Curta nossa página

Até 10 de outubro

GDF inicia campanha de doação de brinquedos ‘Vem Brincar Comigo 2023’

Publicado

Vem Brincar Comigo GDF
Foto/Imagem: Geovana Albuquerque/Agência Brasília


Espalhar alegria para meninos e meninas em situação de vulnerabilidade do Distrito Federal. Essa é a finalidade da campanha Vem Brincar Comigo, do Governo do Distrito Federal (GDF), que chega à quarta edição.

A campanha consiste na arrecadação de brinquedos para serem distribuídos para as crianças em evento a ser realizado pelo governo. Qualquer pessoa pode participar doando itens usados – desde que em perfeitas condições – ou novos, até 10 de outubro.

“Essa mobilização social é importante para quem doa. Porque os pais conseguem ensinar para as crianças desde cedo a importância de olhar para o outro. E também para quem vai receber. Porque é por meio do brinquedo que a criança consegue se desenvolver intelectualmente, cognitivamente, emocionalmente e motoramente, além de estreitar os laços sociais e emocionais”, afirma a primeira-dama Mayara Noronha Rocha, idealizadora da campanha.

As doações podem ser feitas nos pontos instalados no Palácio do Buriti, nos órgãos do GDF, nas administrações regionais e nos batalhões da Polícia Militar (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF). Os brinquedos usados devem ser higienizados com álcool 70% e colocados em um saco plástico transparente. Já os brinquedos novos podem ser doados em seus próprios pacotes.

Serão beneficiadas crianças que integram instituições do DF ou fazem parte das famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas na campanha. “Temos um braço enorme em todo o DF de crianças que carecem desses brinquedos. Estamos avançando em cada região. Mas precisamos dessa mobilização social da população do Distrito Federal”, afirma a primeira-dama. E completa: “Não se trata de política pública, mas de um fortalecimento da política através da atuação popular”.

A iniciativa é coordenada pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais, ligada ao gabinete da primeira-dama. Neste ano, a campanha entrou para o calendário oficial do GDF. A última edição, em 2021, arrecadou mais de 16 mil brinquedos.

Se liga, consumidor!

Procon-DF dá dicas para evitar transtornos e golpes na Black Friday

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
golpes black friday
Foto/Imagem: Freepik

Aguardada por milhões de consumidores em todo o mundo, a Black Friday é um dos eventos de vendas mais esperados por quem está em busca de descontos e promoções. A data oficial será no dia 29. Entretanto, desde o começo do mês, diversas lojas e sites de vendas já estão em clima de promoção. Com isso, os consumidores devem ficar atentos à veracidade dos descontos e, em caso de irregularidades, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) deve ser acionado.

Além de orientar para os riscos das compras virtuais, o órgão também dá dicas para não cair em golpes. O diretor do Procon-DF, Marcelo Nascimento, chama atenção para que os consumidores façam um planejamento antes de adquirir os produtos desejados, a fim de não realizar a compra no impulso. A sugestão é fazer uma lista daquilo que pretende comprar, com mais de 30 dias de antecedência, além de monitorar a evolução dos preços, checar se o desconto é real, se vale a pena e, principalmente, se cabe no bolso.

“O Procon-DF vem para proteger e defender o consumidor nas relações de consumo, orientando sobre os direitos do consumidor e as obrigações dos comerciantes. É importante que a população possa contar com esse órgão que atua nas frentes de fiscalização”, destaca o diretor.

Dicas

Para evitar transtornos na hora das compras eletrônicas, por exemplo, é importante certificar-se de que está navegando no site original da marca, tendo cautela com anúncios que trazem preços muito abaixo do normal. Vale observar, também, se a loja possui endereço físico ou CNPJ, além de se atentar para as formas de pagamento. “Normalmente, os golpistas dão preferência a pix e boleto em vez de cartão de crédito”, explica Marcelo.

Outro cuidado é conferir a reputação da empresa em sites especializados, redes sociais ou até com familiares e amigos. No ato do pagamento, é necessário checar os requisitos de segurança, como um cadeado que fica localizado no canto superior da tela. Já nas lojas físicas, é essencial estar atento aos requisitos de troca do produto no período promocional.

dicas para não cair em golpes na black friday

Arte: Agência Brasília

Na proteção da lei

O comércio eventualmente realiza liquidações, principalmente depois das festas de fim de ano; então, é prudente tomar cuidado com a tentação da “oportunidade única”. O desconto da Black Friday não é único, e é possível que mais promoções sejam anunciadas novamente em outros períodos.

Também é comum que empresas subam o valor de produtos na véspera da Black Friday para depois baixar o preço, simulando descontos. Isso é publicidade enganosa, o que é proibido por lei, e a loja pode ser penalizada. Por isso a importância de ter a pesquisa e o histórico de preços nas lojas físicas e virtuais dos produtos que pretende comprar. Guarde o folheto ou a imagem da tela do computador com a demonstração do produto, o valor, o link, o nome da loja, a data e a hora em que foi feita a pesquisa. Dessa forma, é possível verificar se a oferta realmente foi cumprida.

Entre os problemas mais comuns relatados na Black Friday estão situações em que o consumidor finaliza uma compra pela internet e depois o pedido é cancelado. Também pode acontecer de o lojista anunciar um produto com preço menor e, depois que o consumidor coloca o produto no carrinho de compras, o valor sobe. A dica é a mesma: guardar anúncios, e-mails, salvar as telas com as ofertas e confirmações das transações. A estratégia de lojas físicas que fecham vendas pelo telefone celular, por meio de aplicativos de bate-papo, é configurada como compra fora do estabelecimento comercial; portanto, valem as regras de comércio a distância.

A lei também prevê prazo de sete dias corridos para o consumidor desistir de uma compra a distância. O tempo para arrependimento começa a contar após o recebimento do produto ou do serviço. Em caso de pedido de devolução, o valor a ser devolvido é o total pago pelo consumidor, incluindo o que foi pago pelo frete. O prazo de entrega é de total responsabilidade da loja e deve ser cumprido.

Itens comprados em liquidações e peças de mostruário têm os mesmos prazos de garantia previstos em lei. Há casos em que os produtos estão em promoção justamente por apresentarem defeitos. As avarias devem ser apresentadas ao consumidor e justificadas como motivos para a aplicação do desconto.

Denúncias

As denúncias em qualquer um dos casos apontados podem ser feitas de forma eletrônica pelo Sistema de Peticionamento Eletrônico, pelo telefone 151 ou presencialmente, por ordem de chegada.

O relato deve conter a identificação pontual do problema: o que o consumidor quer que seja fiscalizado, o nome da loja e o endereço completo do estabelecimento a ser vistoriado.

CONTINUAR LENDO

Loja 91, térreo

BRB inaugura segunda agência no Lago Norte, no Shopping Iguatemi

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
BRB Iguatemi
Foto/Imagem: Divulgação/BRB

Com foco na modernização da sua rede de atendimento e no oferecimento de uma experiência exclusiva e personalizada aos clientes, o BRB inaugurou uma unidade no Shopping Iguatemi. Esta é a segunda agência do BRB no Lago Norte, e atenderá um público médio de 15 mil visitantes que transitam diariamente pelo local.

Com layout estruturado no novo modelo de atendimento de varejo do banco, a abertura da nova agência no Lago Norte, reforça a estratégia do BRB de se consolidar como referência em soluções financeiras personalizadas, modernas e inovadoras para o público.

“Estamos felizes em inaugurar uma agência no Iguatemi, importante ponto da capital do País. Nosso foco é oferecer o melhor banco para os nossos clientes e garantir não apenas os melhores produtos e serviços, mas também um atendimento exclusivo”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

Localizada no térreo do shopping, loja 91, a unidade é uma das 55 já disponibilizadas com o novo modelo de design do Banco, cujos pilares são os eixos de ambiência, melhoria de processos, reposicionamento da Rede de atendimento e nova segmentação. Somente em 2024, foram entregues 27 unidades, entre agências novas, transferidas e reformadas.

O novo escritório de negócios BRB, na Agência Iguatemi, possui ambiente confortável e sofisticado, com design preparado para combinar um atendimento phygital diferenciado, com privacidade e conveniência. Com premiações internacionais, o layout inclui, ainda, espaço para café.

Entre as soluções do portfólio completo do banco para esse público, está o cartão BRB DUX VISA, produto que oferece benefícios exclusivos e especializados, como serviços de concierge, consultoria e uso de salas VIP nos aeroportos de todo o mundo. Outro diferencial do Dux, que inclui o VISA Eurobike, o BRB Adega e o CASACOR BRB DUX, é o programa de relacionamento, com acúmulo de até 7 pontos por dólar gasto.

Clientes da unidade Iguatemi também terão acesso às melhores soluções negociais, adequadas a cada perfil de correntista, além de uma robusta plataforma de investimentos com mais de 600 produtos e home broker.

Com 58 anos de história, o Banco BRB possui uma rede de 201 agências, distribuídas pelo Distrito Federal e nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Alagoas, Paraíba e Tocantins. São mais de 8 milhões de clientes distribuídos por 39 países, todos os continentes e 95% de todo o território nacional.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense