta com o Centro de Juventude da Estrutural, também com capacidade para atender 75 jovens. A partir de 2016, serão construídas mais quatro unidades: outra em Ceilândia, uma em Samambaia, uma em São Sebastião e uma em Sobradinho. A previsão é que sejam gastos R$ 10 milhões nas obras, com verba do Fundo de Desenvolvimento Urbano do DF.

Os centros são espaços de convivência para estimular a inclusão social dos jovens, por meio do acesso à assistência social, à cultura, ao esporte, ao lazer e à qualificação profissional e educacional. São prestados serviços de acompanhamento psicossocial individual e familiar. Existem ainda oficinas de dança, fotografia, informática, lutas marciais, música e reforço escolar, entre outras. Elas ocorrem três vezes por semana, três horas por dia.

Inauguração da nova sede do Centro de Juventude de Ceilândia
Terça-feira, 15 de dezembro, às 14 horas
Na QNN 13, Conjunto P, Módulo B, Área Especial, Ceilândia Norte

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile