Brasil
Magalu oferece curso de programação para pessoas com 40 anos ou mais
O Magazine Luiza lançou um curso de programação gratuito voltado para pessoas com 40 anos ou mais. A inciativa tem o objetivo de ajudar a inserir a população dessa faixa etária no mercado de trabalho.
O Desenvolve 40+ oferece 100 bolsas de formação em tecnologia (Python), sendo 50% destinadas a pessoas autodeclaradas pretas ou pardas.
O curso terá duração de três meses. Com 200 horas de carga horária, o Desenvolve 40+ será dividido em 108 horas de aulas remotas ao vivo e 92 de conteúdo assíncrono online, o que possibilita ao aprendiz acessar o material no horário mais adequado para ele.
A formação abrange desde os primeiros conceitos de programação até os níveis complexos da linguagem Python, informa o Magalu.
“A proposta da iniciativa é gerar inclusão geracional no Luizalabs, formando programadores para uma área que sofre com a escassez de mão de obra e, ainda, inserir profissionais de 40 anos ou mais, que também são afetados pelas dificuldades do mercado de trabalho”, diz a empresa.
A área de tecnologia do Magalu, o Luizalabs, tem apenas 14,2% dos profissionais contratados com 40 anos ou mais.
Além da falta de oportunidades para os indivíduos dessa idade, a mão de obra escassa no mercado é outro fator que o projeto leva em consideração.
Um estudo da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) aponta que, desde 2019, seria necessário contratar 70 mil pessoas por ano para cobrir as demandas do setor até 2024.
Pré-requisitos
Para se inscrever no programa, o profissional não precisa possuir conhecimento prévio em tecnologia.
A pessoa deve ter obrigatoriamente 40 anos ou mais, ensino médio completo, morar no Brasil e disponibilidade para assistir aula online às segundas, quartas e sextas, das 19h às 22h.
As inscrições estão abertas até o dia 22 de novembro. É possível realizar a inscrição por meio do site do programa.