Maior resultado da história
Lucro líquido do Banco de Brasília (BRB) cresce 10,5% e chega a R$ 456 milhões
O Banco de Brasília (BRB) alcançou lucro líquido recorrente de R$ 456 milhões em 2020. O número representa crescimento de 10,5% em relação a 2019. É o maior resultado da história do BRB. No quarto trimestre, o lucro recorrente do BRB foi de R$ 137 milhões, evolução de 19,8% quando comparado ao terceiro trimestre de 2020. O retorno anualizado sobre o patrimônio líquido médio foi de 24,5%, resultado acima da média de mercado.
Segundo o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, “o ano de 2020 foi desafiador para o BRB. Todos os nossos esforços foram no sentido de proteger as pessoas, garantir o apoio necessário às famílias na superação dos efeitos da pandemia e adaptar nosso modelo de negócio à nova realidade”.
“Estivemos na linha de frente na execução de políticas públicas e concessão de crédito àqueles que mais precisavam. Para tanto, foi necessária uma verdadeira transformação na nossa forma de trabalhar, o que possibilitou os resultados obtidos. Estamos muito satisfeitos com o empenho e dedicação do nosso time, e confiantes que o pior passou”, afirma o presidente do BRB.
O crescimento no resultado foi gerado pelo maior volume de negócios expresso pela expansão da carteira de crédito, pelo aumento da margem financeira e por maior relacionamento com os clientes, que permitiu aumento das receitas com tarifas e prestação de serviços.
A carteira de crédito ampla chegou a R$ 16,2 bilhões, com crescimento de 47,4% em 12 meses e de 11,2% no trimestre. Entre os principais destaques está o crescimento do crédito imobiliário, com aumento de 151,4% em 12 meses e saldo de R$ 2,5 bilhões. Assim, o BRB assumiu a liderança em financiamento imobiliário no DF.
Outros destaques registrados foram o crédito para Pessoa Jurídica, com evolução de 119,8% no ano e saldo de R$ 1,4 bilhão e o crédito rural, com incremento de 45,4% e saldo de R$ 440 milhões.
O crédito consignado, principal carteira do BRB, atingiu R$ 8,2 bilhões de saldo e aumento de 34,8% em 12 meses.
Durante todo o ano de 2020, o BRB priorizou uma carteira de crédito de menor risco, e conseguiu, assim, manter estável sua taxa de inadimplência em 1,7%.
O lançamento do banco digital Nação BRB FLA, em parceria com o Flamengo, contribuiu para a maior digitalização do BRB e ganhos de eficiência operacional.
A parceria com o Flamengo e outras ações de transformação digital possibilitaram ainda a conquista de cerca de 150 mil novos clientes. Como reflexo, as receitas com prestação de serviços e tarifas, que alcançaram um total de R$ 537 milhões no ano passado, tiveram crescimento de 27,3% frente a 2019. No quarto trimestre de 2020, essas receitas chegaram a R$ 140 milhões e com evolução de 7,6%, quando comparada à receita do trimestre imediatamente anterior.
Merecem destaque ainda a evolução na comercialização de seguros e o aumento nas receitas vinculadas a transações com cartões de crédito, respectivamente com crescimento de 35% e 30% frente a 2019.
Covid-19
O BRB foi o primeiro Banco do País a adotar medidas para minimizar os impactos decorrentes da crise do novo coronavírus. A principal ação foi o lançamento do Supera-DF, programa que movimentou R$ 4,4 bilhões e atendeu 4,6 mil clientes PJ e 32 mil clientes PF. A movimentação financeira é referente a novas contratações e a prorrogação de créditos contratados anteriormente que estivessem adimplentes até 18 de março.
O BRB foi também o principal agente operador dos programas sociais do Governo do Distrito Federal (GDF), que atendeu 180 mil famílias.
Inadimplência
A inadimplência encerrou o quarto trimestre de 2020 em 1,7%, mantendo-se estável em relação ao ano anterior, permanecendo abaixo da média de mercado, de 2,1%. Os ratings de menor risco, de AA-C, aumentaram a sua participação na carteira para 95,6% em dezembro de 2020.
Captação
O saldo de captação atingiu no quarto trimestre R$ 20,3 bilhões, o que representa crescimento de 58,2% em relação ao mesmo período de 2019. Atenção especial para depósitos a prazo, principalmente CDB, que tiveram crescimento de 35,7% em 12 meses, atingindo saldo de R$ 11,9 bilhões.
Também merecem menção as captações com poupança, que atingiram saldo de R$ 2,5 bilhões, crescimento de 23,7% em 12 meses e de 6,6% em relação ao trimestre anterior.
Margem Financeira
Fruto do aumento do nível de negócios, a margem financeira do BRB atingiu R$ 2,4 bilhões no ano passado, crescimento de 15,2% na comparação com o ano anterior. Em razão do cenário econômico, as provisões com créditos de liquidação duvidosa alcançaram R$ 232 milhões em 2020, um aumento de 70,1% em 12 meses. Mesmo assim, o resultado bruto de intermediação financeira atingiu R$ 2,2 bilhões no ano, com crescimento de 11,3%.
Basileia
O BRB encerrou dezembro de 2020 com índice de Basileia de 14,6%, dos quais 13,1% no Capital Nível I e 1,4% no Capital Nível II, acima do nível regulatório de 9,25%.
BRB + Digital
O ano de 2020 foi marcado também pela parceria negocial e estratégica com o Flamengo, para o lançamento do banco digital Nação BRB FLA. Ao fim de 2020, o Nação BRB FLA já possuía quase 100 mil contas, estando presente em mais da metade dos municípios brasileiros e em 25 países.
