Brasília Criativa
Governo abre novos espaços para artesãos do Distrito Federal

Artesã desde 1974 e presidente da Associação Sudoeste/Octogonal de Artesanato Solidário, Lúcia Cruz comemora o novo espaço, no 3º piso do Pátio Brasil. Cedido pelo shopping à Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, o local servirá de apoio aos 9,9 mil profissionais registrados na pasta.
Eles integram o cadastro da Unidade de Gestão do Artesanato. “Para nós, é complicado ter espaço em um shopping, o custo é muito alto. Ter uma oportunidade dessa é muito bom, traz nova experiência de público”, analisa Lúcia, que tem registro no governo desde 1993.
Essa é a segunda loja em centro comercial destinada à comercialização de trabalhos de artesãos cadastrados na secretaria. Aberto desde março de 2016, o espaço no Liberty Mall atende atualmente 15 profissionais que se revezam por temporadas, com duração de três meses.
A novidade no Pátio Brasil seguirá o mesmo esquema. Os 19 artesãos, selecionados por meio de edital, ficarão até 30 de maio, quando outros trabalhadores manuais ocuparão o local com seus produtos.
Para o secretário adjunto de Turismo, Jaime Recena, essa é uma oportunidade para o artesão comercializar em área de grande fluxo de pessoas. “Vamos continuar trabalhando para inaugurar em breve outras unidades semelhantes em áreas movimentadas”, afirma.
A iniciativa faz parte da política de fortalecimento do artesanato em Brasília e não tem custo para o governo. A expectativa da secretaria é que a segunda loja repita o sucesso da primeira, que vende cerca de R$ 40 mil por trimestre.
Artesanato produz peças com motivos de Brasília – Ana Paula Rocha, de 43 anos, trabalha há mais de cinco com utensílios em MDF. Na prateleira para comercialização, as peças se destacam por compartilharem duas características em comum.
Pintadas em azul, elas carregam a tipografia de Brasília. De porta-chaves a símbolos religiosos, a artesã inclui sempre sua marca nos produtos.
Dos famosos ipês aos ícones de Athos Bulcão, Ana Paula conta que a referência com a cidade é um diferencial. “Sempre procuro trazer peças que são de utilidade, não apenas bibelô. Isso ajuda o consumidor a escolher”, ensina.
Já a carioca Lúcia Cruz, de 60 anos, ressalta a beleza das flores do Cerrado com peças feitas de tecido. O colorido do arranjo chama a atenção e oferece uma opção para decoração de espaços fechados.
Com peças delicadas, as joias em prata de Antônio Augusto Moraes, de 55 anos, encantam. Brincos, colares e anéis remetem a símbolos da capital federal.
Moraes conta que o trabalho minucioso ajudou a superar a depressão. “Foi uma terapia. Em menos de um ano já tive alta da psicóloga e atualmente faço dessa arte meu sustento”, relata o artesão.
A professora Lilian Câmara, de 48 anos, ficou admirada com a loja no Pátio Brasil. “Gosto muito de artesanato. Sempre que quero comprar, tenho que ir a alguma feira. Agora posso vir mais vezes”, conta a consumidora, que nunca imaginou encontrar espaço de artesanato em shopping.
Acompanhada da filha, ela já encomendou dois anéis de Augusto, que ficou satisfeito com o reconhecimento.

