Inscrições abertas para evento que antecede 8º Fórum Mundial da Água

Cidades

Inscrições abertas para evento que antecede 8º Fórum Mundial da Água

em

Pessoas de várias partes do mundo se reunirão em Brasília, em 27 e 28 de junho, para o primeiro grande evento antes da oitava edição do Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em 2018. Para se inscrever gratuitamente, basta acessar o site e preencher o formulário. São 500 vagas, e o prazo se encerra em 20 de junho. O evento será no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Segundo o secretário-executivo do 8º Fórum Mundial da Água, Rodrigo Barbosa, 250 pessoas de diversos países já se inscreveram. Não há pré-requisitos para participar.

No encontro preliminar, serão levantados os temas que basearão o fórum de março de 2018. De acordo com o secretário-executivo, haverá encontros semelhantes em outros países, com o mesmo objetivo: adiantar o que se discutirá no evento mundial. Brasília ainda deve ter outras duas reuniões como essa em 2017.

Dinâmica
Durante dois dias, os participantes farão parte de grupos divididos em: temático, que debaterá os assuntos abordados no fórum; político, que reunirá governantes e parlamentares na discussão de estratégias que envolvam a água; regional, que dissertará sobre as perspectivas locais em várias partes do mundo; e sustentável, que abordará perspectivas do uso consciente do recurso hídrico.

Brasília será o primeiro local no Hemisfério Sul a receber o fórum mundial. O evento, que ocorre a cada três anos, já passou por Daego, na Coreia do Sul (2015); Marselha, na França (2012); Istambul, na Turquia (2009); Cidade do México, no México (2006); Kyoto, no Japão (2003); Haia, nos Países Baixos (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997). Em 2016, o lema será Compartilhando Água.

“Há uma conexão histórica e geográfica de Brasília com a água. Temos duas das principais bacias brasileiras. Esse evento deixará para a capital federal um legado de conscientização da comunidade, sem contar com a definição de projetos e o aperfeiçoamento de políticas públicas”, resume Barbosa.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile