Cidades

Não caia no conto do vigário. Cuidado com boleto do IPTU e IPVA

em

Nesta época do ano, em que começam a vencer os boletos referentes ao IPTU e ao IPVA, o Banco de Brasília divulgou um comunicado nesta quinta-feira, 18, alertando seus clientes e usuários sobre os cuidados que devem ser tomados com para evitar fraudes nos boletos bancários.

Primeiramente, diz o BRB, vale destacar que é importante manter os antivírus originais instalados e atualizados no computador utilizado para acesso aos serviços bancários; utilizar somente equipamentos confiáveis; não utilizar telefones de estranhos ou que não se conheça a origem para efetuar transações bancárias; informar imediatamente o banco, em casos de roubo ou furto de telefone; e evitar realizar transações bancárias em redes wifi desconhecidas ou em locais públicos.

No caso específico dos boletos de IPTU e IPVA, o banco alerta que por se tratar de um documento de arrecadação, a linha digitável começará sempre com o número 8. Além disso, outra maneira de prevenir fraude em boletos, neste caso, é inserir o número do Renavam/Número de inscrição diretamente no terminal de autoatendimento do BRB, no momento do pagamento do valor referente ao IPVA e ao IPTU, respectivamente.

Erros de português – “Destacamos que o BRB não envia nenhum documento para pagamento por e-mail e que dispõe dos seguintes canais para liquidação desses boletos: agências e postos de atendimento do BRB, unidades do BRB Conveniência, Banknet, terminais de autoatendimento, BRB Mobile e Telebanco. Sugerimos aos usuários, ainda, que fiquem atentos às informações presentes nos boletos, pois a maioria dos que são fraudados apresentam inconsistências visíveis a olho nu, como erros de português”, afirma a diretora de Gestão de Pessoas e Administração do BRB, Cristiane Bukowitz.

Outro fato a ser destacado, ainda de acordo com o Banco de Brasília, é que a Secretaria de Fazenda também não envia notificações ou Documento de Arrecadação (DAR) aos contribuintes por e-mail, ou por meio de aplicativos para smartphones e das redes sociais.

Assim, quando o contribuinte tiver alguma dúvida sobre a cobrança, a orientação é consultar o valor do débito diretamente pelo portal www.fazenda.df.gov.br. Neste endereço, é possível imprimir a 2ª via atualizada para pagamento, caso o boleto não tenha sido entregue na residência do contribuinte ou no endereço cadastrado junto ao órgão. No entanto, após a impressão, o contribuinte deve certificar-se de que o código de barras impresso corresponde ao apresentado na tela do computador, sempre iniciando com o número 8.

Existem, ainda, outros canais de consulta, como as agências da Receita do DF(http://goo.gl/Os2a66); os postos do Na Hora Cidadão; a Central Telefônica 156, opção 03; e o Atendimento Virtual (http://goo.gl/gb5khU).

Lembramos que o vencimento do IPVA de 2016 começará em 14/03 e o IPTU em 13/06, ambos para as placas de finais e números de inscrição 1 e 2 (1ª parcela ou cota única), respectivamente. O pagamento pode ser feito nos bancos e lojas do BRB Conveniência. O calendário completo está disponível no endereço http://goo.gl/bxL1wT.

Veja a seguir outras dicas aos usuários e clientes do banco:

1. Troque, periodicamente, sua senha de acesso ao Banknet e utilize sempre senhas de bloqueio de uso do seu smartphone.

2. Não acesse o site do Banco ou da Secretaria de Fazenda do GDF redirecionado por sites de pesquisa. Sempre acesse diretamente pelos endereços www.brb.com.br e www.fazenda.df.gov.br.

3. Se o caixa eletrônico ou equipamento do Banco estiver inoperante, não aceite oferta de estranhos de passar seu cartão em terminal avulso, mesmo que se apresentem como funcionários do banco. Fraudadores têm utilizado esse golpe para clonar (copiar os dados) cartões e obter senhas.

4. Cada banco possui um código identificador próprio, que são os três primeiros dígitos do código de barras. O BRB, por exemplo, é o 070. Logo, um boleto emitido com o logo do BRB também começará com 070.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile