Curta nossa página

Novos saberes

Método incentiva a independência das crianças por meio da educação

Publicado

Crianças aprendem a partir do método Montessori
Foto/Imagem: Acervo da escola


As crianças têm uma capacidade natural de aprender e quando oferecemos os meios adequados para o desenvolvimento e evolução delas, levando em conta o seu estado emocional e psicológico, ela alcança o equilíbrio interior, tornando-se mais concentrada, generosa, feliz, com iniciativa e independência.

É de suma importância que o ambiente fale com ela, para que se sintam livres, facilitando, assim, a descoberta de novos saberes. E, por trás delas, nesse processo educativo, é fundamental ter um adulto que saiba interagir de forma assertiva, oferecendo os meios necessários para que ela se sinta satisfeita e a vontade para aprender de maneira autônoma.

A ideia é que a criança compreenda todo o mundo ao seu redor, ao explorar, pesquisar e investigar. Por isso, deve ter liberdade para aprender, independentemente de quantas vezes ela precise repetir o exercício ou tarefa. O método Montessori, por exemplo, promove o ambiente e os materiais adequados para o desenvolvimento natural da criança, dando a ela a chance de perceber seus próprios erros. Assim, poderá se desenvolver por meio dos seus próprios esforços e no seu ritmo.

Vale destacar que a metodologia Montessori tem como princípios básicos: o desenvolvimento da independência e da autoconfiança; o estímulo à criatividade; o desenvolvimento da coordenação motora e habilidades cognitivas; auxilia na habilidade de resolução de problemas e conflitos; promove a boa autoestima; aumenta a sensibilidade; desenvolve um bom senso de comunidade e compartilhamento, promovendo a paz e autonomia consciente. Segundo a pedagoga Carminha Cavallini – que é diretora da Casa Montessori DF e da La Casa Dei Bambini e especialista no assunto – a alfabetização em Montessori acontece de acordo com o interesse da criança.

“No caso, são valorizados os períodos sensíveis, de 0 a 6 anos de idade. Ou seja, momentos em que a criança está especialmente receptiva a determinados aprendizados. Neste período, ela é impulsionada por uma força interior que naturalmente a leva a se interessar, compreender e desfrutar o que aprende, fazendo com que ela desenvolva a escrita e a leitura entre os 3 e 6 anos. E para facilitar a aquisição destas habilidades, são utilizados diversos jogos, recursos e atividades que acontecem em um longo processo que respeita o ritmo da criança”, enfatiza.

A jornalista Carolina Augusta Lima, de 41 anos, é casada e mãe de duas meninas: a Ana Cláudia, mais conhecida como Claudinha, de 5 anos; e da Manuela, a Manu, de 3 anos. Desde os 7 meses elas são educadas com o método Montessori. Tudo começou quando a Carol encerrou a primeira licença-maternidade, em julho de 2017. Sua maior preocupação, na época, era escolher uma creche que cuidasse bem da filha dela em tempo integral e com preço justo. Foi aí que ela conheceu uma creche perto da sua casa e, segundo ela, foi “amor à primeira vista”.

No início, ela conta que não se preocupou muito com a metodologia de ensino, afinal, a Ana Cláudia ainda era muito novinha. Mas aí, com o passar dos meses e dos anos, ela teve uma grata surpresa: o método Montessori deixou a filha dela muito mais ativa e esperta.

“São incríveis o desenvolvimento da coordenação motora fina e da fala e a autonomia para realizar tarefas simples como escovar os dentes, pentear o cabelo, vestir roupa e calçado, arrumar a mochila, guardar os brinquedos, compartilhar as coisas com a irmã. Tenho gratidão eterna por esta creche”, conta.

Para quem ainda não conhece, o método Montessori considera que todas as crianças têm a capacidade de aprender de forma espontânea, a partir das experiências que lhe são propostas no ambiente, respeitando sempre o tempo, personalidade e a liberdade individual de cada uma delas. Essa metodologia foi aplicada, inicialmente, nas escolas infantis da Itália e posteriormente se espalhou pelas instituições ao redor do mundo. E aqui, no Brasil, ela vem conquistando cada vez mais novos adeptos.

Quando foi em fevereiro de 2020, veio a Manuela. Um mês depois do seu nascimento, a pandemia. A creche, preocupada com as etapas de aprendizado das crianças, manteve o relacionamento enviando caixas de atividades semanais para que os pais pudessem realizar com os filhos, colaborando assim para a evolução educacional e até mesmo para o vínculo familiar. Em agosto de 2020, quando a Carolina retornou para o trabalho, não pensou duas vezes: matriculou a caçula na mesma creche. A Manu se desenvolveu super rápido também. A avó dela, a Angela Maria Lima, por exemplo, que é fonoaudióloga e lida com crianças das mais variadas dificuldades e faixas etárias, ficou maravilhada com esse tipo de ensino.

Vale destacar que o espaço de aprendizagem precisa estar preparado conforme as necessidades da criança. E o verdadeiro objetivo deste trabalho é fazer com que ela encontre seu equilíbrio natural. Finalmente, um adulto preparado deve estar envolvido no processo educativo, interagindo com a criança e confiando que ela pode agir sozinha, mas que a sua presença será sentida, caso necessária. É fundamental, também, observar as indicações de necessidades da criança, oferecendo os meios para que ela se sinta satisfeita e a vontade para aprender de maneira independente.

Segurança Pública

GDF autoriza a promoção de 287 policiais militares

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
policia militar do DF PMDF
Foto/Imagem: Andre Borges/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha autorizou nesta quinta-feira (19) a redução do interstício para promoção de 220 praças e 67 oficiais da Polícia Militar (PMDF). A medida poderá antecipar em até 50% o tempo que cada policial militar precisa cumprir no posto ou graduação antes de ser promovido. A assinatura ocorreu no gabinete do chefe do Executivo, com a presença do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, da comandante-geral da Polícia Militar, Ana Paula Habka, do secretário de Economia, Ney Ferraz, e do deputado distrital Hermeto.

“Com a assinatura desse ato que faz a quebra de interstício dos oficiais e praças da PMDF, a gente espera que, a partir do dia 26, todos os militares já estejam fazendo uso desse benefício, que nada mais é do que um justo e merecido apoio do nosso governo às forças policiais que tanto nos auxiliam na defesa da sociedade e da população do Distrito Federal”, defendeu o governador Ibaneis Rocha.

Desde 2019, a atual gestão nomeou cerca de 6 mil profissionais para as forças de segurança do DF. A promoção dos militares é um reconhecimento pelo trabalho que eleva a capital entre os melhores índices de segurança pública do país, conforme explica o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

“O governador, reconhecendo o trabalho feito pelas corporações, também está prestigiando a Polícia Militar, como fez há poucos dias com o Corpo de Bombeiros. É uma justa redução de interstício, atendendo a mais de 200 praças e 40 oficiais. Agora, esses militares terão uma progressão de carreira muito merecida e que, com certeza, vai servir para que trabalhem ainda mais estimulados e continuem produzindo excelentes resultados em prol da nossa população”, defendeu Sandro Avelar.

Ana Paula Habka ressalta que a redução do interstício é importante para os profissionais se sentirem valorizados: “Temos uma legislação interna ainda um pouco arcaica. Então, é importante a assinatura desse decreto para evitar que o militar fique muito tempo no mesmo posto sendo que há vagas para assumir. Esse é mais um reconhecimento do nosso policial do dia a dia, que agora não precisa mais ficar 10 anos ou mais para ser promovido”.

Essa foi a segunda assinatura para promoção de militares feita nesta semana. Na terça-feira (17), Ibaneis Rocha autorizou a redução de interstício a 674 bombeiros, sendo 200 oficiais e 474 praças. Com essa promoção, o GDF superou a marca de 2,8 mil bombeiros beneficiados em 2024, a maior feita em um mesmo ano.

CONTINUAR LENDO

Mercado

Banco BRB e BRM Asset: parceria para o mercado imobiliário brasileiro

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
BRB - nova sede Banco de Brasília
Foto/Imagem: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O Banco BRB e a BRM Asset anunciam parceria estratégica para atuação no mercado imobiliário em todo o País. A colaboração permitirá alocar até R$ 1 bilhão em diferentes estratégias de investimentos, entre elas, desenvolvimento, crédito e permuta imobiliária.

Para o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, esse acordo reforça a visão do Banco BRB em transformar a experiência urbana no Brasil, impulsionando a criação de empreendimentos imobiliários únicos que vão ao encontro do crescimento sustentável e da valorização das regiões onde estão inseridos.

“O Banco BRB tem como propósito oferecer experiências únicas e ser protagonista na vida de seus clientes. Esta parceria com a BRM Asset é um reflexo da nossa visão de banco completo e inovador, que vai além das soluções financeiras para fomentar o desenvolvimento das cidades e elevar a qualidade de vida das comunidades. Estamos confiantes de que estamos no caminho certo para gerar impacto positivo”, afirma Paulo Henrique Costa.

Pedro Fernandes , CEO da BRM Asset, destacou o compromisso da BRM em liderar iniciativas que promovem mudanças positivas para a sociedade.

“A BRM Asset tem o propósito de acelerar o desenvolvimento do mercado imobiliário, e a parceria com o Banco BRB é um marco nessa jornada. Estamos empenhados em acelerar os projetos de empreendedores imobiliários locais e apoiá-los com soluções financeiras e imobiliárias a desenvolver empreendimentos que representem uma oportunidade de investimento e um avanço real na forma como pensamos e vivemos o ambiente urbano. O acordo é a prova do potencial transformador do investimento em soluções que considerem, acima de tudo, a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas”, afirma Pedro Fernandes.

Entre as atividades previstas com a parceria, estão análises e avaliações de ativos imobiliários; gestão de carteira de investimentos imobiliários, incluindo monitoramento e implementação de estratégias; identificação e mitigação de riscos relacionados ao mercado; além de atuação conjunta para prospecção de negócios.

O acordo também prevê entregas como a disponibilização de linhas diferenciadas de crédito imobiliário; desenvolvimento de loteamentos residenciais e de incorporações voltadas para programas governamentais de habitações populares.

Sobre o Banco BRB

O Banco BRB é uma instituição financeira que se destaca por seu foco em oferecer soluções completas e inovadoras, gerando experiências únicas para os clientes. Com operações em diversas frentes, o banco está comprometido em impulsionar o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atua, fomentando o crescimento sustentável, e criando valor toda a comunidade. Eleito três vezes o banco de varejo mais inovador do País, pela revista International Banker, o BRB tem, atualmente, mais de 8,1 milhões de clientes e presença em 95% de todo o território nacional.

Sobre a BRM Asset

A BRM Asset é uma gestora de recursos independente especializada em ativos imobiliários. Formada por um time de com histórico de mais de 300 empreendimentos e mais de 40 anos de experiência na gestão de ativos imobiliários, a gestora origina, estrutura e gere investimentos em desenvolvimento e crédito, majoritariamente imobiliário, em diferentes estratégias de investimentos no Brasil e Estados Unidos, dentre elas, desenvolvimento residencial, crédito imobiliário, renda urbana e infraestrutura.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense