Cidades

Governador anuncia “nova fase da administração da cidade”

em

Rinaldo Morelli/CLDF

A tradicional mensagem do governador na sessão inaugural do ano legislativo teve, desta vez, um tom otimista. Em texto lido pelo chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, nesta quinta-feira (1º) no plenário da Câmara Legislativa, o governador Rodrigo Rollemberg fala em “momento alvissareiro” e anuncia “nova fase da administração da cidade”. A mensagem gerou repercussão entre os distritais, que questionaram a realidade retratada e a veracidade das informações.

De acordo com o chefe do Executivo, Brasília deve vivenciar este ano um “período de grandes notícias”, entre as quais a queda nas taxas de desemprego, as contratações de servidores públicos e a melhoria dos serviços prestados à população. Ainda em sua mensagem, Rollemberg lembra mais uma vez a situação em que encontrou o governo e credita esses “ventos de esperança” ao trabalho realizado nos últimos três anos, “o que nos retirou do limite prudencial de gastos com pessoal da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”.

Ao longo do texto lido pelo chefe da Casa Civil nesta tarde, foram elencados avanços na gestão de Rodrigo Rollemberg, como a redução do número de secretarias e de cargos comissionados, além de terem sido apontados esforços para a geração de novos postos de trabalho, investimentos na conclusão de Corumbá IV, a implantação do bilhete único no sistema de transporte público, a sanção da Lei Orgânica da Cultura (LOC), o fechamento do Lixão da Estrutural, entre outras ações nas mais diversas áreas. No final do texto, o governador diz acreditar estar sendo inaugurada uma “nova política, que mistura realizações, obras, serviço de qualidade, responsabilidade e compromisso com o dinheiro público”.

Repercussão – Diversos distritais questionaram as informações contidas na mensagem do governo. O deputado Chico Vigilante (PT), por exemplo, rebateu a afirmação de que o GDF estava quebrado e reclamou do discurso repetido por Rollemberg nos três últimos anos. Já o deputado Wasny de Roure (PT) criticou a gestão atual por ter acabado com a previdência do servidor público.

A deputada Celina Leão (PPS), por sua vez, questionou a realidade em que o governador vive, chamando-a de “ilha da fantasia”. “Qual é a grande transformação? Enquanto o governador grava seus vídeos dizendo que está tudo ok, crianças aguardam leito na UTI”, disse. O vice-presidente da CLDF, Wellington Luiz (PMDB), citou o alto percentual de rejeição do governo e indagou: “A quem ele (Rollemberg) engana?”.

O líder do governo na Casa, deputado Agaciel Maia (PR), rebateu que os números citados na mensagem são reais e reforçou a relevância do enquadramento de gastos na LRF. “O trabalho que tem sido feito é de fundamental importância para a população, e algumas variáveis já começam a reagir, como a redução do desemprego”, frisou.





Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile