Galvão & Silva
Inventário: nem sempre o processo precisa demorar como de costume
Mais cedo ou mais tarde, praticamente todas as pessoas acabam passando por processos de inventário, que nem sempre estão entre as situações mais fáceis. Embora ninguém deseje enfrentar um inventário, é útil ter os conhecimentos para saber como lidar com os procedimentos.
Saber como agir corretamente é importante para agilizar os resultados e, especialmente, para evitar as multas relacionadas à demora na regularização da situação.
Além disso, a informação correta ajuda a tornar o inventário muito menos complicado do que as pessoas imaginam que ele possa ser, como aponta o Dr. Caio Galvão, do Galvão & Silva Advocacia. “Atualmente, há até mesmo formas extrajudiciais de realizar o inventário, convertendo em poucos dias um processo que poderia levar anos, quando aplicável”, diz ele.
Relembrando: o que é um inventário?
O inventário é o procedimento jurídico no qual são levantados todos os bens, dívidas, herdeiros e destinações dos bens de uma pessoa falecida.
É por meio do inventário que os bens são repassados para os herdeiros, para que possam usufruir livremente deles. Também é no inventário que credores de uma pessoa falecida podem se habilitar para receberem seus créditos antes que os herdeiros possam acessá-los.
A burocracia, as questões pessoais e a busca por ajuda
Embora o inventário seja muito associado à burocracia e à legislação do direito de família, o Dr. Daniel Silva, também do Galvão & Silva Advocacia, destaca que há muitas outras questões subjetivas envolvidas.
Ele aponta que “em um inventário, é necessário lidar com questões técnicas da burocracia de forma simultânea à perda recente de uma pessoa querida, além de eventuais animosidades que possa existir entre os herdeiros”. Essa reunião de aspectos emocionais e procedimentos jurídicos pode ser um fardo, o que costuma associar o inventário a uma experiência tão negativa.
Por isso, contar com a ajuda de profissionais especializados é essencial para evitar ao máximo os desgastes deste tipo de processo.
Inventário judicial e extrajudicial
Uma das formas mais práticas de reduzir desgastes, custos e tempo de espera de um inventário, é utilizar-se da via extrajudicial.
Como o próprio nome indica, esta modalidade não exige um processo no Poder Judiciário, e é feito quase todo através de um cartório. Como consequência, poupa-se custas judiciais e toda a tramitação de um processo, resultando em mais velocidade para um final satisfatório para todos.
Quais são os requisitos para um inventário extrajudicial?
Para recorrer à via extrajudicial, no entanto, é necessário que alguns critérios sejam cumpridos. São eles:
- Não pode haver um testamento deixado pela pessoa falecida;
- Não pode haver herdeiros menores de 18 anos;
- Não pode haver litígios a respeito da partilha, pois a extrajudicialidade exige o consenso entre as partes;
É importante ressaltar que estes três critérios precisam ser cumpridos. Se qualquer um deles não estiver presente, será obrigatório utilizar a via judicial.
Inventário litigioso e consensual
Além da questão entre o inventário judicial e o extrajudicial, é importante levar em consideração que, dentro da modalidade judicial, também se pode falar em divórcio litigioso ou consensual.
O inventário litigioso é aquele em que duas ou mais partes discordam sobre a destinação dos bens e não conseguem entrar em um acordo sobre isso. Neste caso, as partes apresentam seus próprios pedidos para que o juiz responsável pelo divórcio decida.
Já no inventário consensual, as partes estão de acordo a respeito da destinação dos bens, restando ao juiz a determinação da legalidade para que aquilo possa acontecer.
Embora ambos ocorram no âmbito judicial, o inventário consensual sempre é mais rápido e menos custoso que o litigioso, pois há menos fases, preparos de custas, e tempo de espera. Além disso, é muito menos desgastante em termos emocionais.
O que acontece com os bens da pessoa falecida durante o inventário?
Via de regra, durante o inventário, os bens não ficam disponíveis para participarem de negócios jurídicos, exceto quando autorizado em juízo.
Em outras palavras, significa dizer que, para além da administração básica daqueles bens, quaisquer outras ações relacionadas a eles devem ser, obrigatoriamente, solicitadas dentro do processo.
De que forma o(a) cônjuge participa do inventário?
O(a) cônjuge pode participar do inventário de três formas diferentes. Se for exclusivamente meeiro(a), tem direito à sua metade sobre os bens do casal, mas não faz parte do grupo de herdeiros. Se for meeiro(a) de parte dos bens, poderá ser herdeiro(a) dos demais bens, a depender das situações legais. Se estiver sob um regime de separação total dos bens, porém, é possível que participe exclusivamente como herdeiro(a), em concorrência aos demais.
Dúvidas frequentes
Além da parte geral de um inventário, a equipe de direito de família do escritório Galvão & Silva apontou as perguntas mais comuns entre clientes, e apontou suas respostas:
A presença de um advogado é obrigatória para fazer inventário?
Para inventários judiciais, a representação de um advogado ou defensor público é obrigatória, por se tratar de um processo, que exige a capacidade postulatória típicas destes profissionais.
Nos inventários extrajudiciais, no entanto, a obrigação não existe. Ela é, porém, extremamente recomendada para que tudo seja feito corretamente, e no menor prazo possível.
O testamento impacta no decorrer do inventário?
Sim. Como mencionado anteriormente, testamentos impedem que o inventário seja feito de maneira extrajudicial. Além disso, o testamento pode alterar os percentuais destinados aos herdeiros, e até mesmo incluir novos herdeiros no processo, sempre respeitando as disposições limitadas da parte disponível de sua herança.
É possível fazer inventário com bens sem a documentação completa?
Sim. Embora seja um pouco mais trabalhoso, é possível fazer o inventário de bens que ainda não estejam completamente regularizados. Nestes casos, será necessário utilizar-se de provas que demonstrem a propriedade da pessoas falecida sobre aquele bem.
É algo comum para bens imóveis não escriturados, por exemplo. Para eles, as provas mais comumente utilizadas são os contratos de compra e venda, as contas relacionadas à manutenção daquele imóvel em nome da pessoa falecida, ou depoimentos de testemunhas que comprovem a propriedade daquele indivíduo sobre o imóvel em questão.
O escritório de advocacia Galvão & Silva conta com uma equipe de advogados especialistas na área de inventário judicial e inventário extrajudicial e estão prontos para te atender. Entre em contato e agende uma consultoria especializada.
Segurança Pública
GDF autoriza a promoção de 287 policiais militares
O governador Ibaneis Rocha autorizou nesta quinta-feira (19) a redução do interstício para promoção de 220 praças e 67 oficiais da Polícia Militar (PMDF). A medida poderá antecipar em até 50% o tempo que cada policial militar precisa cumprir no posto ou graduação antes de ser promovido. A assinatura ocorreu no gabinete do chefe do Executivo, com a presença do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, da comandante-geral da Polícia Militar, Ana Paula Habka, do secretário de Economia, Ney Ferraz, e do deputado distrital Hermeto.
“Com a assinatura desse ato que faz a quebra de interstício dos oficiais e praças da PMDF, a gente espera que, a partir do dia 26, todos os militares já estejam fazendo uso desse benefício, que nada mais é do que um justo e merecido apoio do nosso governo às forças policiais que tanto nos auxiliam na defesa da sociedade e da população do Distrito Federal”, defendeu o governador Ibaneis Rocha.
Desde 2019, a atual gestão nomeou cerca de 6 mil profissionais para as forças de segurança do DF. A promoção dos militares é um reconhecimento pelo trabalho que eleva a capital entre os melhores índices de segurança pública do país, conforme explica o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
“O governador, reconhecendo o trabalho feito pelas corporações, também está prestigiando a Polícia Militar, como fez há poucos dias com o Corpo de Bombeiros. É uma justa redução de interstício, atendendo a mais de 200 praças e 40 oficiais. Agora, esses militares terão uma progressão de carreira muito merecida e que, com certeza, vai servir para que trabalhem ainda mais estimulados e continuem produzindo excelentes resultados em prol da nossa população”, defendeu Sandro Avelar.
