Cidades

GDF retira 400 toneladas de restos de construção civil e lixo das ruas

em

Divulgação/GDF Presente

O descarte irregular de restos de construção civil é um problema diário nas 33 regiões administrativas do DF. Manter as cidades limpas é uma tarefa árdua para o governo e faz parte das ações diárias do GDF Presente. Em uma semana de trabalho debaixo do sol e do calor, as equipes do programa recolheram quase 300 toneladas de resíduos de obra e inservíveis em Santa Maria, Paranoá e Sobradinho.

O GDF Presente passou a última semana toda no Paranoá. As equipes recolheram uma média de 15 toneladas de entulho por dia das áreas públicas vazias das ruas, especialmente na Avenida Transversal. Os caminhões também retiraram restos de material de construção atrás do estádio Juscelino Kubitschek.

Segundo a Administração Regional do Paranoá (RA VII), com o processo de urbanização crescente na cidade, o número de obras e do lixo gerado por elas também aumenta. “A gente limpa as ruas toda semana, mas não adianta. O povo vai lá e suja de novo”, afirma o Diretor de Obras da Administração, Gerson Valença. “Eles jogam à noite para a gente não ver. Estamos até tendo ajuda do DF Legal para flagrar o despejo irregular e multar essas pessoas”, completa.

No Paranoá, além de entulho, a população também descarta irregularmente móveis velhos, como sofás, colchões, camas e geladeiras que não funcionam mais, chamados de inservíveis, e até lixo orgânico. O recolhimento dos dejetos visa combater as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela), já que o período de chuvas se aproxima.

Em Santa Maria, as equipes recolheram cerca de 40 toneladas de entulho das ruas. Além da limpeza, também foram feitas operações tapa-buraco em toda a cidade, utilizando 14 toneladas de massa asfáltica durante a semana.

Para fechar a semana, as equipes do GDF Presente recolheram 250 toneladas de entulhos de uma área de transbordo irregular na DF-429, atrás do Home Center Rezende, em Sobradinho.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile