Cidades
Governo entrega certificado a blocos de Carnaval ‘mais limpos’ de 2016
O governo do Distrito Federal anunciou na manhã desta quinta-feira a lista de blocos de rua “mais limpos” do Carnaval de 2016. As agremiações Carnapati, Bloco do Seu Júlio, Agoniza Mas Não Morre, Maria Vai Casoutras, Calango Careta, Lordes do Areal e Águas Claras e Menino de Ceilândia foram as mais comprometidas com o recolhimento dos resíduos, segundo a avaliação do Buriti.
A festa considerada “mais limpa” e vencedora do prêmio foi o Bloco do Seu Júlio, tradicional em Planaltina. O produtor cultural Júlio Castelo, que dá nome ao bloco, recebeu o certificado durante a cerimônia. Os servidores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) também foram homenageados.
“Um item que a população inteira elogiou foi a postura dos servidores do SLU. Houve blocos em que, assim que os foliões passavam, os trabalhadores vinham atrás recolhendo o lixo”, declarou o governador Rodrigo Rollemberg. A campanha “Bloco Brasília Limpa” tentava conscientizar organizadores e foliões e reduzir a sujeira deixada após os eventos.
Durante a premiação, os membros da Companhia de Teatro Mapati fizeram uma
performance em meio às autoridades. Com fantasias e uma letra improvisada em cima da música “Hoje”, de Ludmilla, eles dançaram e batucaram no salão do Buriti. “Só não trouxemos confete para não sujar o piso”, disse uma das artistas.
A diretora do SLU, Eliana Kátia Campos, afirmou que a maioria dos blocos de rua foram até a sede do órgão em busca de sacos plásticos e locais para destinação do lixo. “Trabalhamos de forma integrada com a Secretaria de Segurança Pública, a Agefis, a Secretaria de Cultura, e também com os organizadores”, disse.
A gestora também elogiou a atuação dos 2.976 garis que trabalharam durante a folia. “Os garis trabalharam até de madrugada, mas com uma energia muito boa. Vi trabalhadoras sambando com as vassouras. Eles contribuíram muito para que no dia seguinte a população encontrasse uma cidade limpa.”
Divididos em três turnos para fazer a limpeza antes, durante e após os blocos, os funcionários recolheram 176,5 toneladas no pré-carnaval e nos quatro dias de folia. Pela internet, os blocos fizeram campanhas pedindo que os foliões cuidassem do próprio lixo e evitassem garrafas de vidro, espetos e outros materiais considerados perigosos.
Após a cerimônia, Rollemberg deixou o saguão do Palácio do Buriti sem falar com a imprensa. Às voltas com a fuga de dez detentos no Complexo Penitenciário da Papuda no último domingo (21), a secretária de Segurança Pública, Márcia de Alencar, compareceu ao local, mas não fez declaração durante ou após o evento.