Cidades
Geração wellness: o que a Geração Z busca em uma vida equilibrada?
A Geração Z, nascida entre a segunda metade da década de 1990 e o ano de 2010, redefine os conceitos de saúde e bem-estar. Ao contrário das gerações anteriores, que frequentemente priorizavam a estética, os jovens demonstram um profundo interesse em cuidar da saúde integralmente. A preocupação com o bem-estar físico e mental tornou-se uma das principais pautas desse grupo, que busca uma vida mais equilibrada.
Para entender melhor como esse público lida com hábitos e preferências, a pesquisa “Saudabilidade na Geração Z 2023”, realizada pela SaudaBe, aponta que a alimentação é a principal área em que os Zoomers investem dinheiro; em seguida, estão os gastos com moradia, transporte e saúde. O estudo ainda revela que uma grande parcela da juventude (37%) busca ativamente por hábitos mais saudáveis, mesmo enfrentando obstáculos.
Outros 24% estão iniciando essa jornada e 20% já possuem uma rotina. No entanto, a vida moderna, marcada por atividades sedentárias como o uso excessivo de telas e a falta de tempo, representa um desafio significativo. Apesar disso, a maioria dos jovens (89%) se preocupa com a saúde, seja física ou mental. A caminhada destaca-se como a atividade física mais popular, seguida pela academia e por esportes como futebol, ciclismo e corrida.
Uma ferramenta que tem ganhado destaque nesse contexto é o cálculo de creatina por peso, por ajustar a dosagem de acordo com necessidades individuais, potencializando os benefícios desse suplemento, com aumento de força, e melhorando o desempenho durante os exercícios físicos, sem comprometer a saúde. Essa prática se mostra bastante eficaz para quem busca resultados mais duradouros.
Quais são os produtos mais buscados para a alimentação da Geração Z?
Os produtos naturais e orgânicos são uma das principais prioridades, com 56% dos entrevistados optando por esses alimentos; vale ressaltar que os benefícios para o corpo e o bem-estar geral também são fatores importantes na escolha dos alimentos. Restrições alimentares fazem parte da rotina de 71% dos jovens, e momentos como o lanche da tarde e o jantar são os mais difíceis para manter as refeições de forma saudável.
Para superar esses desafios, os jovens buscam alimentos específicos, como aqueles sem conservantes (37%) e ricos em proteínas (37%). A pesquisa revela um perfil de consumidor mais consciente e exigente, que busca alimentos nutritivos e que promovam o bem-estar. O preço, sabor e funcionalidade são os principais critérios na hora de selecionar produtos.
Mercados e supermercados lideram a preferência, com 54% dos jovens optando por esses locais. Hortifrútis e sacolões vêm em seguida, com 33% das escolhas, enquanto atacadistas e atacarejos também são bastante procurados, com 28% do grupo os incluindo na rota de compras.