Primeira ou segunda via
Ligue 156 e agende a emissão de identidade em uma unidade do Na Hora
A partir desta segunda-feira (11), as seis unidades do Na Hora ganham a opção de agendamento para solicitar carteira de identidade, em primeira ou segunda via. Com isso, será possível reduzir o tempo de espera, proporcionando maior conforto à população. Os interessados poderão marcar o horário e a unidade de preferência pelo telefone 156.
Os postos do Na Hora continuam oferecendo o serviço pessoalmente, por ordem de chegada — e limite diário na distribuição de senhas. Além disso, o documento segue sendo emitido em nove delegacias da Polícia Civil.
De janeiro a março deste ano, as seis unidades do Na Hora — Ceilândia, Gama, Riacho Fundo I, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga — emitiram 38.310 carteiras de identidade. No mesmo período de 2015, foram 45.115.
Ao longo de todo o ano passado, foram emitidas 216.609 cédulas. Setenta por cento, ou 150.243, foram expedidas pelo Na Hora. Os 30% restantes, pelas delegacias.
De acordo com o subsecretário de Modernização e Atendimento ao Cidadão, da Secretaria de Justiça e Cidadania, Saulo Diniz, desde o início de 2015 o governo empenha-se para melhorar esse atendimento à população. O agendamento é uma opção para evitar a formação de longas filas no Na Hora, principalmente no começo do ano. “Além do período de férias, que aumenta a procura pela segunda via do documento, recebemos muitas pessoas do Entorno, porque o serviço no DF é mais rápido do que em Goiás”, explica. Diniz estima que 30% da procura venha de fora. O prazo para emissão aqui é de 4 dias úteis, enquanto esse tempo sobe para 15 dias úteis em Goiânia e 30 dias em algumas cidades do interior do estado vizinho.
De início, apenas um guichê em cada unidade será destinado para o agendamento — os demais atenderão quem aguarda na fila. A capacidade para atendimento com horário marcado será de 60 senhas eletrônicas por dia de semana na Rodoviária do Plano Piloto e 30 aos sábados. Nos demais postos, serão 30 de segunda a sexta e 15 aos sábados. As marcações ocorrerão com intervalo de 20 minutos entre cada uma. A ideia é que, com o aumento na procura, mais atendentes sejam direcionados, e esse tempo fique menor.
Agendamento
É preciso ligar no 156, opção 9 e, em seguida, teclar 4. Depois, é só informar ao servidor em qual posto do Na Hora deseja agendar a emissão da carteira. O atendente informará local, data e horário e o número do protocolo.
Documentação
Para emitir a identidade pela primeira vez ou nas outras que se fizerem necessárias, a documentação obrigatória é a mesma. Brasileiros natos têm de apresentar certidão de nascimento e, se for o caso, de casamento (exigência feita também a viúvos, separados judicialmente ou divorciados). Os naturalizados devem levar certificado de naturalização. Para os portugueses, pede-se o certificado de igualdade de direitos e deveres. Deve-se apresentar via original ou cópia autenticada em cartório.
O requerente não precisa mais levar fotografia. Agora, ela é tirada pelo próprio sistema, no momento da identificação. Podem constar da carteira os números do cadastro de pessoas físicas (CPF); dos Programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); além do título de eleitor.
A primeira via é gratuita. Para as outras, é preciso pagar R$ 42. Estão isentas pessoas com deficiência, as que tiveram o documento roubado e, uma única vez, as com renda mensal inferior a um salário mínimo. Além desses casos, não pagam os idosos, quando se tratar de primeira via com a expressão “maior de 65 anos”, e aqueles que pedirem a emissão da cédula com a inscrição “validade técnica das impressões digitais — 1 ano”. Se a carteira for expedida com erro de transcrição de dados ou digitação, também não será cobrada a taxa.
Acesso à Justiça
Defensoria Pública amplia serviços para a população nos postos do Na Hora
A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) expandiu a atuação nos postos de serviços das Unidades de Atendimento do Na Hora, iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) que facilita o acesso dos cidadãos a diversos serviços públicos em um único local. A portaria foi publicada nesta quinta-feira (26) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
Com a medida, a DPDF deverá receber, revisar, corrigir e protocolar as petições produzidas nas unidades do Na Hora sobre ações de alimentos, alimentos gravídicos, alimentos avoengos, oferta de alimentos e execução de alimentos pelo rito da prisão. A instituição também deverá atuar em ações de investigação de paternidade ou de maternidade cumuladas com pedido de alimentos, de divórcio consensual e litigioso, para conversão de separação em divórcio, de regulamentação de visitas parentais a filhos menores ou incapazes, além de acordos de guarda, alimentos e regulamentação de visitas, de reconhecimento de união estável e de execução de alimentos pelo rito da penhora.
Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, a ampliação dos serviços não apenas soluciona problemas imediatos, mas também promove a conscientização dos cidadãos sobre seus direitos. “A iniciativa representa um passo estratégico para democratizar o acesso à Justiça e garantir os direitos fundamentais dos cidadãos, especialmente das populações mais vulneráveis”, comemorou.
Quinta-feira, 26 de dezembro
Vagas de Emprego no DF: veja oportunidades após o feriado de Natal
As agências do trabalhador do DF oferecem 235 vagas de emprego em 10 regiões administrativas diferentes para quem estiver atrás de oportunidades após o feriado de Natal. Destaque para Taguatinga, onde 66 ofertas estão disponíveis, cinco delas para pessoas com deficiência (PcD).
Para pessoas com ensino médio completo, as agências oferecem 52 vagas para operador de caixa, a maioria sem a necessidade de experiência prévia. Os salários vão de R$ 1.515 a R$ 1.775, além de benefícios.
O posto com a maior remuneração está em Ceilândia Norte, com três vagas para pedreiro, sem necessidade de experiência, com salário de R$ 2.200 e benefícios adicionais.
Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo Sine Fácil ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.
Empregadores que desejam ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo aplicativo Sine Fácil. Também é possível solicitar atendimento pelo e-mail [email protected]. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).
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