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Mix gastronômico e cultural

Ingredientes brasileiros dão um toque especial à culinária japonesa do Haná

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Foto/Imagem: Divulgação


Há mais de cem anos, os sashimis, que são um dos ícones da culinária nipônica, chegaram ao Brasil. Os relatos históricos apontam que o peixe veio na bagagem dos primeiros imigrantes que vieram trabalhar em São Paulo.

Com a chegada da nova cultura gastronômica, marcada pela simplicidade e frescor dos alimentos, as tradições alimentares sofreram modificações ao longo dos anos. Atualmente, ingredientes brasileiros foram incorporados às receitas japonesas, promovendo assim, um mix das gastronomias e culturas.

No DF, o Haná foi um dos primeiros restaurantes a aderir a essa diversidade. Em seu cardápio é fácil encontrar sushi com cream cheese ou sashimis que levam em sua composição couve, pimenta biquinho e até o maracujá.

“Podemos dizer que a união aconteceu de forma natural. Nossos sushimans sempre fizeram testes de sabores para inovar em nosso cardápio. Por outro lado, não é tão simples encontrar todos os ingredientes japoneses a disposição e é aí que entra a criatividade com as devidas substituições ou incorporações”, afirma Raimundo Neto, gerente do Haná Restaurante Japonês.

Entre as criações do restaurante, alguns dos destaques podem ser solicitados via delivery. É o caso do Jyo de Maracujá (R$ 19,90 – 5 unidades) – salmão envolto no arroz e cream cheese com calda de maracujá; o Sashimi de Anchova (R$ 19,90 – 5 unidades) – anchova cortada em fatias e o Jyo com Shimeji (R$ 19,90 – 5 unidades) – tira de salmão envolto no arroz com cream cheese e shimeji.

Já quem participa do Rodízio Premium (R$ 107,90 por pessoa) pode saborear além dos destaques outras criações exclusivas como por exemplo: o Jyo de salmão com cream cheese – salmão envolto no arroz e cream cheese; o Dragon Haná – tilápia, patê de salmão e couve frita e o Fritinho – massa harumaki, salmão, cream cheese e alho poró. Por meio de uma ficha individual o comensal seleciona as iguarias que são levadas até a mesa. O rodízio também dá direito aos itens que compõem a pista quente e fria e que conta com mais de 40 variedades de sushis durante a semana, 55 opções diferentes nos fins de semana e 16 opções de pratos quentes.

Caipirinha oriental

A bebida que melhor caracteriza a cultura alimentar japonesa é o saquê. Trata-se de uma bebida alcoólica, com tradição milenar de produção, derivada do arroz. No mercado, atualmente, existem vários tipos de saquê, que podem ser servidos quentes, em temperatura ambiente ou gelados, harmonizando com a comida, assim como o vinho.

Já no Brasil, o drinque mais conhecido é a caipirinha. Feita com cachaça ou com bebida destilada, no Haná ela ganhou uma versão suave feita com saquê. Há quem chame esse drinque nipo-brasileiro de caipisaquê ou caipirinha oriental. No Haná Restaurante Japonês a bebida é servida nos sabores morango ou kiwi.

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Vista panorâmica

Tivoli Mofarrej São Paulo abre café da manhã para não-hóspedes

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Tivoli Mofarrej São Paulo - café da manhã panorâmico
Foto/Imagem: Fred Kendi

Imagine começar o dia com a melhor vista da cidade e saborear um café da manhã de hotel cinco estrelas. No Tivoli Mofarrej São Paulo, isso é possível. Localizado no 23º andar do hotel, o restaurante, que é aberto ao público, oferece um menu repleto de opções deliciosas e sofisticadas, assinado pelo chef executivo Danilo Brasil.

A panificação do hotel é artesanal, com pães frescos preparados diariamente, incluindo o tradicional pão de queijo brasileiro. Os croissants e pain au chocolat são cuidadosamente assados para atingir a textura perfeita – crocantes por fora e macios por dentro. A variedade inclui ainda bolos caseiros, donuts frescos e delicadas tarteletes doces que adicionam um toque especial à experiência.

Dentre os destaques do menu à la carte estão as omeletes personalizadas com diversos recheios, os clássicos ovos beneditinos, ovos pochê, tapioca, waffles e panquecas. Os visitantes também podem se deliciar com salmão defumado, uma refinada seleção de frios importados e queijos especiais.

Para quem tem restrições alimentares, o café da manhã conta com uma estação completa sem glúten com pães especiais, uma variedade de iogurtes, além de uma seleção criteriosa de frutas frescas da estação e um menu dedicado com opções veganas e vegetarianas, incluindo leites vegetais para as bebidas.

Para completar a experiência, o hotel oferece diversas opções de cafés da marca Nespresso, como cappuccino, latte e iced macchiato, além de chás, água aromatizada, sucos naturais, e, aos finais de semana e feriados, espumante para tornar o momento ainda mais especial.

O café da manhã no Tivoli Mofarrej São Paulo é servido diariamente das 6h30 às 10h30, com horário estendido até às 11h nos fins de semana e feriados. Adultos pagam R$ 135 (por pessoa), com taxa de serviço opcional; crianças de 7 a 12 anos, têm 50% de desconto; e crianças com até 6 anos de idade, não pagam. Vale lembrar que, não é necessário reserva prévia e o pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão.

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Açaí do Ninja

De feirante a empresário de sucesso: Carlos Henrique e sua indústria de açaí

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Carlos Henrique Açaí do Ninja
Foto/Imagem: Divulgação/Açaí do Ninja

As dificuldades que surgem ao longo do caminho podem se tornar a força motriz para um destino de sucesso. Esse é o caso de Carlos Henrique, jovem empreendedor que, em 2015, aos 18 anos, ajudava a família em uma frutaria em Goiânia. Movido por sua paixão pelo açaí e por uma visão empreendedora, ele decidiu inovar ao oferecer porções de açaí com frutas na frutaria de seus pais. Com a popularidade crescente do produto, Carlos e sua esposa deram o próximo passo e montaram um delivery em casa, criando as bases para o que viria a ser a marca Açaí do Ninja.

Com ideias inovadoras e um espírito resiliente, a empresa cresceu e se transformou em uma franquia consolidada, que hoje conta com mais de 80 unidades em Goiás. A marca oferece receitas exclusivas, resultado de anos de testes e aprimoramentos, garantindo sabores marcantes, cremosidade e versatilidade que conquistam os clientes. A produção é feita em uma indústria própria, com matéria-prima de alta qualidade vinda diretamente da região Norte do Brasil e seguindo rigorosos padrões de higiene.

Agora, o Açaí do Ninja expande suas operações para a Capital Federal, trazendo um conceito de franquia de alimentação que agrada a todos os paladares. O cardápio diversificado inclui um self-service com 24 sabores de sorvetes, 5 tipos de açaí e 1 de cupuaçu, além de tigelas prontas com acompanhamentos e uma linha de pratos quentes, como tapiocas, mistos e omeletes. “Hoje, estamos em plena expansão para todo o Brasil, com uma indústria de alta capacidade de produção e uma equipe qualificada”, afirma Carlos Henrique, CEO da marca.

Carlos Henrique destaca que o futuro da marca inclui a expansão pelo modelo de franquias em todo o território nacional e a projeção de levá-la além das fronteiras, gerando empregos e valorizando a cultura do açaí. “Cada tigela de açaí que servimos carrega um pedaço do nosso coração. Mais do que uma empresa, nós construímos uma família”, completa o empresário.

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