Cocina mexicana
Liderado pelo chef David Lechtig, restaurante El Paso comemora 25 anos
Cores vibrantes, artesanatos, muitos detalhes com pimentas, cactos, caveiras mexicanas, sombreros e toda arte inspirada nos famosos artistas da região, como Frida Khalo dominam o espaço. E o principal: uma explosão de sabores! Assim podemos definir o tradicional restaurante El Paso, que completa 25 anos de portas abertas no próximo dia 21 de novembro. Para celebrar a trajetória do lugar, que é um pedacinho do México na Capital, o chef David Lechtig vai contar um pouco da história de algumas delícias tradicionais e emblemáticas que passaram pelo cardápio durante esses anos.
“Desde que abrimos uma pequena loja com apenas 12 mesinhas em 1995, oferecemos a tradicional comida Tex-Mex e autêntica Mexicana. Quero compartilhar alguns pratos que escolhi pela tradição, importância e tempo no cardápio. Dentre eles temos algumas especialidades que fazem parte do nosso atual menu e levam particularmente nossa receita e assinatura desde a inauguração” explica o chef e proprietário da casa.
Para começar, o destaque vai para os Tacos El Paso (R$ 65). Feitos com sete camadas – frijoles refritos, queijo minas meia cura, filé picadinho, alface americano, tomate, guacamole e sour cream – essa delícia se diferencia dos tacos tradicionais por misturar os ingredientes numa tortilla crocante e fica ainda melhor com jalapeños!
O Chili é o símbolo da mistura de culturas! No El Paso, a receita da iguaria foi elaborada pela irmã do chef David, Fanny Lechtig-Martinez que fundou o restaurante. O tradicional feijão mexicano com pimenta e carne moída, leva um tempero caseiro que além dos ingredientes tradicionais, contém bacon e linguiça calabresa (a partir de R$ 57). Degustado com os Totopos – como são chamados os chips de milho no México – é a combinação perfeita para compartilhar com uma ou mais pessoas. Para o chef David, o Chili promove alegria, amor e muito papo.
O Mole Poblano é um prato emblemático da cultura mexicana! Representa a união das culturas Azteca e Espanhola e o surgimento de uma gastronomia que foi umas das primeiras a ganhar o título de patrimônio intangível da humanidade pela Unesco.
O prato foi introduzido no menu do El Paso pela Chef Ana Duran, que veio no ano 2000 ajudar a “mexicanizar” o cardápio. Após o aperfeiçoamento, a iguaria ganhou novas versões nos vários festivais realizados com a Chef Mari Carmen Saenz, representante oficial da gastronomia mexicana no mundo!
Nessa lista não poderia ficar de fora o representante do país natal do Chef David Lechtig: o ceviche peruano! A receita do clássico ceviche que representa o restaurante está no cardápio desde 2009, e é um presente que Rosita, a mãe do chef deixou manuscrita em um caderno de receitas. Atualmente, o Ceviche do El Paso tem até festival próprio e já conta com mais de dez anos em edições onde a versatilidade desse prato pré-colombiano do norte peruano é apreciada.
Seja na receita original ou nos diversos sabores criados ao longo destes 25 anos, a Margarita (R$ 25) é a queridinha dos clientes. Muitas histórias regadas a Margaritas já passaram pelo El Paso!
Para finalizar esse delicioso tour em homenagem aos 25 anos do Restaurante El Paso, o prato escolhido foi o Pastel de Três Leches (R$ 25). Uma versão da tradicional sobremesa ensinada por Anita Lechtig, irmã do chef David, e que provoca suspiros em tantas pessoas. Atualmente a delícia é oferecida em diversos estabelecimentos da cidade.
Atualmente a El Paso possui três unidades na capital: Asa Sul, Asa Norte e Terraço Shopping. Todo sucesso dos restaurantes mostra que David Lechtig soube como poucos, conquistar Brasília e transportar a população para uma cultura diferente e muito rica.
Atualizado em 05/11/2020 – 13:30.
Açaí do Ninja
De feirante a empresário de sucesso: Carlos Henrique e sua indústria de açaí
As dificuldades que surgem ao longo do caminho podem se tornar a força motriz para um destino de sucesso. Esse é o caso de Carlos Henrique, jovem empreendedor que, em 2015, aos 18 anos, ajudava a família em uma frutaria em Goiânia. Movido por sua paixão pelo açaí e por uma visão empreendedora, ele decidiu inovar ao oferecer porções de açaí com frutas na frutaria de seus pais. Com a popularidade crescente do produto, Carlos e sua esposa deram o próximo passo e montaram um delivery em casa, criando as bases para o que viria a ser a marca Açaí do Ninja.