Ainda na área digital, o BRB investiu na atualização de seu Mobile Bank e Banknet, respectivamente aplicativo e internet banking, que ganharam novas versões e funcionalidades para garantir melhora na experiência do cliente e aumento da disponibilidade de produtos e serviços.
No ano passado, o BRB Mobile apresentou crescimento em suas transações de 84,1% na comparação com 2019.
Em dezembro de 2020, o BRB possuía um total de 794 mil clientes ativos, crescimento de 23,5% em 12 meses. Os clientes pessoa física (PF) representavam um total 763 mil, crescimento de 23,8% na comparação com o ano anterior. Já os clientes pessoa jurídica (PJ) atingiram a marca de 31 mil, aumento de 15,6%.
O BRB conta com 138 agências distribuídas em todas as regiões do Distrito Federal e entorno, além de presença nos estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Tocantins.
Ao número de agências, somam-se 141 correspondentes bancários (Conveniência BRB) e 585 ATM próprios, complementados por mais de 40 mil ATM da Rede 24 horas, garantindo ao BRB cobertura de atendimento em todo território nacional.
Essas e outras informações você também encontra em ri.brb.com.br.
Atualizado em 12/02/2021 – 12:31.
Secretaria de Justiça e Cidadania
Carreta do Na Hora estará em Samambaia nesta sexta (22) e sábado (23)
Dois dias de atendimento de serviços prestados por órgãos públicos estarão disponíveis para a comunidade na Unidade Móvel do Na Hora em Samambaia. A carreta estará nesta sexta-feira (22), das 9h às 16h, e no sábado (23), das 9h às 12h, em frente à administração regional da cidade.
A unidade móvel oferece à população serviços do BRB, Caesb, Codhab, Detran-DF, INSS, Neoenergia, Procon-DF, Receita Federal, entre outros. O Na Hora é vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF).
“Essa é a grande oportunidade de a comunidade local resolver as suas pendências ao lado de casa. A Carreta do Na Hora concentra os serviços prestados por órgãos públicos aos cidadãos e isso desburocratiza os serviços. E a Sejus trabalha para isso: facilitar a vida da população do DF. O Na Hora traz agilidade e conforto e prioriza a cidadania”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Lançada em fevereiro de 2022, a unidade móvel do Na Hora já promoveu 34.452 atendimentos à população. Também chamada de Carreta do Na Hora ou Na Hora Móvel, a iniciativa busca facilitar o acesso do cidadão, especialmente daqueles que vivem nas regiões mais distantes e vulneráveis do Distrito Federal, aos serviços de órgãos parceiros.
Atualizado em 21/11/2024 – 14:42.
Nesta sexta (22) e sábado (23)
Terceira edição do Dia do Cidadão chega à Rodoviária do Plano Piloto
Em comemoração ao Dia do Cidadão, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promove atividades nesta sexta-feira (22) e no sábado (23), com o tema Novembro Azul, campanha voltada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa, que está na terceira edição, ocorre na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, das 9h às 16h.
O objetivo é atender homens em situação de risco e vulnerabilidade social, especialmente os desempregados, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para reconhecimento da paternidade voluntária. A DPDF também ofertará sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade. Uma das unidades móveis de atendimento itinerante estará no local para dar apoio.
“O Dia do Cidadão promove a integração social ao facilitar o acesso à Justiça e oferecer atendimentos que garantem os direitos básicos da população em situação de vulnerabilidade”, resume o defensor público-geral, Celestino Chupel.
Coordenador da ação, Celso Murilo de Britto lembra que a iniciativa também contribui para a redução do número de processos em tramitação no Judiciário. “Vários casos podem ser resolvidos de forma extrajudicial, por meio da mediação e da conciliação”, aponta. “Da mesma forma, oferecemos o reconhecimento voluntário de paternidade durante o evento”.
Desempregado, o podador de árvores Marco Andrade Araújo, morador do Arapoanga, em Planaltina, esteve na segunda edição do Dia do Cidadão. “Com essa ajuda, os desempregados ganham força para buscar uma vida melhor e mais digna, com mais oportunidades de sustento”, afirma. “É uma forma concreta de inclusão social e de garantir que todos tenham uma chance justa de recomeçar”.
Serviços oferecidos
A ação contará com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), que levará os serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com vagas de emprego, cesta do trabalhador, CTPS Digital e orientações sobre os cursos ofertados pela pasta, o programa Prospera (microcrédito) e seguro-desemprego.
Ainda no campo de trabalho, o Instituto Fecomércio-DF oferecerá oportunidades de inscrição em cursos gratuitos profissionalizantes e materiais informativos. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-DF) oferecerá serviços de orientação do trabalhador, apoio ao trabalhador desempregado e expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) também participa, disponibilizando 30 senhas para o atendimento da população. Por sua vez, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) levará serviços do Na Hora. Por fim, haverá ainda corte de cabelo e barba.
Atualizado em 21/11/2024 – 13:45.
-
Acumulou
Mega-Sena 2798 pode pagar prêmio de R$ 14,5 milhões nesta terça-feira (19)
-
Agricultura familiar
Programas fortalecem pequenos produtores e a segurança alimentar
-
Empreendedorismo feminino
Mulher de Negócios: quem é Renata Teles, empresária premiada pelo Sebrae
-
Veja como regularizar
IPVA e IPTU 2024: cerca de 13% dos contribuintes do DF ainda estão em débito
-
Cães e gatos
Royal Canin lança guia de procedimentos neonatais e pediátricos para pets
-
Novembro Azul
Urologistas reforçam a importância da prevenção ao câncer de próstata
-
Segunda, 18 de novembro
Semana começa com 798 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
QuintoAndar
Aluguel em Brasília tem 5ª alta consecutiva e valor do m² ultrapassa os R$ 50