Programe-se

Guará recebe exposição em homenagem ao rock de Brasília

em

Luciana Ribeiro

A exposição Temos Nosso Próprio Tempo é um projeto de exibição de acervo do museu da música do Guará. A apresentação do material envolve música, fotografia e vídeo arte. A ideia principal do projeto é retratar a história do rock de Brasília, através das experiências e do acervo coletado ao longo de vinte anos por Ricardo Retz. Entre flyers, cartazes de show, fitas piratas, demos, Lps, Cds, Set lists e fanzines a coleção faz um resgate da memória musical do rock de Brasília.

O curador da exposição é Ricardo Retz, 46, talvez o maior entusiasta do rock e produtor cultural de Brasília. No início dos anos 90, Ricardo começou a trabalhar em uma empresa de reciclagem. Ao encontrar muitos discos no lixo, Ricardo que já colecionava vinis, teve a ideia de coletar os Lps e ao mesmo tempo resgatar a cultura. Dessa forma, recolhendo vinis descartados nas ruas, ou até mesmo pedindo de porta em porta, sua coleção foi sendo construída. Além de idealizador do Museu da Música, Ricardo Retz é conselheiro regional de cultura do Guará, DJ e produtor cultural.

Atualmente, o acervo do Museu da Música de Ricardo Retz, possui um vasto catálogo não só de cartazes e flyers de seus próprios eventos, mas uma rica coleção de gravações piratas, recortes de jornais e revistas. E ainda, mais de 7 mil vinis, 2 mil fitas cassetes, 1.500 compactos, 500 VHS, figurinhas e recortes de publicações relacionadas à música, set list dos diversos shows que assistiu, ingressos, credenciais, cartazes, panfletos, além de vários tocadores.

Contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura – FAC, Secretaria de Cultura e Governo do Distrito Federal, a exposição (entrada franca) acontecerá do dia 16 de maio a 14 de junho, das 10h às 20h, na Casa da Cultura, QE 25, Guará II. Durante o período da exposição haverá dois shows, o de abertura, no dia 19 de maio, com as bandas: Felipe K, Alínea 11, Dog Savanna e Raro Kerer. E o de fechamento com as bandas: C. Cia, Helen Dieb, Macarius Fusion e Kalibre.





Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile