Cidades
Mais de 4,3 mil luminárias são trocadas no Distrito Federal
Mais de 4,3 mil luminárias foram trocadas no Distrito Federal na primeira etapa do programa Ilumina Mais Brasília — iniciado em março deste ano. O valor investido, até agora, soma R$ 15.929.658,84.
Com a instalação de lâmpadas de LED no lugar das convencionais, do tipo vapor de sódio, há uma economia de até 60%. Além disso, a vida útil dos novos modelos é de 60 mil horas (cerca de 12 anos), o dobro.
Outra vantagem é que elas têm acendimento instantâneo, enquanto as lâmpadas de vapor de sódio levam até 15 minutos para acender.
Nas de LED — que são recicláveis — ainda é possível variar a intensidade de luz e direcionar a iluminação, enquanto na convencional há desperdício, pois esse tipo irradia a claridade em 360 graus.
Com mais visibilidade e modernização do sistema de iluminação pública, a proposta é dar mais segurança a pedestres e motoristas.
Ao todo, na primeira etapa do programa, serão 8.342 trocas. Assim, além das já instaladas, 4.021 estão em processo de execução.
Já receberam a substituição, por exemplo, o Eixão, o Buraco do Tatu e vias do Sol Nascente, em Ceilândia. A troca está em andamento na Avenida Elmo Serejo, em Taguatinga; na Estrutural; na Avenida Central do Núcleo Bandeirante; e em outras localidades.
Na primeira etapa, o investimento total será de R$ 29,3 milhões, provenientes da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), e 110 quilômetros de vias do DF terão as luminárias de vapor de sódio substituídas pelas de LED.
A estimativa é que as alterações beneficiem 2 milhões de pessoas. Com a medida, o governo de Brasília espera ter uma redução do consumo de energia de mais de 39%.
O objetivo do Ilumina Mais Brasília é que todas as regiões administrativas sejam contempladas. Os critérios que estabelecem as prioridades são:
- Locais indicados pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social
- Lugares onde a rede está depreciada
- Áreas comerciais, praças e pontos turísticos
- Principais vias públicas do DF