Cidades

Instaladas em 2014, câmeras de segurança continuam sem funcionar

em

Instaladas pela gestão anterior, 500 câmeras de segurança estão sem funcionar por não estarem ligadas ao sistema de monitoramento. Parte dos equipamentos não está nem mesmo conectada à rede elétrica. O projeto inicial previa a instalação de 835 aparelhos em áreas estratégicas.

O governo do Distrito Federal informou que um grupo de trabalho foi formado para avaliar a situação dos cabos de fibra ótica e da ligação à rede. A equipe também vai reavaliar se as câmeras estão posicionadas de modo a acompanhar a “mancha criminal” de cada região. O resultado é previsto para fevereiro.

O GDF diz desconhecer o número de câmeras instaladas e em funcionamento. O sistema foi elaborado pelo governo Agnelo e adquirido ao custo de R$ 26 milhões. A dívida com a empresa fornecedora era de R$ 6,5 milhões e foi quitada em agosto.

Sem as câmeras funcionando, a polícia tem uma ferramenta a menos para combater a criminalidade. Em dezembro, ladrões entraram na casa de um morador de Águas Claras e levaram todos os televisores, dinheiro e um filtro de água.

Os ladrões fugiram pela rua Manacá, onde há uma câmera instalada, que não funciona. “Da câmera da rua nós não temos informações. Se a polícia conseguiu eu não tenho essa informação”, afirmou o proprietário, que não quis se identificar.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile