Missa de Corpus Christi reúne 20 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios

Cidades

Missa de Corpus Christi reúne 20 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios

em

Presidida pelo arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha, a missa de Corpus Christi levou 20 mil pessoas à Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira (26), segundo a Polícia Militar. Do clero local, havia mais de 140 representantes, entre padres e bispos. A organização da solenidade, com o objetivo de manifestar publicamente a fé dos católicos na Eucaristia, começou no início do ano.

Acompanhado da esposa, Márcia, e da mãe, Teresa, o governador Rodrigo Rollemberg participou da cerimônia, que teve início às 17 horas, seguida de procissão. “É uma festa linda, tradicional, que a cada ano reúne mais pessoas”, destacou o chefe do Executivo. Antes da celebração, os fiéis puderam se confessar. Vinte padres ficaram à disposição para ministrar o sacramento da Reconciliação.

Deram suporte ao evento, além da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), a Agência de Fiscalização (Agefis) e a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb).

Pela manhã, desde as 7 horas, 500 jovens de movimentos da Arquidiocese de Brasília confeccionaram o tapete por onde começou a procissão do Santíssimo Sacramento. Serragem, areia e palha de arroz coloridos com tinta deram forma à peça de 120 metros de comprimento, dividida em imagens de 20 metros quadrados cada uma relacionadas à Eucaristia.

Origem secular

A tradição que recorda a instituição da Eucaristia — o corpo e o sangue de Cristo — surgiu no século 13, na Diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon. A religiosa afirmava receber visões nas quais o próprio Jesus pedia uma festa anual em honra a esse sacramento. A solenidade ocorre 60 dias depois da Páscoa.

Em Brasília, a celebração existe desde 1961, quando era realizada na Paróquia Santo Antônio, na 911 Sul. De lá, seguia para a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, entre as Quadras 307 e 308 Sul. Em 1978, mudou para a Esplanada dos Ministérios, com a montagem do tapete.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile