Cidades
Governo do DF poderá pegar empréstimos internacionais para captação de água
Franci Moraes
Aprovado por três comissões, na manhã desta terça-feira (17), o projeto (PL nº 1762/2017) que autoriza o Executivo a contratar operação de crédito com bancos internacionais até o valor de US$ 41,1 milhões de dólares para financiar a implantação do Programa Brasília Capital das Águas. Além de bancos internacionais, também estão autorizadas as instituições financeiras internacionais, organismo multilaterais e bilaterais. As operações podem ser feitas com ou sem garantia da União.
O texto foi aprovado na íntegra pelas comissões de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), Constituição e Justiça (CCJ) e Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCMAT). A matéria segue agora para plenário.
Crise hídrica – O Executivo alega que o objetivo do programa é o desenvolvimento sustentável no enfrentamento à grave crise hídrica do DF. Lembra ainda que no ano passado a barragem do Rio Descoberto, responsável pelo abastecimento de 67% da população do DF, apresentou o menor nível de sua história. A Secretaria de Planejamento, Gestão e Orçamento do DF especifica, entre os organismos internacionais, a contratação com o Fundo Financeiro de Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA) ou com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).