Nesta segunda, 28
GDF: veja o que abre e o que fecha no segundo jogo do Brasil na Copa 2022

Após o resultado positivo na estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022, no Catar, os brasilienses já podem preparar a pipoca e a televisão para a segunda partida. O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou ponto facultativo nesta segunda-feira (28), logo, parte dos órgãos públicos terá mudanças no funcionamento. Saiba o que abre e o que fecha no dia do segundo jogo do Brasil.
O time canarinho joga contra a Suíça, às 13h. O terceiro e último jogo da fase de grupos será em 2 de dezembro, às 16h, contra Camarões. À medida em que o Brasil avançar no mundial, serão divulgadas novas informações sobre o funcionamento governamental.
Saúde
Os serviços de emergência e urgência da Secretaria de Saúde funcionarão normalmente durante a Copa do Mundo, inclusive durante as partidas da Seleção Brasileira. O Samu atende 24 horas, pelo telefone 192.
As emergências dos hospitais regionais, as unidades de pronto atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, bem como a emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
Os centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionarão de forma contínua. Já os dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), não abrirão.
Não haverá vacinação no dia 28 de novembro. As unidades básicas de saúde (UBS), as Farmácias de Alto Custo, a Fundação Hemocentro e os ambulatórios e policlínicas estarão fechados.
Forças de segurança
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) informa que nos horários dos jogos do Brasil, durante a Copa do Mundo, não haverá redução de efetivo ou ações. Desta forma, os serviços de emergência funcionarão normalmente.
O policiamento e os batalhões da Polícia Militar, assim como as delegacias da Polícia Civil, incluindo a de Atendimento à Mulher (Deam) e a da Criança e do Adolescente (DCA), seguem em funcionamento 24 horas. Ocorrências podem ser registradas pelos números 190 e 197.
A Defesa Civil mantém uma equipe de técnicos plantonistas 24 horas. Já o Corpo de Bombeiros Militar, nos dias dos jogos do Brasil, terá o horário de expediente invertido em relação ao horário do jogo e o serviço de emergência funcionará de forma ininterrupta. Os serviços podem ser acionados pelos telefones 199 ou 193.
Na Hora, Procon e conselhos tutelares
A Secretaria de Justiça e Cidadania comunica que, devido ao ponto facultativo, o Na Hora, conselhos tutelares e o Centro Integrado 18 de Maio estarão fechados no dia 28 de novembro. O Procon-DF funcionará das 8h às 11h.
Demandas urgentes relacionadas aos conselhos tutelares podem ser registradas na Cisdeca, pelo número 125. O Centro Integrado 18 de Maio atende em plantão pelo telefone (61) 98314-0636, das 8h às 20h.
Os núcleos do Programa Pró-Vítima também atenderão em regime de plantão. Veja os contatos em caso de urgência:
- Ceilândia: (61) 98314-0620
- Guará: (61) 98314-0619
- Paranoá: (61) 98314-0622
- Planaltina: (61) 98314-0611
- Brasília: (61) 98314-0626
- Taguatinga: (61) 98314-0631
- Itapoã: (61) 98314-0632
- Recanto das Emas: (61) 98314-0613
Limpeza urbana
As atividades serão mantidas normalmente na Unidade de Recebimento de Entulho, Aterro Sanitário de Brasília, subcoordenações regionais e núcleos de limpeza, gerência de tratamento, transbordos, instalações de recuperação de recicláveis e papa-entulhos.
Serviço social
Os centros de Referência de Assistência Social (Cras), de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e de Convivência estarão fechados. Os restaurantes comunitários funcionarão normalmente. O Centro Pop abrirá para oferta de alimentação e o de Proteção Social (UPS), para acolhimento.
Educação
Não haverá atividade presencial nas escolas públicas do DF.
Água e luz
A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) informa que o funcionamento dos escritórios regionais e dos postos do Na Hora será suspenso nesta segunda-feira (28). As equipes de manutenção atuarão em regime de plantão e o atendimento remoto, agência virtual, app e telefone 115 funcionarão ininterruptamente.
As lojas de atendimento e a agência móvel da Neoenergia Brasília funcionarão das 8h às 11h30. Os canais de atendimento virtuais e o plantão operacional da Neoenergia Brasília atuam 24 horas e estão preparados para prestar orientações e para o registro e atendimento relacionados aos serviços da distribuidora.
Transporte público
O Metrô-DF informa que o horário de funcionamento nos dias de jogos será normal: das 5h30 às 23h30. Nesta segunda-feira, haverá aumento de trens entre 11h e 13h para atender a demanda de quem for liberado por empresas privadas ou órgãos governamentais.
Já a Secretaria de Transporte e Mobilidade comunica que os ônibus circularão conforme a programação de sábado. Na terça-feira (29), os veículos circularão normalmente com tabela de dia útil. Já na quarta (30), feriado distrital, será adotada a tabela horária de sábado, com reforço de viagens nos horários de pico.
Lazer
O Jardim Botânico e o Planetário de Brasília estarão fechados devido ao ponto facultativo. A Fundação Zoológico de Brasília também não atenderá aos visitantes tendo em vista que costumeiramente não abre às segundas-feiras.
Parques
Todos os parques ecológicos administrados pelo órgão Instituto Brasília Ambiental estarão funcionando normalmente. Veja os horários:
- Parque Recreativo do Gama: das 6h às 18h
- Parque Distrital das Copaíbas: das 8h às 18h
- Monumento Natural Dom Bosco: das 6h às 20h
- Parque Ecológico do Paranoá: das 6h às 18h
- Parque Ecológico Sucupira: das 6h às 20h
- Parque Ecológico do Lago Norte: das 6h às 18h
- Parque Ecológico da Asa Sul: das 6h às 20h
- Parque Ecológico Olhos d’Água: portão principal, das 5h30 às 20h30; portões laterais, das 6h às 18h
- Parque Ecológico Ezechias Heringer: das 6h às 22h
- Parque Ecológico de Águas Claras: das 5h às 22h
- Parque Ecológico do Riacho Fundo: das 6h às 18h
- Parque Ecológico Areal: das 6h às 18h
- Parque Ecológico Veredinha: das 6h às 22h
- Parque Ecológico Cortado: das 6h às 20h
- Parque Ecológico Três Meninas: das 7h às 18h
- Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: das 6h às 18h
- Parque Ecológico Península Sul: das 6h às 22h
Cultura
Todos os equipamentos públicos geridos pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa estarão fechados nesta segunda (28).
Ceasa
O funcionamento da Ceasa será normal. Apenas a área administrativa terá a atividade interrompida, devido ao ponto facultativo.
BRB
Todas as agências e correspondentes bancários abrirão das 8h30 às 11h30. Como a manutenção da Torre de TV é realizada semanalmente, sempre às segundas-feiras, não haverá visitação no dia 28.
Detran-DF
Não haverá atendimento ao público nas unidades do Detran. Em 2 de dezembro, o expediente ocorre das 7h às 14h. Nestes mesmos dias, as unidades do Detran nos postos do Na Hora também terão horário de funcionamento especial: das 8h às 14h.
As equipes de policiamento e fiscalização do Detran atuarão de forma intensiva nos dias dos jogos. Os servidores das diretorias de Educação e Engenharia de Trânsito vão atuar em regime de escala especial. Os serviços online, disponíveis por meio do aplicativo Detran Digital e do Portal de Serviços do Detran, funcionarão de maneira habitual.
DER-DF
O Departamento de Estradas de Rodagem informa que as operações serão mantidas nos horários protocolares, nesta segunda (28), seguindo a programação normal em dias úteis. Ou seja, as operações de fluidez ocorrerão na DF-001, das 6h às 9h e das 17h às 19h45; na DF-070, das 6h às 9h20 e das 17h às 19h45, e na DF-095, das 6h às 9h20 e das 17h30 às 19h45.

3º Ciclo 2025
RenovaDF oferece 2.500 vagas para cursos de qualificação profissional

As inscrições para 2.500 vagas do programa RenovaDF – 3º Ciclo 2025 abrem nesta sexta-feira (4). Os interessados podem se inscrever eletronicamente no portal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF). O período de inscrições segue até 14 de abril. O início das atividades está previsto para 5 de maio.
A iniciativa oferecerá qualificação profissional para a função de auxiliar de manutenção na área da construção civil, abrangendo noções de diversas especialidades, como carpintaria, jardinagem, eletricidade, encanamento, serralheria e alvenaria. O curso terá carga horária mínima de 240 horas, divididas em três etapas de 80 horas, com até 20 horas semanais, ministradas por instituições reconhecidas e experientes na formação e qualificação de mão de obra.
O programa RenovaDF tem como objetivo proporcionar capacitação profissional, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal. As atividades são voltadas para pessoas interessadas em aprimorar suas habilidades e aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho.
Sobre o programa
O RenovaDF é um programa de qualificação profissional da Sedet-DF, em parceria com a Secretaria de Governo (Segov-DF), que atende às demandas das administrações regionais. Os cursos, de iniciação profissional, são aplicados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) e têm duração de três meses (240 horas), com carga horária diária de quatro horas.
Nesta edição, as aulas ocorrerão no período noturno e incluirão atividades práticas de recuperação dos viadutos da cidade.
Durante o curso, os alunos recebem capacitação presencial com noções básicas de construção civil e, enquanto se qualificam, participam da recuperação de espaços públicos do DF. Além do ensino teórico e prático, os participantes recebem kit uniforme (camiseta, bota, capa de chuva, garrafa d’água, boné e equipamentos de proteção individual), lanche diário, bolsa-benefício no valor de um salário mínimo, auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais.
Para mais informações, basta entrar em contato com a Subsecretaria de Qualificação Profissional (SQP) da Sedet, pelo número (61) 99198-8727.
Trilhando o futuro
Brasília é eleita pela 2ª vez a cidade mais sustentável do Centro-Oeste

Capital de todos os brasileiros, Brasília novamente lidera, no Centro-Oeste, o caminho da sustentabilidade, sendo novamente premiada como a cidade detentora dos melhores índices nesta temática. A honraria é conferida às cidades que equilibram o crescimento econômico com as necessidades dos seus cidadãos.
Para chegar ao status dado agora novamente a Brasília, a cidade precisa adotar, como princípio básico, o uso eficiente de recursos naturais (como gestão adequada da água e resíduos), além de um fortalecimento da governança, do consumo responsável, da justiça social e da transformação digital. Tudo isso visando a garantir um futuro melhor para as próximas gerações.
Segundo o secretário-executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF), Wisney Rafael Alves Oliveira, a pontuação de Brasília teve um aumento de 3,45% em relação a 2024, subindo 19 posições no ranqueamento geral. “Nossos índices mais fortes foram relacionados à gestão e ao bem-estar”, pontua.
Ele também lembrou as boas práticas em outras esferas da administração, como a segurança e a área social. “Por isso, é uma honra receber este prêmio”, afirma. “A Bright Cities reconhece que essas boas práticas são resultados de cidades inteligentes”.
Outros destaques
Além de Brasília, outras cidades da região também receberam o reconhecimento, como Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Rio Verde (GO) e Anápolis (GO). Já a classificação nacional é marcada pela predominância de municípios paulistas nas primeiras posições. Barueri lidera a classificação geral, ao lado de São Caetano do Sul, Jundiaí, São Paulo e Santos, que surgem na sequência. A capital paulista está no 14º lugar entre os aglomerados urbanos mais sustentáveis do país.
Divulgado há uma semana, o Ranking de Cidades Sustentáveis 2025 da Bright Cities é baseado nos indicadores da norma ISO 37120 – que define e estabelece metodologias para orientar e medir o desempenho dos serviços da cidade, como oferta de esgoto e água potável e a qualidade de vida.
O ranking leva em consideração um total de 43 indicadores, cobrindo os mais diversos temas, como desenvolvimento econômico, meio ambiente e governança, tornando-se uma importante referência para governos e instituições em todo o país.
Critérios avaliados
A análise na qual Brasília se destacou é baseada em cinco pilares: prosperidade, infraestrutura e serviços básicos, gestão, bem-estar e segurança. O objetivo é divulgar quais municípios possuem melhores práticas e despertar a atenção dos que recebem menor classificação, mostrando que é possível atingir melhores níveis de avaliação.
A Bright Cities é uma plataforma global de diagnóstico para municípios, cuja análise é inspirada nas normas ISO de cidades – assim como os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem cumpridos até 2030. Os ODSs englobam inúmeras frentes, como a erradicação da pobreza e a melhoria da saúde e bem-estar da população – além da adoção de objetivos como fome zero, igualdade de gênero e água potável e saneamento para todos.
Confira a lista completa das cidades agraciadas.
-
Fim dos alagamentos
Drenar DF: inaugurado o maior sistema de drenagem do Distrito Federal
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2847 pode pagar prêmio de R$ 45 milhões nesta terça (1º/04)
-
Dra. Loren Nobre
Veja dicas de como prevenir doenças infectocontagiosas na infância
-
Lazer Para Todos
Dia 17 terá gratuidade no transporte, Zoológico e Jardim Botânico
-
Segurança alimentar
Prato Cheio: benefício será ampliado para 18 meses e mais 30 mil famílias
-
Jovens de 14 a 22 anos
Caesb abre 80 vagas para empregados aprendizes edição 2025
-
Brainn
Musculação protege cérebro de idosos contra demência, diz estudo
-
Trilhando o futuro
Brasília é eleita pela 2ª vez a cidade mais sustentável do Centro-Oeste