Hemocentro celebra o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Cidades

Hemocentro celebra o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

em

Nesta sexta-feira (25), quem for à Fundação Hemocentro de Brasília para doar sangue encontrará uma tenda na área externa com várias atrações e atividades feitas para valorizar o gesto. A data marca o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue de 2016, criado para aumentar o estoque para os meses de janeiro e de dezembro, quando a demanda aumenta, mas o número de doações diminui.

Desde terça-feira (22) até o sábado (26), o Hemocentro organiza atrações para comemorar a Semana Nacional do Doador Voluntário, estipulada em 1964 para aumentar a adesão das pessoas no fim do ano. Atividades feitas por voluntários incluem limpeza de pele, corte de cabelo, atrações musicais e cursos de maquiagem.

Segundo a fundação, a média de doadores aumenta de 200 para até 700 pessoas por dia durante a semana. O prazo de uso do material coletado é de aproximadamente 40 dias, mas o estoque da semana permite que as doações de dezembro sejam usadas em janeiro, e as de janeiro, em fevereiro. A semana comemorativa de 2015 fez com que o Hemocentro estivesse provido até o carnaval.

Rollemberg participou da campanha

Para estimular a população e demonstrar que não há perigo no processo, representantes do Executivo local doaram sangue na manhã de hoje. “É um ato de solidariedade, e as pessoas têm que perceber que doar não dói”, falou o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, enquanto tinha o sangue coletado. Nos leitos ao lado de Rollemberg estavam secretários de Estado e diretores de órgãos do governo.

O governador aproveitou a ocasião para visitar as instalações e aprender sobre o funcionamento da fundação com os servidores locais. Ele acompanhou os processos de coleta e aprendeu porque certos cuidados devem ser tomados antes do procedimento. “As pessoas têm que cumprir todas as determinações do Hemocentro para doar com segurança” avaliou.

O padeiro Antônio Carlos, de 41 anos, foi surpreendido com o que encontrou. Depois da doação, passou na tenda externa onde as atrações ocorrem sem saber da comemoração do dia. “É muito importante essa semana do doador e ter a presença dos secretários e do governador. Falta mais divulgação para o Hemocentro”, disse.

Fundação Hemocentro de Brasília economizou R$ 10 milhões

Após fazer uma parceria com a Controladoria-Geral do Distrito Federal, o Hemocentro conseguiu fazer uma economia de R$ 10 milhões em custos contratuais. A diminuição de gastos ocorreu devido a mudanças na gestão de órgãos de Brasília.

O Hemocentro de Brasília funciona de segunda a sábado, das 7 às 18 horas, no Setor Médico-Hospitalar Norte (Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3, Asa Norte). Todo o processo de doação dura, em média, uma hora e quinze minutos. A fundação também coleta plaquetas e cadastra doadores de medula óssea.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile