Governo de Brasília entrega mais 500 escrituras no Recanto das Emas

Cidades

Governo de Brasília entrega mais 500 escrituras no Recanto das Emas

em

Azenádio Lopes de Oliveira, de 57 anos, realizou nesta sexta-feira (28) um sonho que já durava 11 anos. O morador do Recanto das Emas faz parte de uma das 500 famílias que receberam a escritura de seu lote na manhã de hoje.

“Isso representa a certeza de estar legalizado. Antes, ficávamos com medo”, disse o eletricista, que mora no mesmo local há mais de uma década.

Ele recebeu o documento das mãos do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. “Ter a escritura significa a valorização do patrimônio do cidadão, além da garantia da segurança jurídica para os moradores”, disse.

Em dois anos e meio, foram entregues 29.132 documentos. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), a meta é que esse número, até o fim de 2017, ultrapasse 63 mil, a mesma quantidade distribuída em toda a história do Distrito Federal.

Josefa Nascimento, de 66 anos, também foi uma das primeiras a receber o documento hoje. “Esse governo chegou e acabou com a burocracia”, disse a costureira, que divide a casa com o filho.

A escritura, oferecida de forma gratuita para famílias com renda de até três salários mínimos, é emitida na própria Codhab.

Além de mais comodidade, a medida representa economia de R$ 718 para o beneficiário, valor pago atualmente pela lavratura em cartório.

Programa Habita Brasília

A regularização fundiária faz parte do Lote Legal, uma das frentes de atuação do Habita Brasília, programa habitacional do governo de Brasília.

A iniciativa também envolve a entrega de unidades habitacionais e a construção da infraestrutura necessária para abrigar as novas moradias.

O governador adiantou que serão construídas 540 novas habitações na região em parceria com cooperativas. “Estamos fazendo melhorarias na cidade, queremos regularizar também Águas Quentes e investir na área, assim como estamos fazendo no Sol Nascente e no Buritizinho.”

Segundo o diretor-presidente da Codhab, Gilson Paranhos, somente no Recanto das Emas foram emitidas mais de 3 mil escrituras apenas nesta gestão. “Isso é recorde. Ontem, cheguei de mais uma viagem em que fui chamado para falar sobre o que o governo está fazendo para Brasília. Para mim, isso significa que estamos no caminho certo.”

O secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade, ressaltou o espaço para desenvolvimento que a região tem. De acordo com ele, por meio do Habita Brasília, serão construídos cerca de mil lotes de interesse social na cidade.

Aniversário do Recanto das Emas

A entrega faz parte das comemorações do aniversário de 24 anos do Recanto das Emas, que terá programação oficial até o dia 30.

Além da cerimônia de entrega de escrituras, houve, na Avenida Recanto das Emas, desfile cívico e corte do bolo de 39 metros na manhã de hoje. No sábado e no domingo, haverá atividades para as crianças, apresentações artísticas e ações sociais. A região administrativa foi criada em 28 de julho de 1993.

Cidades Limpas fica no Recanto das Emas até o dia 4

Iniciada na segunda-feira (24), a 19ª edição do programa Cidades Limpas, coordenado pela Secretaria das Cidades, ficará no Recanto das Emas até 4 de agosto.

Para promover uma melhoria imediata no ambiente urbano, estarão envolvidos na força-tarefa 308 trabalhadores de 15 órgãos públicos diferentes.

Entre as atividades programadas estão a retirada de carcaças de veículos abandonados, poda de árvores, capina e roçagem de áreas verdes, remoção de entulho de áreas públicas, tapa-buracos, recuperação de sinalização de trânsito, revitalização da iluminação pública e manejo ambiental para o combate ao mosquito Aedes aegypti — transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile