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Golpe do Pix: especialistas orientam consumidores durante a Black Friday

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Em tempos de Black Friday, consumidores em todo o país se deparam com ofertas tentadoras. No entanto, especialistas em Direito e Tecnologia da Informação, fazem um alerta importante: atenção para a ocorrência de fraudes. De acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, o número de tentativas de fraude durante a Black Friday aumentou 35% em comparação com o ano anterior. Para a Black Friday de 2024, a projeção é alarmante, podendo gerar prejuízos superiores a R$ 500 milhões caso os golpes sejam concretizados.

Entre as fraudes mais comuns está o ‘golpe do Pix’, onde criminosos criam ofertas falsas e induzem os consumidores a realizar pagamentos via transferência bancária, sem que o serviço prometido ou o produto sejam entregues. A facilidade e a rapidez das transações via Pix tornam este golpe ainda mais atrativo para os fraudadores.

Rodrigo Espiúca, coordenador de Direito da Estácio Brasília, explica: “Algumas pessoas se aproveitam do aumento das ofertas durante a Black Friday, infelizmente. As promoções atraem consumidores em busca de descontos, e muitos acabam realizando o pagamento via Pix pela conveniência e agilidade. O problema é que, ao final, a maioria não recebe o produto e nem entende seus direitos”.

Para ajudar os consumidores a aproveitarem a Black Friday de forma segura, a especialista em TI e professora da Estácio, Josyane Lannes, juntamente com o especialista em Direito, compartilham algumas orientações importantes:

– Verifique a segurança do site acessado, certificando-se de que ele seja confiável e possua um sistema de criptografia.

Atenção redobrada em lojas e plataformas renomadas, sempre verifique se o endereço do site começa com “https://”, o que indica uma conexão segura.

Evite transferências fora da plataforma de vendas, já que solicitações de pagamento direto via Pix ou outras formas de pagamento podem ser indicativos de fraude. Ao sair da plataforma, o site deixa de ser responsável pela transação.

Guarde comprovantes e registros da compra, pois são fundamentais para eventuais pedidos de reembolso em caso de problemas.

É fundamental que o consumidor, ao perceber que foi vítima de uma fraude, tome medidas rápidas. O primeiro passo é entrar em contato com o banco e solicitar a ativação do Mecanismo Especial de Devolução (MED). O MED é uma ferramenta que visa reverter o prejuízo, tentando bloquear o valor transferido para a conta do fraudador, dentro de um prazo de até 24 horas após a transação. Porém, é essencial que o consumidor registre um Boletim de Ocorrência (BO) na polícia, pois isso permitirá que o banco ative o MED e que o consumidor busque ressarcimento por vias judiciais, caso necessário.

Aproveitem as compras, mas tenham atenção redobrada para que as ofertas da Black Friday sejam motivo de economia e não de prejuízo.





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