Brasil
Massa de ar frio derruba temperatura em SP e Bauru registra 3°C nesta 2ª
Nesta segunda-feira (19), Bauru, interior de São Paulo, registrou a menor temperatura do ano quando os termômetros do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Unesp marcaram 3°C às 7h05.
Segundo o meteorologista José Carlos Figueiredo, do IPMet, a massa de ar frio que provoca a queda das temperaturas que começou a ser sentido no fim da tarde desse domingo (18), conseguiu passar pela Cordilheira dos Andes, atingiu a Argentina no sábado (17) e o Rio Grande do Sul nesse domingo, quando começou a altear as condições no interior paulista.
“Essas alterações já começaram a aparecer no domingo pelo tamanho da massa de ar frio e pela sua proximidade com o estado de São Paulo”, explica Figueiredo.
Segundo o especialista, as temperaturas que caíram bastante nesta manhã, terão seu pico de mínimas nesta terça-feira (20).
Apesar do frio, as alterações não devem mexer com o regime de chuvas, outro fator que preocupa várias cidades da região, como Bauru, onde não chove há 26 dias. Já com relação a geadas, elas podem acontecer nesta terça-feira (20).
“Essas alterações devem mexer apenas com a temperatura, pois até o próximo dia 25 não há nos radares sinais de chuva para a região de Bauru”, diz o meteorologista do IPMet.
Na frente fria que atingiu o centro-oeste paulista no fim de junho, cidades da região registraram as temperaturas mais baixas do ano na manhã do dia 30.
Em Assis, os termômetros marcaram -1°C às 7h, segundo dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro).
Em Pedrinhas Paulista, Santa Cruz do Rio Pardo e Tarumã, a temperatura ficou na casa do 0°C. Houve registro de geada, principalmente na zona rural. Em Ourinhos, a temperatura chegou a 1,1°C às 8h.