Cidades

Jardim Botânico terá blitz educativa contra incêndios florestais neste sábado, 8 de julho

em

Quem passar pela BR-035, na altura do Jardim Botânico de Brasília, neste sábado (8), poderá participar da blitz educativa de prevenção a incêndios florestais.

A iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente tem como objetivo conscientizar a população do Lago Sul, Jardim Botânico, Jardins Mangueiral e os visitantes do parque.

“Vamos abordar os motoristas, distribuir material educativo e orientar de forma breve quanto à prevenção de incêndios na seca”, explica a técnica da Secretaria do Meio Ambiente para o Plano de Preservação e Combate aos Incêndios Florestais do DF Carolina Schubart.

A atividade ocorrerá na entrada do Jardim Botânico, às margens da rodovia, das 8 às 12 horas, com a participação do Corpo de Bombeiros Militar do DF, do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), da Polícia Militar, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e de instituições do governo federal, como Marinha e Aeronáutica.

A área escolhida, de acordo com a servidora da Secretaria de Meio Ambiente, é prioritária, pois abrange grande parte do Cerrado. “É um local estratégico, onde ocorrem muitos incêndios provocados por caçambeiros e moradores”, alerta.

Estudantes atuam como parceiros na iniciativa

Duzentos alunos de 7 a 14 anos da Escola Classe Jardim Botânico, dentro do Jardim Botânico de Brasília, serão parceiros dos cerca de 30 servidores e 15 professores que integram a mobilização.

Enquanto os pré-adolescentes auxiliarão na orientação dos moradores da região sobre a importância de não colocar fogo em lixo ou em podas de árvore, por exemplo, os mais jovens falarão com aqueles que estão na fila para entrar no parque.

Equipes distribuíram 2 mil cartilhas educativas. Além disso, eles receberão dos estudantes marcadores de livros com frases como Preserve o CerradoNão quero fogo no meu quadrado.

Todos os alunos passaram por capacitação do Corpo de Bombeiros Militar do DF para participar da ação.

A iniciativa é a segunda edição do ano e está prevista na Operação Verde Vivo. A série de atividades do tipo começou no Park Way, em maio. Na ocasião, foram distribuídas mil cartilhas a moradores da região. A próxima blitz educativa deve ocorrer em Brazlândia, mas ainda não tem data marcada.

O que é o Plano de Ação de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do DF

Criado em 1996, o Plano de Ação de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do DF foi reformulado pelo Decreto nº 37.549, de 15 de agosto de 2016, que criou ainda o Sistema Distrital de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.

O plano é voltado para a promoção, a prevenção, o apoio e a coordenação de atividades educativas, informativas, de saúde e de combate a incêndios florestais. Entre os objetivos estão proteger unidades de conservação no Distrito Federal e áreas de proteção de mananciais, prevenir incidentes e fiscalizar queimadas.

Blitz Educativa de Prevenção a Incêndios Florestais

Dia 8 de julho (sábado), das 8 às 12 horas, na BR-035, em frente ao Jardim Botânico de Brasília. Disque denúncia: (61) 3214-5602.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile