Pra não Esquecer
LoboFest: festival de curtas movimenta o Cine Brasília até o dia 29 de outubro

O Cine Brasília recebe, a partir deste sábado (22), mais uma edição do tradicional LoboFest – Festival Internacional de Filmes. Na telona, um leque variado de cerca de 80 curtas-metragens de todos os cantos do mundo que poderão ser assistidos pelo público local. Esta é a 14ª edição da mostra que, em 2022, carrega o tema Pra não Esquecer, inspirado em um conto da escritora Clarice Lispector. O evento é gratuito e as películas têm, no máximo, 15 minutos de duração.
Filmes europeus, coreanos, israelitas, libaneses e, também, nacionais serão exibidos até o dia 29 de outubro. Sideral, do diretor potiguar Carlos Segundo, e o premiado Céu de Agosto, de Jasmim Tenucci – que recebeu menção especial em Cannes – estão na programação. Além de Andrômeda, de Lucas Gesser, filmado em Brasília e que retrata um drama futurista que trata das relações afetivas de jovens criados na capital.
Segundo lembra o presidente da curadoria do festival, Ulisses de Freitas, o LoboFest deste ano procura abordar temas atuais, que afligem a humanidade, por meio de diferentes realidades vividas em diversos países. A juventude e seus constantes conflitos também são revisitados. “São filmes em que o jovem se pergunta ‘em que mundo estamos vivendo?’. Cito, por exemplo, o canadense Bleach, em que um rapaz está numa piscina e é cobrado o tempo todo”, revela.
Para as crianças
O festival também receberá o público infanto-juvenil em sessões matutinas e vespertinas – uma no domingo (23) e outra no sábado (29) – intituladas Jardim Secreto. Além da sessão Lobo Azul, dedicada às crianças com espectro autista, uma tradição da mostra. “Fazemos todo ano, em parceria com as instituições que atendem os meninos. E há todo um cuidado, com as salas à meia luz, som mais baixo e os filmes criteriosamente escolhidos pra que eles se sintam à vontade”, explica Ulisses.
Segundo a diretora do Cine Brasília, Sara Rocha , o LoboFest tem uma curadoria “antenada com o que há de melhor no formato curta-metragem”. “Além do que, é uma grande alegria acomodar o festival mais uma vez, dentro desse novo momento em que temos uma gestão compartilhada com uma organização da sociedade civil, a Box Cultural”, diz. Com o novo formato de administração, o cinema tem recebido melhorias como bilheteria digital, wi-fi gratuito e outras mudanças na estrutura.

Brasília 65 anos
Ponto facultativo no dia 17/04 terá transporte e lazer de graça

O governador Ibaneis Rocha determinou, nesta terça-feira (1º), que o dia 17 deste mês será ponto facultativo no âmbito da administração pública direta e indireta do Distrito Federal. Junto a essa medida, o chefe do Executivo instituiu gratuidade na data para o transporte público, por meio do programa Vai de Graça, e para o Jardim Botânico e o Zoológico, pelo programa Lazer Para Todos.
“As festividades do aniversário de 65 anos de Brasília terão início na quinta-feira, por isso estabelecemos a gratuidade no transporte e no Zoológico e Jardim Botânico para que as famílias possam aproveitar juntas as opções de lazer na nossa cidade; além disso, essa medida tem um impacto positivo na economia”, enfatizou o governador.
O decreto nº 47.035/2025 , publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), estabelece que essas medidas não se aplicam às áreas de saúde, segurança, vigilância sanitária, fiscalização tributária, comunicação, assistência social, fiscalização de proteção urbanística, fiscalização do consumidor, de limpeza urbana, fiscalização de transporte e à força-tarefa instituída pelo decreto nº 43.054/2022. Esses setores deverão seguir as instruções das respectivas chefias.
Feriadão
O dia 17 de abril cai na quinta-feira, antes da sexta-feira da Paixão — que é feriado nacional. Além disso, na segunda-feira, dia 21 de abril há outro feriado nacional, Dia de Tiradantes, data em que também se comemora o aniversário de Brasília.
Com isso os servidores do GDF poderão desfrutar de um feriadão prolongado.
Gratuito
Garage Nutallo acontece neste domingo (23), no Alameda Shopping

Neste domingo, 23 de março, o Alameda Shopping será palco de um evento imperdível para os apaixonados por carros modificados. A exposição de carros rebaixados Garage Nutallo será das 11h às 18h, no estacionamento do shopping, reunindo veículos customizados que prometem impressionar os visitantes.
Com entrada gratuita, o público pode prestigiar a exposição mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições beneficentes. O evento é uma excelente opção de lazer para toda a família, oferecendo uma experiência automotiva cheia de estilo, personalidade e inovação.
Além da exibição de carros, os visitantes da Garage Nutallo poderão interagir com outros entusiastas do universo automotivo, conhecer tendências e conferir de perto detalhes que fazem desses veículos verdadeiras obras de arte sobre rodas.
Esta é uma oportunidade de conferir de perto os modelos mais diferenciados da cena automotiva e apreciar um domingo especial no Alameda Shopping.
O Alameda Shopping
O Alameda é o primeiro shopping de Taguatinga e o terceiro construído no Distrito Federal. Com 34 anos de história, o empreendimento faz parte da memória afetiva dos moradores, tornando-se um patrimônio da cidade. O Alameda apresenta um mix de lojas de produtos e serviços, com bom atendimento, conveniência e ótimas condições de compras, alinhados ao seu posicionamento de ser um lugar para comprar bem.
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2850 pode pagar prêmio de R$ 25 milhões nesta terça-feira (8)
-
Brasília 65 anos
Ponto facultativo no dia 17/04 terá transporte e lazer de graça
-
Segurança alimentar
Prato Cheio: benefício será ampliado para 18 meses e mais 30 mil famílias
-
Brainn
Musculação protege cérebro de idosos contra demência, diz estudo
-
Olha a sorte
Mega-Sena 2848 pode pagar prêmio de R$ 51 milhões nesta quinta-feira (3)
-
Trilhando o futuro
Brasília é eleita pela 2ª vez a cidade mais sustentável do Centro-Oeste
-
Lei nº 15.116/2025
Mulher vítima de violência pode ter reconstrução dentária pelo SUS
-
Economia
Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central