Cidades
Ibaneis antecipa lockdown no Distrito Federal para 0h deste sábado (27)
O Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu antecipar as restrições ao comércio e serviços, que começariam na segunda-feira (1º), em meio ao agravamento da pandemia de Covid-19. Segundo o Executivo local, atividades não essenciais devem fechar as portas, a partir da 0h deste sábado (27), durante todo o dia. O GDF afirma que apenas serviços essenciais poderão funcionar.
A medida ocorre no mesmo dia em que a capital conta com a disponibilidade de apenas dois leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), entre as 180 vagas registradas para infectados pela Covid-19. A medida visa evitar ainda o contágio de possíveis variantes do novo coronavírus.
Decreto anterior
No decreto de mais cedo, que começaria a valer na segunda-feira, 1º de março, estava prevista a manutenção dos seguintes serviços:
- Supermercados
- Hortifrutigranjeiros
- Minimercados
- Mercearias
- Postos de combustíveis
- Comércio de produtos farmacêuticos
- Clínicas e consultórios médicos e odontológicos
- Laboratórios e farmacêuticas
- Clinicas veterinárias
- Comércio atacadista
- Lojas de medicamentos veterinários
- Igrejas e templos
- Funerárias e serviços relacionados
- Lojas de conveniência
- Escolas, faculdades e universidades da rede privada de ensino
Há expectativa de que a lista permaneça a mesma, mesmo com a antecipação das restrições. As normas anteriores também previam a proibição de venda de bebidas alcoólicas, das 20h às 5h.
Coronavírus no DF
Nesta semana, o registro diário de novos casos da Covid-19 no Distrito Federal chegou ao mesmo patamar que em setembro de 2020. A capital confirma mais de mil contaminados, diariamente, desde quarta-feira (24), conforme dados da Secretaria de Saúde (SES-DF).
Apenas em fevereiro, o DF registrou 17.801 novos infectados, chegando ao total de 294.911 desde o início da pandemia. Nas últimas 24 horas, houve 1.129 diagnósticos.
As vítimas da pandemia na capital federal somam 4.554.