Cidades
Homenagem à padroeira do Brasil reúne 50 mil pessoas na Esplanada
Larissa Sarmento
Cerca de 50 mil fiéis participaram, na noite desta quinta-feira (12), da homenagem ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília.
Acompanhado da mãe, Teresa Rollemberg, o governador Rodrigo Rollemberg assistiu à missa solene presidida pelo arcebispo de Brasília, cardeal dom Sergio da Rocha.
Durante a celebração, que ocorreu no gramado central da Esplanada dos Ministérios, próximo à Catedral Metropolitana, os fiéis receberam uma chuva de pétalas de rosas, distribuídas por um helicóptero do Corpo de Bombeiros que sobrevoou o local.
Edsionice Lemes, de 52 anos, veio de Santa Maria em um ônibus com o grupo da igreja para assistir à cerimônia. A devota de Nossa Senhora, muito emocionada, disse ter ido para agradecer às graças que recebeu. “Ela me ajuda muito e sempre me ajudou a cuidar da minha família.”
Após a missa, teve início a procissão, no quadrilátero em frente à catedral, com a imagem da padroeira. Durante o percurso, foram três bênçãos: pelos doentes, pelos governantes e pelas famílias.
Para o governador, esse tipo de celebração enche o coração de esperança. Ele aproveitou para pedir dias melhores para a população de Brasília. “Que possamos ter chuvas generosas para abastecer nossos reservatórios, que tenhamos inspiração e coragem para fazer o melhor pra cidade”, comentou.
As atividades na Esplanada nesta quinta (12) começaram às 8h30, com a missa dedicada às crianças. O trânsito no local foi interrompido durante as homenagens e reaberto após a dispersão dos religiosos.
Em 2017, o evento celebra também os 300 anos de quando três pescadores encontraram a imagem da Nossa Senhora Aparecida, nas águas do Rio Paraíba do Sul.