Curta nossa página

1ª sessão na CLDF

Governador anuncia “nova fase da administração da cidade”

Publicado

Foto/Imagem: Rinaldo Morelli/CLDF
Denise Caputo

A tradicional mensagem do governador na sessão inaugural do ano legislativo teve, desta vez, um tom otimista. Em texto lido pelo chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, nesta quinta-feira (1º) no plenário da Câmara Legislativa, o governador Rodrigo Rollemberg fala em “momento alvissareiro” e anuncia “nova fase da administração da cidade”. A mensagem gerou repercussão entre os distritais, que questionaram a realidade retratada e a veracidade das informações.

De acordo com o chefe do Executivo, Brasília deve vivenciar este ano um “período de grandes notícias”, entre as quais a queda nas taxas de desemprego, as contratações de servidores públicos e a melhoria dos serviços prestados à população. Ainda em sua mensagem, Rollemberg lembra mais uma vez a situação em que encontrou o governo e credita esses “ventos de esperança” ao trabalho realizado nos últimos três anos, “o que nos retirou do limite prudencial de gastos com pessoal da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”.

Ao longo do texto lido pelo chefe da Casa Civil nesta tarde, foram elencados avanços na gestão de Rodrigo Rollemberg, como a redução do número de secretarias e de cargos comissionados, além de terem sido apontados esforços para a geração de novos postos de trabalho, investimentos na conclusão de Corumbá IV, a implantação do bilhete único no sistema de transporte público, a sanção da Lei Orgânica da Cultura (LOC), o fechamento do Lixão da Estrutural, entre outras ações nas mais diversas áreas. No final do texto, o governador diz acreditar estar sendo inaugurada uma “nova política, que mistura realizações, obras, serviço de qualidade, responsabilidade e compromisso com o dinheiro público”.

Repercussão – Diversos distritais questionaram as informações contidas na mensagem do governo. O deputado Chico Vigilante (PT), por exemplo, rebateu a afirmação de que o GDF estava quebrado e reclamou do discurso repetido por Rollemberg nos três últimos anos. Já o deputado Wasny de Roure (PT) criticou a gestão atual por ter acabado com a previdência do servidor público.

A deputada Celina Leão (PPS), por sua vez, questionou a realidade em que o governador vive, chamando-a de “ilha da fantasia”. “Qual é a grande transformação? Enquanto o governador grava seus vídeos dizendo que está tudo ok, crianças aguardam leito na UTI”, disse. O vice-presidente da CLDF, Wellington Luiz (PMDB), citou o alto percentual de rejeição do governo e indagou: “A quem ele (Rollemberg) engana?”.

O líder do governo na Casa, deputado Agaciel Maia (PR), rebateu que os números citados na mensagem são reais e reforçou a relevância do enquadramento de gastos na LRF. “O trabalho que tem sido feito é de fundamental importância para a população, e algumas variáveis já começam a reagir, como a redução do desemprego”, frisou.

Atualizado em 06/02/2018 – 16:26.

Secretaria de Justiça e Cidadania

Carreta do Na Hora estará em Samambaia nesta sexta (22) e sábado (23)

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Unidade Móvel Na Hora
Foto/Imagem: Divulgação/Sejus-DF

Dois dias de atendimento de serviços prestados por órgãos públicos estarão disponíveis para a comunidade na Unidade Móvel do Na Hora em Samambaia. A carreta estará nesta sexta-feira (22), das 9h às 16h, e no sábado (23), das 9h às 12h, em frente à administração regional da cidade.

A unidade móvel oferece à população serviços do BRB, Caesb, Codhab, Detran-DF, INSS, Neoenergia, Procon-DF, Receita Federal, entre outros. O Na Hora é vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF).

“Essa é a grande oportunidade de a comunidade local resolver as suas pendências ao lado de casa. A Carreta do Na Hora concentra os serviços prestados por órgãos públicos aos cidadãos e isso desburocratiza os serviços. E a Sejus trabalha para isso: facilitar a vida da população do DF. O Na Hora traz agilidade e conforto e prioriza a cidadania”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Lançada em fevereiro de 2022, a unidade móvel do Na Hora já promoveu 34.452 atendimentos à população. Também chamada de Carreta do Na Hora ou Na Hora Móvel, a iniciativa busca facilitar o acesso do cidadão, especialmente daqueles que vivem nas regiões mais distantes e vulneráveis do Distrito Federal, aos serviços de órgãos parceiros.

Atualizado em 21/11/2024 – 14:42.

CONTINUAR LENDO

Nesta sexta (22) e sábado (23)

Terceira edição do Dia do Cidadão chega à Rodoviária do Plano Piloto

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Dia do Cidadão Defensoria Pública do DF
Foto/Imagem: Lucio Bernardo Jr./Agência Brasília

Em comemoração ao Dia do Cidadão, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promove atividades nesta sexta-feira (22) e no sábado (23), com o tema Novembro Azul, campanha voltada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa, que está na terceira edição, ocorre na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, das 9h às 16h.

O objetivo é atender homens em situação de risco e vulnerabilidade social, especialmente os desempregados, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para reconhecimento da paternidade voluntária. A DPDF também ofertará sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade. Uma das unidades móveis de atendimento itinerante estará no local para dar apoio.

“O Dia do Cidadão promove a integração social ao facilitar o acesso à Justiça e oferecer atendimentos que garantem os direitos básicos da população em situação de vulnerabilidade”, resume o defensor público-geral, Celestino Chupel.

Coordenador da ação, Celso Murilo de Britto lembra que a iniciativa também contribui para a redução do número de processos em tramitação no Judiciário. “Vários casos podem ser resolvidos de forma extrajudicial, por meio da mediação e da conciliação”, aponta. “Da mesma forma, oferecemos o reconhecimento voluntário de paternidade durante o evento”.

Desempregado, o podador de árvores Marco Andrade Araújo, morador do Arapoanga, em Planaltina, esteve na segunda edição do Dia do Cidadão. “Com essa ajuda, os desempregados ganham força para buscar uma vida melhor e mais digna, com mais oportunidades de sustento”, afirma. “É uma forma concreta de inclusão social e de garantir que todos tenham uma chance justa de recomeçar”.

Serviços oferecidos

A ação contará com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), que levará os serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com vagas de emprego, cesta do trabalhador, CTPS Digital e orientações sobre os cursos ofertados pela pasta, o programa Prospera (microcrédito) e seguro-desemprego.

Ainda no campo de trabalho, o Instituto Fecomércio-DF oferecerá oportunidades de inscrição em cursos gratuitos profissionalizantes e materiais informativos. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-DF) oferecerá serviços de orientação do trabalhador, apoio ao trabalhador desempregado e expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) também participa, disponibilizando 30 senhas para o atendimento da população. Por sua vez, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) levará serviços do Na Hora. Por fim, haverá ainda corte de cabelo e barba.

Atualizado em 21/11/2024 – 13:45.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense