Cidades
Na CLDF, agentes penitenciários aprovados em concurso cobram nomeação
A sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta terça-feira (3) teve como destaque o apoio de distritais aos agentes penitenciários aprovados em concurso público, que lutam por suas nomeações. Um grupo de agentes penitenciários aprovados no concurso de abril do ano passado ocupou a galeria do plenário para pedir apoio dos distritais a fim de que sejam nomeados 900 agentes, conforme havia sido anunciado anteriormente pelo GDF, e não os 500 anunciados depois pelo governo.
O deputado Wellington Luiz (PMDB) ocupou o púlpito do plenário para declarar seu apoio aos aprovados. Wellington Luiz disse não entender a demora do GDF em nomear os agentes “que já comprovaram estar aptos por meio de provas e exigências previstas no certame” e citou a precariedade da segurança pública em Brasília, principalmente, na penitenciaria do DF. “Se o governo não tiver coerência e tomar uma atitude urgente para nomear os aprovados, a massa carcerária vai tomar conta do presidio” alertou o parlamentar.
O deputado Rodrigo Delmasso (PTN) também afirmou não entender o porquê do concurso estar sendo travado pelo governo do Distrito Federal. “Queremos celeridade para as nomeações, que estão absurdamente atrasadas. O atual quadro de agentes não supre as necessidades do sistema”, comentou o parlamentar.