2024
BRB registra lucro líquido de R$ 282 milhões e avança em todas as frentes

O Banco BRB encerrou o ano de 2024 com avanços na execução do planejamento estratégico. O lucro líquido recorrente foi de R$ 282 milhões, representando um crescimento de 40,9% em relação a 2023. O resultado operacional do banco alcançou R$ 385 milhões no ano, crescimento de 149,5%.
Com uma estratégia baseada na diversificação, expansão nacional e foco no cliente, o BRB elevou seus ativos totais para R$ 61 bilhões (+24,1%). A carteira de crédito superou os R$ 43 bilhões (+20,2%), com destaque para o crédito imobiliário, que ultrapassou R$ 12 bilhões (+29,7%), consolidando o BRB como líder no DF, e para o crédito rural, que cresceu 38,9% e se aproximou de R$ 2 bilhões. O crédito para pessoas jurídicas também apresentou crescimento consistente, atingindo R$ 5,7 bilhões (+14,8%).
A política de gestão ativa da carteira – com a aquisição de R$ 4,6 bilhões em operações de baixo risco e a cessão de R$ 5,9 bilhões em carteiras menos estratégicas – permitiu uma alocação mais eficiente de capital e contribuiu diretamente para a redução da inadimplência e melhora da rentabilidade.
A margem financeira somou R$ 3,1 bilhões, com alta de 15,1% em relação a 2023. O índice de inadimplência total do conglomerado ficou em 1,32%, abaixo da média do sistema financeiro nacional (3,00%) e em patamares mais baixos nas carteiras imobiliária (0,56%) e rural (0,28%).
“O desempenho de 2024 reflete o amadurecimento da estratégia de transformação do BRB. Modernizamos a operação, melhoramos a experiência do cliente, fortalecemos o crédito e nos consolidamos como um banco completo, eficiente e digital, comprometido com o desenvolvimento econômico e social”, destaca o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
As captações totalizaram R$ 54,4 bilhões, crescimento de 23,8% em 2024. Destaque para os produtos LCI e LCA, que atingiram R$ 10,2 bilhões (+32,3%), e os depósitos judiciais, que chegaram a R$ 17,7 bilhões (+32%).
O índice de Basileia encerrou o ano em 12,94%, mesmo após o forte crescimento da carteira de crédito. Esse patamar foi sustentado por dois aumentos de capital realizados ao longo do ano, que somaram R$ 1,04 bilhão, garantindo robustez para a expansão futura.
A base de clientes atingiu 8,9 milhões (+17,4%), com presença em 95% dos municípios brasileiros. O Super App do banco, desenvolvido no Vale do Silício, foi responsável por 97,5% das transações realizadas em 2024 e segue com nota 4,8 nas plataformas digitais, consolidando a estratégia digital da instituição.
Outros destaques do ano:
• Segmento de seguridade: R$ 1,3 bilhão em prêmios (+20,6%) e lucro líquido de R$ 121,4 milhões.
• BRB Investimentos: ativos sob gestão de R$ 6,65 bilhões (+54,4%).
• 1.042 pontos de atendimento em 19 estados e no DF, com 14 novas unidades abertas em 2024.
• Liderança na concessão de crédito habitacional no DF e destaque nacional no financiamento rural.
• Investimentos expressivos em inovação, com parcerias no Vale do Silício e aceleração de soluções com IA.
• Mais de R$ 2 bilhões operacionalizados em programas sociais do GDF, beneficiando 398 mil famílias.
• Modernização da mobilidade urbana no DF, com mais de 11 milhões de viagens por aproximação e 3,9 milhões de recargas via Pix.
Com atuação nacional e vocação pública, o BRB segue avançando como um dos bancos mais inovadores e completos do País, combinando rentabilidade, impacto social e excelência no atendimento.
Onde tudo começou
Marco Zero ganha iluminação especial para os 65 anos de Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Companhia Energética de Brasília (CEB), vai instalar uma iluminação cênica no Marco Zero da capital, localizado no Buraco do Tatu, na Zona Central de Brasília. A ação faz parte das comemorações dos 65 anos da capital federal.
O local marca exatamente o ponto onde se iniciou a construção de Brasília e agora ganha destaque com a nova tecnologia para realçar ainda mais o local, que se transformou em um novo ponto turístico desde que foi redescoberto no ano passado.
O projeto foi desenvolvido pela CEB, com colaboração do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do 6º Batalhão da Polícia Militar e do Arquivo Público do Distrito Federal. O novo sistema conta com projetores especiais que iluminam, de forma precisa, o ponto central marcado no asfalto e as esculturas em alto relevo que representam o Plano Piloto nas laterais do local.
O sistema RGB tem capacidade para até 3 milhões de combinações de cores, possibilitando ambientações variadas em datas comemorativas e eventos especiais. A iluminação será controlada remotamente e integrada ao Centro de Comando Operacional (CCO) da CEB, garantindo monitoramento em tempo real e correção de falhas.
“O Marco Zero é o coração simbólico de Brasília, onde tudo começou. Iluminar esse espaço com tecnologia de última geração é mais do que uma ação de infraestrutura, é um gesto de respeito à nossa história e à memória da cidade. É um presente que entregamos com muito orgulho aos brasilienses”, afirma Edison Garcia, presidente da CEB.
Com investimento de R$ 70 mil, o sistema será entregue na semana de comemoração do aniversário de Brasília, entre 17 e 21 de abril.
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2850 pode pagar prêmio de R$ 25 milhões nesta terça-feira (8)
-
Lei nº 15.116/2025
Mulher vítima de violência pode ter reconstrução dentária pelo SUS
-
Economia
Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central
-
Mobilidade
Vai de Graça: transporte gratuito ganha reforço a partir deste domingo (6)
-
3º Ciclo 2025
RenovaDF oferece 2.500 vagas para cursos de qualificação profissional
-
Fazenda da Matta
Empreendimento de luxo promete aquecer mercado imobiliário de Pirenópolis
-
Acumulou, de novo!
Mega-Sena 2849 pode pagar prêmio de R$ 60 milhões neste sábado (5)
-
Sabin Diagnóstico e Saúde
Hemocromatose: como diagnosticar o excesso de ferro no sangue