Secretaria de Justiça e Cidadania
Na Hora completa 21 anos com mais de 40 milhões de atendimentos
Nascido como Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão, o Na Hora, gerido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), completa 21 anos nesta terça (20) com motivos para comemorar: são 42 milhões de atendimentos contabilizados ao longo desse tempo. A escolha do nome do órgão é acertada: eficiência e rapidez são a tônica dos serviços oferecidos.
Em um único local, a população encontra representantes de vários órgãos públicos que ofertam serviços de cidadania. Atualmente, há oito unidades espalhadas pelo DF que funcionam em locais de grande circulação e de fácil acesso, reunindo 26 órgãos parceiros.
“As unidades do Na Hora buscam esse resgate da cidadania e a inserção social a partir da disponibilização dos serviços em locais acessíveis à população; é um atendimento de alto padrão de qualidade que desburocratiza os canais de comunicação entre o Estado e o cidadão”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Unidade móvel
Para aprimorar esse atendimento, a Sejus, no ano passado, criou o Na Hora Mais Perto do Cidadão, programa por meio do qual uma unidade móvel da secretaria percorre diversos pontos do DF ofertando serviços à população. De fevereiro de 2022 até maio de 2023, já foram realizados 20.807 atendimentos itinerantes.
São serviços da Caesb, Codhab, Detran, Neoenergia e INSS, entre outros órgãos que vão aonde estiver o cidadão. “A carreta do Na Hora é um projeto inovador que proporciona atendimento de qualidade”, ressalta o subsecretário de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão, Rodrigo Barbosa. “Também facilita a vida das pessoas que têm dificuldade de locomoção e favorece a melhoria das condições sociais, econômicas e de acesso a serviços”.
Outras ações
Também desenvolvido pela Sejus, o projeto Na Hora Cidades funciona para descentralizar os serviços de autoatendimento nas administrações regionais de São Sebastião, Planaltina, SCIA/Estrutural e Recanto das Emas.
O Alô Na Hora, por sua vez, é mais um canal de agendamento para os serviços presenciais, que pode ser acionado pela Central de Atendimento ao Cidadão do Distrito Federal – Central 156, opção 8. De janeiro de 2022 até agora, já foram registradas 54.970 ligações.
O objetivo é facilitar a disseminação de informações e o acesso aos serviços disponibilizados pelos órgãos parceiros, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade que não têm acesso à tecnologia ou possuem dificuldade de se deslocar até uma das unidades para agendamento presencial.
Atualizado em 20/06/2023 – 21:26.
Secretaria de Justiça e Cidadania
Carreta do Na Hora estará em Samambaia nesta sexta (22) e sábado (23)
Dois dias de atendimento de serviços prestados por órgãos públicos estarão disponíveis para a comunidade na Unidade Móvel do Na Hora em Samambaia. A carreta estará nesta sexta-feira (22), das 9h às 16h, e no sábado (23), das 9h às 12h, em frente à administração regional da cidade.
A unidade móvel oferece à população serviços do BRB, Caesb, Codhab, Detran-DF, INSS, Neoenergia, Procon-DF, Receita Federal, entre outros. O Na Hora é vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF).
“Essa é a grande oportunidade de a comunidade local resolver as suas pendências ao lado de casa. A Carreta do Na Hora concentra os serviços prestados por órgãos públicos aos cidadãos e isso desburocratiza os serviços. E a Sejus trabalha para isso: facilitar a vida da população do DF. O Na Hora traz agilidade e conforto e prioriza a cidadania”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Lançada em fevereiro de 2022, a unidade móvel do Na Hora já promoveu 34.452 atendimentos à população. Também chamada de Carreta do Na Hora ou Na Hora Móvel, a iniciativa busca facilitar o acesso do cidadão, especialmente daqueles que vivem nas regiões mais distantes e vulneráveis do Distrito Federal, aos serviços de órgãos parceiros.
Atualizado em 21/11/2024 – 14:42.
Nesta sexta (22) e sábado (23)
Terceira edição do Dia do Cidadão chega à Rodoviária do Plano Piloto
Em comemoração ao Dia do Cidadão, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promove atividades nesta sexta-feira (22) e no sábado (23), com o tema Novembro Azul, campanha voltada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa, que está na terceira edição, ocorre na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, das 9h às 16h.
O objetivo é atender homens em situação de risco e vulnerabilidade social, especialmente os desempregados, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para reconhecimento da paternidade voluntária. A DPDF também ofertará sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade. Uma das unidades móveis de atendimento itinerante estará no local para dar apoio.
“O Dia do Cidadão promove a integração social ao facilitar o acesso à Justiça e oferecer atendimentos que garantem os direitos básicos da população em situação de vulnerabilidade”, resume o defensor público-geral, Celestino Chupel.
Coordenador da ação, Celso Murilo de Britto lembra que a iniciativa também contribui para a redução do número de processos em tramitação no Judiciário. “Vários casos podem ser resolvidos de forma extrajudicial, por meio da mediação e da conciliação”, aponta. “Da mesma forma, oferecemos o reconhecimento voluntário de paternidade durante o evento”.
Desempregado, o podador de árvores Marco Andrade Araújo, morador do Arapoanga, em Planaltina, esteve na segunda edição do Dia do Cidadão. “Com essa ajuda, os desempregados ganham força para buscar uma vida melhor e mais digna, com mais oportunidades de sustento”, afirma. “É uma forma concreta de inclusão social e de garantir que todos tenham uma chance justa de recomeçar”.
Serviços oferecidos
A ação contará com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), que levará os serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com vagas de emprego, cesta do trabalhador, CTPS Digital e orientações sobre os cursos ofertados pela pasta, o programa Prospera (microcrédito) e seguro-desemprego.
Ainda no campo de trabalho, o Instituto Fecomércio-DF oferecerá oportunidades de inscrição em cursos gratuitos profissionalizantes e materiais informativos. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-DF) oferecerá serviços de orientação do trabalhador, apoio ao trabalhador desempregado e expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) também participa, disponibilizando 30 senhas para o atendimento da população. Por sua vez, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) levará serviços do Na Hora. Por fim, haverá ainda corte de cabelo e barba.
Atualizado em 21/11/2024 – 13:45.
-
Acumulou
Mega-Sena 2798 pode pagar prêmio de R$ 14,5 milhões nesta terça-feira (19)
-
Agricultura familiar
Programas fortalecem pequenos produtores e a segurança alimentar
-
Empreendedorismo feminino
Mulher de Negócios: quem é Renata Teles, empresária premiada pelo Sebrae
-
Veja como regularizar
IPVA e IPTU 2024: cerca de 13% dos contribuintes do DF ainda estão em débito
-
Cães e gatos
Royal Canin lança guia de procedimentos neonatais e pediátricos para pets
-
Novembro Azul
Urologistas reforçam a importância da prevenção ao câncer de próstata
-
14 de novembro
Dia Mundial do Diabetes: especialistas dão dicas para prevenir a doença
-
Segunda, 18 de novembro
Semana começa com 798 oportunidades de emprego no Distrito Federal