Cidades
Mais de 40 famílias são retiradas de área de risco no Sol Nascente
Nesta terça-feira (23), a remoção de casas em área de risco na Chácara 6 do Trecho 3 do Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia, foi retomada pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis). O objetivo é retirar, até sexta-feira (26), 42 famílias cadastradas na Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) e que já apresentaram a documentação exigida para recebimento de lote no Trecho 2.
Das 105 casas na Chácara 6, seis já foram removidas em 4 de fevereiro. Os proprietários de todas as unidades foram notificados pela Agefis por estarem em local de risco, próximo a uma erosão, de acordo com levantamento da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.
Até o meio-dia, 17 edificações haviam sido derrubadas nos Conjuntos D e E. Enquanto duas pás-mecânicas da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) desconstruíam as residências, profissionais da Companhia Energética de Brasília (CEB) retiravam ligações irregulares. Duas fossas sépticas foram aterradas durante a ação.
A Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos cadastrou os moradores para o recebimento do auxílio-aluguel ou do auxílio-vulnerabilidade, dependendo do caso. Alguns já iniciaram a construção das novas residências. Antes da transferência definitiva para os lotes no Trecho 2, as famílias poderão usar esses auxílios ou se hospedar em casas de parentes. O auxílio-vulnerabilidade é de R$ 408 e pode ser recebido por até seis meses. Já o auxílio-aluguel é de R$ 600 por até 12 meses.
O transporte dos pertences das famílias foi feito por caminhões da Novacap e da Administração Regional de Ceilândia. Não houve resistência da população às retiradas. Muitos moradores colaboraram com a ação ao deixar objetos do lado de fora das residências.
Também participam da operação a Agência de Desenvolvimento do DF, a Companhia de Saneamento Ambiental, a Polícia Militar, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e o Serviço de Limpeza Urbana.