Cidades
Junho vermelho aumenta doações de sangue no Hemocentro de Brasília
Com pouco mais de 20 dias da campanha Junho Vermelho, voltada para estimular a doação de sangue em todo o País, a Fundação Hemocentro de Brasília conseguiu aumentar em 27,8% a quantidade diária de coleta. A média, que normalmente fica entre 150 e 180 bolsas, subiu para cerca de 230 neste mês.
Lançada no Distrito Federal em 14 de junho, no Dia Mundial do Doador de Sangue, a campanha visa reforçar a importância da doação, atrair novos voluntários e fidelizar doadores já existentes, ou seja, fazer com que eles doem, pelo menos, duas vezes a cada 12 meses.
“Trabalhar esse conceito de estimular a doação regular é importante porque cada componente sanguíneo tem um prazo de validade. Então, só uma doação de cada cidadão não garante os estoques e, consequentemente, não conseguimos abastecer os hospitais”, explica a chefe do Núcleo de Captação de Doadores da Fundação Hemocentro de Brasília, Kelly Borges Barbi.
Para captar doadores, o Hemocentro utiliza-se de três ferramentas: grupos voluntários que se mobilizam para doar sangue, envio de e-mails e call center. “Além de aumentar o número de bolsas de sangue coletadas, é perceptível o aumento da quantidade de candidatos. Porém, nem todos se encaixam no perfil para doação”, destaca Kelly.
Até abril deste ano, o Distrito Federal coletou 17.069 bolsas de sangue — a média mensal é de 4.267 —, o que corresponde a 73,5% da coleta em Brasília. Do total, 83,4% das doações são espontâneas e 40% são de mulheres.
A Fundação Hemocentro tem capacidade para receber 11.088 bolsas de sangue por mês e atende 100% da demanda SUS por hemocomponentes. A unidade faz a gestão de 12 agências transfusionais espalhadas pelos hospitais da rede pública de saúde do DF. Em 2016, foram coletadas 54.928 bolsas de sangue e feitas 74.877 transfusões.
O Hemocentro de Brasília funciona de segunda a sábado, das 7 às 18 horas, no Setor Médico-Hospitalar Norte (Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3, Asa Norte). Todo o processo de doação dura, em média, uma hora e quinze minutos. A fundação também coleta plaquetas e cadastra doadores de medula óssea.
Requisitos para ser um doador sangue:
- Gozar de boa saúde
- Pesar acima de 50 quilos
- Estar alimentado
- Não estar em uso de medicamentos
- Ter de 16 a 69 anos de idade
- Apresentar documento oficial com foto
- Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior
- Não ter praticado exercícios físicos nas 12 horas anteriores à doação
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
- Não ter se submetido a endoscopia há seis meses
- Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva há 12 meses
- Evitar fumar 2 horas antes da doação