Expatriados digitais
Home office: trabalhando para empresas no exterior sem sair do Brasil
A expansão do home office, impulsionada pela pandemia de Covid-19, trouxe grandes transformações ao mundo corporativo e abriu fronteiras para o mercado de trabalho. Nos últimos meses, empresas de várias partes do mundo estão buscando no Brasil talentos para compor seus times. Conhecidos como nômades ou expatriados digitais, esses profissionais não precisam nem de passaporte para trabalhar fora do país e, muitas vezes, nem de inglês fluente. De casa mesmo realizam o serviço e prestam contas para seus superiores.
Entre as demandas de vagas, as principais estão na área de Tecnologia da Informação (TI). “Muitos profissionais da área de TI no Brasil estão sendo requisitados por empresas estrangeiras. O movimento já existia antes da pandemia, mas foi acelerado pelo isolamento social e a desvalorização do real frente ao dólar. Com a moeda nacional mais fraca, contratar mão de obra brasileira virou solução mais barata para as companhias, enquanto para os brasileiros, o salário torna-se relativamente mais alto. Além de impulsionar o currículo, muitos profissionais buscam essa oportunidade como forma de transição, pois já têm o desejo de morar fora e precisam de um estímulo, sendo o trabalho à distância”, explica o professor Alexandre Loureiro, coordenador dos cursos de pós-graduação em Inteligência Artificial e pós-graduação em Aplicativos Móveis, do Centro Universitário IESB. Segundo ele, entre os países mais interessados nos brasileiros estão Canadá, Portugal, China e Estados Unidos.
É o caso do frontend engineer Renan Bandeira. Morador de Fortaleza, desde fevereiro deste ano ele trabalha para a Chili Piper, uma empresa americana remote-first, na qual o trabalho remoto é a principal opção, levando em consideração a cultura, o bem-estar e a tecnologia. Localizada em Nova Iorque, a empresa possui funcionários em toda parte do mundo. “Hoje nós somos 101 pessoas na equipe, divididos em 22 países e 84 cidades”, afirma Renan, que já se adaptou à nova rotina. “Eu trabalho no mesmo horário comercial que trabalhava antes, mas cada um faz a sua agenda. A única exigência da empresa é que todos estejam presentes nas reuniões on-line, normalmente marcadas entre 10h e 13h”, conta o programador.
E os benefícios são tanto para as empresas, quanto para os contratados no Brasil. “Acredito que o principal seja financeiro, uma vez que o dólar, o euro e a libra estão acima de cinco reais. Uma empresa dos EUA, por exemplo, consegue contratar um bom programador brasileiro pagando 50 a 70% do que ela pagaria pela mão de obra americana, e isso equivale a mais do que o dobro do que um programador brasileiro normalmente conseguiria trabalhando para o Brasil. Além disso, eu diria que é um aprendizado parecido com um intercâmbio, onde você tem acesso a diversas culturas e se abre para o mundo, praticando outro idioma e aprendendo mais sobre outras nacionalidades”, afirma Bandeira.
E para quem busca trabalhar de home office para empresas no exterior sem sair do Brasil, Renan Bandeira orienta se preparar bem e acreditar no potencial. “É muito importante a gente não ceder à síndrome do impostor, que normalmente nós temos. Muitas vezes, pensamos que somos incapazes, que não temos inglês bom o suficiente ou que não somos tão bons tecnicamente, e isso deve ser deixado de lado. É claro que as primeiras entrevistas em outro idioma podem nos deixar nervosos, mas logo nos acostumamos. Para isso, uma dica é buscar vagas em sites, como o WeWorkRemotely e Angel List, e se candidatar a algumas vagas. Uma vez que há uma primeira entrevista em outro idioma, o candidato terá um feedback sobre o seu conhecimento e, aos poucos, perderá esse medo”, afirma.
Sobre a forma de pagamento, Renan explica que é feito um contrato e existem duas modalidades. “É possível receber como pessoa física ou jurídica. A maioria das pessoas opta por receber como pessoa jurídica. Ao ser contratado, é necessário ter conta em um serviço que faça remessa do exterior para o Brasil”, orienta Bandeira.
Live para discutir o tema
Quer mais dicas? Para explicar sobre como trabalhar de home office para empresas no exterior sem sair do Brasil, o Centro Universitário IESB convidou Renan Bandeira e um time de experts para uma live nesta quarta, 12 de maio, às 19h30. O evento é aberto ao público e será mediado pelo professor Alexandre Loureiro, coordenador dos cursos de pós-graduação em Inteligência Artificial e pós-graduação em Aplicativos Móveis do IESB. Participam também como convidados: o Data Scientist e mestre em Sistemas Mecatrônicos, Mateus Mendelson; Renê Xavier, desenvolvedor e professor de iOS no IESB; Arthur Andrade, senior Software Engineer at X-Team; e Eduardo Chapola, Technical Recruiter at X-Team.
Atualizado em 12/05/2021 – 18:07.
Secretaria de Justiça e Cidadania
Carreta do Na Hora estará em Samambaia nesta sexta (22) e sábado (23)
Dois dias de atendimento de serviços prestados por órgãos públicos estarão disponíveis para a comunidade na Unidade Móvel do Na Hora em Samambaia. A carreta estará nesta sexta-feira (22), das 9h às 16h, e no sábado (23), das 9h às 12h, em frente à administração regional da cidade.
A unidade móvel oferece à população serviços do BRB, Caesb, Codhab, Detran-DF, INSS, Neoenergia, Procon-DF, Receita Federal, entre outros. O Na Hora é vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF).
“Essa é a grande oportunidade de a comunidade local resolver as suas pendências ao lado de casa. A Carreta do Na Hora concentra os serviços prestados por órgãos públicos aos cidadãos e isso desburocratiza os serviços. E a Sejus trabalha para isso: facilitar a vida da população do DF. O Na Hora traz agilidade e conforto e prioriza a cidadania”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Lançada em fevereiro de 2022, a unidade móvel do Na Hora já promoveu 34.452 atendimentos à população. Também chamada de Carreta do Na Hora ou Na Hora Móvel, a iniciativa busca facilitar o acesso do cidadão, especialmente daqueles que vivem nas regiões mais distantes e vulneráveis do Distrito Federal, aos serviços de órgãos parceiros.
Atualizado em 21/11/2024 – 14:42.
Nesta sexta (22) e sábado (23)
Terceira edição do Dia do Cidadão chega à Rodoviária do Plano Piloto
Em comemoração ao Dia do Cidadão, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promove atividades nesta sexta-feira (22) e no sábado (23), com o tema Novembro Azul, campanha voltada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa, que está na terceira edição, ocorre na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, das 9h às 16h.
O objetivo é atender homens em situação de risco e vulnerabilidade social, especialmente os desempregados, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para reconhecimento da paternidade voluntária. A DPDF também ofertará sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade. Uma das unidades móveis de atendimento itinerante estará no local para dar apoio.
“O Dia do Cidadão promove a integração social ao facilitar o acesso à Justiça e oferecer atendimentos que garantem os direitos básicos da população em situação de vulnerabilidade”, resume o defensor público-geral, Celestino Chupel.
Coordenador da ação, Celso Murilo de Britto lembra que a iniciativa também contribui para a redução do número de processos em tramitação no Judiciário. “Vários casos podem ser resolvidos de forma extrajudicial, por meio da mediação e da conciliação”, aponta. “Da mesma forma, oferecemos o reconhecimento voluntário de paternidade durante o evento”.
Desempregado, o podador de árvores Marco Andrade Araújo, morador do Arapoanga, em Planaltina, esteve na segunda edição do Dia do Cidadão. “Com essa ajuda, os desempregados ganham força para buscar uma vida melhor e mais digna, com mais oportunidades de sustento”, afirma. “É uma forma concreta de inclusão social e de garantir que todos tenham uma chance justa de recomeçar”.
Serviços oferecidos
A ação contará com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), que levará os serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com vagas de emprego, cesta do trabalhador, CTPS Digital e orientações sobre os cursos ofertados pela pasta, o programa Prospera (microcrédito) e seguro-desemprego.
Ainda no campo de trabalho, o Instituto Fecomércio-DF oferecerá oportunidades de inscrição em cursos gratuitos profissionalizantes e materiais informativos. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-DF) oferecerá serviços de orientação do trabalhador, apoio ao trabalhador desempregado e expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) também participa, disponibilizando 30 senhas para o atendimento da população. Por sua vez, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) levará serviços do Na Hora. Por fim, haverá ainda corte de cabelo e barba.
Atualizado em 21/11/2024 – 13:45.
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