Com ideias inovadoras e um espírito resiliente, a empresa cresceu e se transformou em uma franquia consolidada, que hoje conta com mais de 80 unidades em Goiás. A marca oferece receitas exclusivas, resultado de anos de testes e aprimoramentos, garantindo sabores marcantes, cremosidade e versatilidade que conquistam os clientes. A produção é feita em uma indústria própria, com matéria-prima de alta qualidade vinda diretamente da região Norte do Brasil e seguindo rigorosos padrões de higiene.
Agora, o Açaí do Ninja expande suas operações para a Capital Federal, trazendo um conceito de franquia de alimentação que agrada a todos os paladares. O cardápio diversificado inclui um self-service com 24 sabores de sorvetes, 5 tipos de açaí e 1 de cupuaçu, além de tigelas prontas com acompanhamentos e uma linha de pratos quentes, como tapiocas, mistos e omeletes. “Hoje, estamos em plena expansão para todo o Brasil, com uma indústria de alta capacidade de produção e uma equipe qualificada”, afirma Carlos Henrique, CEO da marca.
Carlos Henrique destaca que o futuro da marca inclui a expansão pelo modelo de franquias em todo o território nacional e a projeção de levá-la além das fronteiras, gerando empregos e valorizando a cultura do açaí. “Cada tigela de açaí que servimos carrega um pedaço do nosso coração. Mais do que uma empresa, nós construímos uma família”, completa o empresário.
Atualizado em 22/11/2024 – 23:41.
Brasília
Você conhece o Yolo? Clube oferece descontos em mais de 300 restaurantes
O clube de descontos Yolo está transformando a forma como os apaixonados por gastronomia desfrutam das melhores experiências culinárias em Brasília. Sucesso na capital federal, a plataforma chegou em São Paulo neste ano e deve alcançar mais cidades do país em 2025. Mas o que é o Yolo? Victor Thomé, empresário e fundador, explica que com mais de 300 restaurantes parceiros, o clube oferece um benefício irresistível: ao pedir o primeiro prato principal, o segundo sai de graça.
De acordo com ele, essa vantagem se aplica a uma ampla variedade de estabelecimentos, desde refeições rápidas, como hambúrgueres gourmet, até jantares sofisticados em restaurantes de alta gastronomia. “Brasília desponta como a cidade líder no uso do Yolo, tanto em número de restaurantes participantes quanto em assinantes. Só na capital, somamos mais de 30 mil usuários atualmente”, pontua.
Com uma demanda crescente, a empresa planeja expandir o serviço para mais de 10 cidades até 2025, oferecendo ainda mais possibilidades aos usuários que buscam economizar sem abrir mão de qualidade e diversidade na hora de escolher onde comer.
Rodrigo Melo, chef e sócio do restaurante Cantucci Osteria, é um dos parceiros do Yolo. Junto à ferramenta há quase um ano, ele conta que a plataforma possibilita um aumento significativo no número de clientes da casa, principalmente em datas comemorativas, como a Black November, em que o Yolo oferece descontos durante todo o mês. “Percebemos uma grande mudança quando há clientes da plataforma no restaurante. Esta é uma parceria importante para nós e estamos com a expectativa alta para os próximos meses, com as nossas vendas, mas principalmente com a participação do Yolo”, destaca.
Conheça o Yolo
Com mais de 300 restaurantes parceiros, o Yolo nasceu há 7 anos e vem revolucionando o acesso a boa gastronomia de Brasília. Ele possibilita aos usuários o ganho de um prato principal ao pedir outro. O programa funciona de forma presencial, e conta com duas novidades: delivery e take out. Com casas como Santé Lago, Cantucci Osteria, Dudu Bar, Chicago Prime, Ouriço, Veloce, Picanhas do Sul, Mercado Del Puerto, Confraria do Camarão, Blend Boucherie, Italianissimo, Saveur Bistrot, Vitorino, entre outras, são parceiras do clube.
Black November
Com um número recorde de restaurantes parceiros, inclusive em São Paulo, a expectativa está em alta. Além dos descontos mais agressivos já oferecidos dentro da plataforma, durante o mês de novembro, os clientes poderão adquirir o pacote anual, com uma redução de mais de 60% do valor total. O Yolo também prepara sorteios exclusivos. “Acreditamos que essa será a maior Black November da história do Yolo, com um aumento significativo tanto de clientes recorrentes quanto de novos usuários, que entram em grande número nessa época”, reforça Thomé.
Atualizado em 22/11/2024 – 23:52.
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