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Mix gastronômico e cultural

Ingredientes brasileiros dão um toque especial à culinária japonesa do Haná

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Foto/Imagem: Divulgação


Há mais de cem anos, os sashimis, que são um dos ícones da culinária nipônica, chegaram ao Brasil. Os relatos históricos apontam que o peixe veio na bagagem dos primeiros imigrantes que vieram trabalhar em São Paulo.

Com a chegada da nova cultura gastronômica, marcada pela simplicidade e frescor dos alimentos, as tradições alimentares sofreram modificações ao longo dos anos. Atualmente, ingredientes brasileiros foram incorporados às receitas japonesas, promovendo assim, um mix das gastronomias e culturas.

No DF, o Haná foi um dos primeiros restaurantes a aderir a essa diversidade. Em seu cardápio é fácil encontrar sushi com cream cheese ou sashimis que levam em sua composição couve, pimenta biquinho e até o maracujá.

“Podemos dizer que a união aconteceu de forma natural. Nossos sushimans sempre fizeram testes de sabores para inovar em nosso cardápio. Por outro lado, não é tão simples encontrar todos os ingredientes japoneses a disposição e é aí que entra a criatividade com as devidas substituições ou incorporações”, afirma Raimundo Neto, gerente do Haná Restaurante Japonês.

Entre as criações do restaurante, alguns dos destaques podem ser solicitados via delivery. É o caso do Jyo de Maracujá (R$ 19,90 – 5 unidades) – salmão envolto no arroz e cream cheese com calda de maracujá; o Sashimi de Anchova (R$ 19,90 – 5 unidades) – anchova cortada em fatias e o Jyo com Shimeji (R$ 19,90 – 5 unidades) – tira de salmão envolto no arroz com cream cheese e shimeji.

Já quem participa do Rodízio Premium (R$ 107,90 por pessoa) pode saborear além dos destaques outras criações exclusivas como por exemplo: o Jyo de salmão com cream cheese – salmão envolto no arroz e cream cheese; o Dragon Haná – tilápia, patê de salmão e couve frita e o Fritinho – massa harumaki, salmão, cream cheese e alho poró. Por meio de uma ficha individual o comensal seleciona as iguarias que são levadas até a mesa. O rodízio também dá direito aos itens que compõem a pista quente e fria e que conta com mais de 40 variedades de sushis durante a semana, 55 opções diferentes nos fins de semana e 16 opções de pratos quentes.

Caipirinha oriental

A bebida que melhor caracteriza a cultura alimentar japonesa é o saquê. Trata-se de uma bebida alcoólica, com tradição milenar de produção, derivada do arroz. No mercado, atualmente, existem vários tipos de saquê, que podem ser servidos quentes, em temperatura ambiente ou gelados, harmonizando com a comida, assim como o vinho.

Já no Brasil, o drinque mais conhecido é a caipirinha. Feita com cachaça ou com bebida destilada, no Haná ela ganhou uma versão suave feita com saquê. Há quem chame esse drinque nipo-brasileiro de caipisaquê ou caipirinha oriental. No Haná Restaurante Japonês a bebida é servida nos sabores morango ou kiwi.

Atualizado em 20/05/2021 – 15:35.

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  1. Pingback: Restaurantes de Brasília preparam pratos especiais para o Dia dos Pais

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Açaí do Ninja

De feirante a empresário de sucesso: Carlos Henrique e sua indústria de açaí

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Carlos Henrique Açaí do Ninja
Foto/Imagem: Divulgação/Açaí do Ninja

As dificuldades que surgem ao longo do caminho podem se tornar a força motriz para um destino de sucesso. Esse é o caso de Carlos Henrique, jovem empreendedor que, em 2015, aos 18 anos, ajudava a família em uma frutaria em Goiânia. Movido por sua paixão pelo açaí e por uma visão empreendedora, ele decidiu inovar ao oferecer porções de açaí com frutas na frutaria de seus pais. Com a popularidade crescente do produto, Carlos e sua esposa deram o próximo passo e montaram um delivery em casa, criando as bases para o que viria a ser a marca Açaí do Ninja.

Com ideias inovadoras e um espírito resiliente, a empresa cresceu e se transformou em uma franquia consolidada, que hoje conta com mais de 80 unidades em Goiás. A marca oferece receitas exclusivas, resultado de anos de testes e aprimoramentos, garantindo sabores marcantes, cremosidade e versatilidade que conquistam os clientes. A produção é feita em uma indústria própria, com matéria-prima de alta qualidade vinda diretamente da região Norte do Brasil e seguindo rigorosos padrões de higiene.

Agora, o Açaí do Ninja expande suas operações para a Capital Federal, trazendo um conceito de franquia de alimentação que agrada a todos os paladares. O cardápio diversificado inclui um self-service com 24 sabores de sorvetes, 5 tipos de açaí e 1 de cupuaçu, além de tigelas prontas com acompanhamentos e uma linha de pratos quentes, como tapiocas, mistos e omeletes. “Hoje, estamos em plena expansão para todo o Brasil, com uma indústria de alta capacidade de produção e uma equipe qualificada”, afirma Carlos Henrique, CEO da marca.

Carlos Henrique destaca que o futuro da marca inclui a expansão pelo modelo de franquias em todo o território nacional e a projeção de levá-la além das fronteiras, gerando empregos e valorizando a cultura do açaí. “Cada tigela de açaí que servimos carrega um pedaço do nosso coração. Mais do que uma empresa, nós construímos uma família”, completa o empresário.

Atualizado em 22/11/2024 – 23:41.

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Brasília

Você conhece o Yolo? Clube oferece descontos em mais de 300 restaurantes

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Yolo Club
Foto/Imagem: DZ6 Foto e Vídeo

O clube de descontos Yolo está transformando a forma como os apaixonados por gastronomia desfrutam das melhores experiências culinárias em Brasília. Sucesso na capital federal, a plataforma chegou em São Paulo neste ano e deve alcançar mais cidades do país em 2025. Mas o que é o Yolo? Victor Thomé, empresário e fundador, explica que com mais de 300 restaurantes parceiros, o clube oferece um benefício irresistível: ao pedir o primeiro prato principal, o segundo sai de graça.

De acordo com ele, essa vantagem se aplica a uma ampla variedade de estabelecimentos, desde refeições rápidas, como hambúrgueres gourmet, até jantares sofisticados em restaurantes de alta gastronomia. “Brasília desponta como a cidade líder no uso do Yolo, tanto em número de restaurantes participantes quanto em assinantes. Só na capital, somamos mais de 30 mil usuários atualmente”, pontua.

Com uma demanda crescente, a empresa planeja expandir o serviço para mais de 10 cidades até 2025, oferecendo ainda mais possibilidades aos usuários que buscam economizar sem abrir mão de qualidade e diversidade na hora de escolher onde comer.

Rodrigo Melo, chef e sócio do restaurante Cantucci Osteria, é um dos parceiros do Yolo. Junto à ferramenta há quase um ano, ele conta que a plataforma possibilita um aumento significativo no número de clientes da casa, principalmente em datas comemorativas, como a Black November, em que o Yolo oferece descontos durante todo o mês. “Percebemos uma grande mudança quando há clientes da plataforma no restaurante. Esta é uma parceria importante para nós e estamos com a expectativa alta para os próximos meses, com as nossas vendas, mas principalmente com a participação do Yolo”, destaca.

Conheça o Yolo

Com mais de 300 restaurantes parceiros, o Yolo nasceu há 7 anos e vem revolucionando o acesso a boa gastronomia de Brasília. Ele possibilita aos usuários o ganho de um prato principal ao pedir outro. O programa funciona de forma presencial, e conta com duas novidades: delivery e take out. Com casas como Santé Lago, Cantucci Osteria, Dudu Bar, Chicago Prime, Ouriço, Veloce, Picanhas do Sul, Mercado Del Puerto, Confraria do Camarão, Blend Boucherie, Italianissimo, Saveur Bistrot, Vitorino, entre outras, são parceiras do clube.

Black November

Com um número recorde de restaurantes parceiros, inclusive em São Paulo, a expectativa está em alta. Além dos descontos mais agressivos já oferecidos dentro da plataforma, durante o mês de novembro, os clientes poderão adquirir o pacote anual, com uma redução de mais de 60% do valor total. O Yolo também prepara sorteios exclusivos. “Acreditamos que essa será a maior Black November da história do Yolo, com um aumento significativo tanto de clientes recorrentes quanto de novos usuários, que entram em grande número nessa época”, reforça Thomé.

Atualizado em 22/11/2024 – 23:52.

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