Governo cria Secretaria de Projetos Estratégicos para fortalecer área social

Cidades

Governo cria Secretaria de Projetos Estratégicos para fortalecer área social

em

Maryna Lacerda

Para fortalecer os principais projetos do governo de Brasília, será criada a Secretaria de Projetos Estratégicos. A pasta, que vai abarcar frentes de trabalho como a urbanização do Sol Nascente, em Ceilândia, e do Setor Habitacional Buritizinho, em Sobradinho II, será comandada pela ex-governadora e ex-deputada federal Maria de Lourdes Abadia.

A secretaria também assume projetos como a desobstrução da orla do Lago Paranoá e a desativação do lixão da Estrutural. O anúncio foi feito pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, nesta quarta-feira (25), em entrevista coletiva na Residência Oficial de Águas Claras.

O interesse por melhorar a qualidade de vida das populações mais carentes foi um dos critérios que levaram à escolha de Abadia para chefiar a pasta, segundo destacou o governador.

“Esse desejo de contribuir com as comunidades que mais precisam é um diferencial muito importante. Com a simplicidade, experiência e espírito público, Abadia poderá contribuir muito para o governo”, disse Rollemberg.

O desafio foi recebido com satisfação pela agora secretária. “Parabenizo o governador em dar a cara do governo, em dar prioridade para que nossa cidade não se deteriore.”

Na ocasião, também foi anunciada a nomeação de Virgílio Neto para a Subsecretaria de Integração Social. O órgão é subordinado à Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Entre as responsabilidades da pasta está a coordenação das atividades da Fábrica Social. Neto é 1º suplente de deputado distrital pelo PSDB e vê no espaço de capacitação um centro de excelência. “Tenho a oportunidade de trabalhar com a Fábrica Social, que é algo exemplar dentro de Brasília. Farei o melhor possível”, disse.

Perfil da nova secretária

Maria de Lourdes Abadia nasceu em 14 de agosto de 1944. É natural de Bela Vista de Goiás, a 51 km de Goiânia. É assistente social formada pela Universidade de Brasília (UnB) e uma das responsáveis pela criação de Ceilândia. Na cidade, ocupou o cargo de administradora regional por 14 anos.  Eleita deputada federal em 1986, participou da Assembleia Nacional Constituinte e, em 1988, atuou na fundação do PSDB. Elegeu-se deputada distrital; atuou como secretária do Turismo na gestão do então governador Cristovam Buarque, em 1994; e elegeu-se vice-governadora na gestão de Joaquim Roriz, em 2002. Em 31 de março de 2006, assumiu o governo até janeiro de 2007.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile