Cidades
Governo do DF consegue reduzir valor do IPVA a partir de 2020
As alíquotas do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) serão reduzidas de 3,5% para 3%, a partir do próximo ano, para automóveis com quatro rodas ou mais (carros de passeio, caminhões, caminhonetes e utilitários). De autoria do Executivo local, o Projeto de Lei nº 855/2019 altera a legislação tributária do setor e foi aprovado na noite desta quinta-feira (12), em primeiro e segundo turnos, pelos deputados distritais.
Mas as mudanças não englobam apenas veículos com quatro rodas ou mais. Após sanção do governador Ibaneis Rocha, as alíquotas de motocicletas, ciclomotores, motonetas, quadriciclos e triciclos serão reduzidas de 2,5% para 2%.
“Antes de tudo esse é mais um compromisso do governador que está sendo cumprido. A redução de tributos tem como objetivos diminuir a inadimplência, aumentar a arrecadação e movimentar a economia. Os dados colhidos pela equipe econômica tem mostrado o acerto das ações na área fiscal. Muito já foi feito e até 2022 haverá muitas novidades da área econômica, sempre em benefício do cidadão”, comenta o secretário André Clemente.
Segundo a Secretaria de Economia, este ano foram arrecadados R$ 1.403.397.390,90, com inadimplência de 11%. Ainda de acordo com a pasta, são 1.372.766 carros que pagam o imposto.