Ana Paula Habka ressalta que a redução do interstício é importante para os profissionais se sentirem valorizados: “Temos uma legislação interna ainda um pouco arcaica. Então, é importante a assinatura desse decreto para evitar que o militar fique muito tempo no mesmo posto sendo que há vagas para assumir. Esse é mais um reconhecimento do nosso policial do dia a dia, que agora não precisa mais ficar 10 anos ou mais para ser promovido”.
Essa foi a segunda assinatura para promoção de militares feita nesta semana. Na terça-feira (17), Ibaneis Rocha autorizou a redução de interstício a 674 bombeiros, sendo 200 oficiais e 474 praças. Com essa promoção, o GDF superou a marca de 2,8 mil bombeiros beneficiados em 2024, a maior feita em um mesmo ano.
Mercado
Banco BRB e BRM Asset: parceria para o mercado imobiliário brasileiro
O Banco BRB e a BRM Asset anunciam parceria estratégica para atuação no mercado imobiliário em todo o País. A colaboração permitirá alocar até R$ 1 bilhão em diferentes estratégias de investimentos, entre elas, desenvolvimento, crédito e permuta imobiliária.
Para o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, esse acordo reforça a visão do Banco BRB em transformar a experiência urbana no Brasil, impulsionando a criação de empreendimentos imobiliários únicos que vão ao encontro do crescimento sustentável e da valorização das regiões onde estão inseridos.
“O Banco BRB tem como propósito oferecer experiências únicas e ser protagonista na vida de seus clientes. Esta parceria com a BRM Asset é um reflexo da nossa visão de banco completo e inovador, que vai além das soluções financeiras para fomentar o desenvolvimento das cidades e elevar a qualidade de vida das comunidades. Estamos confiantes de que estamos no caminho certo para gerar impacto positivo”, afirma Paulo Henrique Costa.
Pedro Fernandes , CEO da BRM Asset, destacou o compromisso da BRM em liderar iniciativas que promovem mudanças positivas para a sociedade.
“A BRM Asset tem o propósito de acelerar o desenvolvimento do mercado imobiliário, e a parceria com o Banco BRB é um marco nessa jornada. Estamos empenhados em acelerar os projetos de empreendedores imobiliários locais e apoiá-los com soluções financeiras e imobiliárias a desenvolver empreendimentos que representem uma oportunidade de investimento e um avanço real na forma como pensamos e vivemos o ambiente urbano. O acordo é a prova do potencial transformador do investimento em soluções que considerem, acima de tudo, a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas”, afirma Pedro Fernandes.
Entre as atividades previstas com a parceria, estão análises e avaliações de ativos imobiliários; gestão de carteira de investimentos imobiliários, incluindo monitoramento e implementação de estratégias; identificação e mitigação de riscos relacionados ao mercado; além de atuação conjunta para prospecção de negócios.
O acordo também prevê entregas como a disponibilização de linhas diferenciadas de crédito imobiliário; desenvolvimento de loteamentos residenciais e de incorporações voltadas para programas governamentais de habitações populares.
Sobre o Banco BRB
O Banco BRB é uma instituição financeira que se destaca por seu foco em oferecer soluções completas e inovadoras, gerando experiências únicas para os clientes. Com operações em diversas frentes, o banco está comprometido em impulsionar o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atua, fomentando o crescimento sustentável, e criando valor toda a comunidade. Eleito três vezes o banco de varejo mais inovador do País, pela revista International Banker, o BRB tem, atualmente, mais de 8,1 milhões de clientes e presença em 95% de todo o território nacional.
Sobre a BRM Asset
A BRM Asset é uma gestora de recursos independente especializada em ativos imobiliários. Formada por um time de com histórico de mais de 300 empreendimentos e mais de 40 anos de experiência na gestão de ativos imobiliários, a gestora origina, estrutura e gere investimentos em desenvolvimento e crédito, majoritariamente imobiliário, em diferentes estratégias de investimentos no Brasil e Estados Unidos, dentre elas, desenvolvimento residencial, crédito imobiliário, renda urbana e infraestrutura.
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