Brasil
Mercado financeiro: altos e baixos durante a crise da pandemia do coronavírus
Com a pandemia, diversas áreas sofreram alterações, em decorrência do ano atípico de 2020. As empresas de eventos tiveram impactos, certas vezes, irreversíveis, empresas de computadores deslancharam, o profissional de TI foi supervalorizado, e não para por aí, praticamente todos os segmentos de trabalho tiveram mudanças, e com o mercado financeiro não foi diferente, é claro. A bolsa sofreu oscilações, ações que poderiam ter lucros incríveis despencaram, e as que ninguém esperava aumentos tiveram crescimentos estratosféricos, determinando o impacto no mercado financeiro.
Para quem lida com mercado financeiro, é imprescindível estar atento para as tendências que estão por vir, principalmente na questão de quais segmentos fixarão lucro ou prejuízo. Para isso, no artigo de hoje detalharemos quais as áreas sofreram mudanças no último ano, se tem dúvida quanto a isso, continue lendo que esse artigo é para você.
Impactos no mercado financeiro
Diversas indústrias tiveram crises durante o ano de 2020, no mundo todo. Shows, eventos, teatros, cinemas, todos esses tiveram baixos rendimentos com a crise do coronavírus. Por outro lado, houve também alavancagens em outras áreas, como, por exemplo, a farmacêutica, as empresas que estão ligadas com a produção da vacina tiveram lucros milionários.
Para comércios a história não foi diferente, a inadimplência de compras bateu recorde e a concorrência online aumentou, caracterizando mais ofertas e menos vendas. A disputa na bolsa de valores sofreu certa queda também, já que o número de usuários dos bancos digitais aumentou nesse período e os grandes bancos deixaram de ser majoritários no segmento.
Outro ponto a ser destacado é a carência pública por vacinação. Todos os segmentos esperam ansiosamente pela vacina, ainda mais que a crise deixou grandes sequelas, a vacina vem como salvadora para o momento. Os governos estão dispostos a investir muito dinheiro nas empresas que conseguirem entregar doses rapidamente, portanto, essas terão um aumento de valor absurdo.
Setores carentes e estimulados
Entretanto nem tudo são flores, algumas seguirão em baixa mesmo após a vacinação começar pelo mundo a fora, como os eventos, por exemplo. Mesmo após a imunização, a população precisará seguir os protocolos de isolamento, deixando uma carência enorme, deixando um negativo impacto no mercado financeiro e aplicações para essa área.
De certa forma, precisamos deixar evidente que outras áreas terão uma ascensão gigantesca, como o turismo. Quase um ano de baixa nas ações, as pessoas ansiosas para visitar outros lugares, e um estímulo governamental para crescer novamente o segmento, com certeza as ações nesse ponto terão um positivo impacto no mercado financeiro.
Conclusões
Visto isso, chegamos à conclusão que toda crise impacta muito a economia de todos os países, e não seria diferente em 2021. Para os investidores, cabe analisar bem quais áreas e quais empresas vale a pena investir. E para os empreendedores, atentar-se aos prazos de reabertura para não realizar estratégias de divulgação e outros empreendimentos desnecessários. A informação novamente tem um papel decisivo para determinar quem terá sucesso e quem terá fracasso diante de uma crise mundial.