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Teatro dos Ventos

Formação de atores com intercâmbio fomenta o mercado de Brasília

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Foto/Imagem: Divulgação/Teatro dos Ventos


Um novo tempo marca a trajetória do grupo Teatro dos Ventos | Confraria Artística. A escola, com uma estrada conhecida nacionalmente, alça voos maiores: a internacionalização do Teatro dos Ventos. Tudo isso porque o Centro de Formação Artística Teatro dos Ventos acaba de lançar o programa profissionalizante de atores com duração de 2 anos, vinculado à RIEA – Rede Internacional de Escola de Atores.

A formação, inovadora e inédita, do Teatro dos Ventos contará com intercâmbio de alunos e professores, além de circuito para espetáculos produzidos nessa rede. A primeira turma da formação do Teatro dos Ventos inicia as atividades em agosto, com intercambistas da Espanha e Portugal.

A programação do primeiro módulo da formação profissional de atores será marcada com a participação do intercambista espanhol Roberto Moralo, aluno formando da escola de Madrid. Roberto encerra seu ciclo de Formação tendo passado pelas escolas do Egito, Portugal, Uruguai e Argentina. Além disso, terá ainda uma master class de teatro físico com Martin Pena, da Escola Evoé de Portugal e o espetáculo de Catarina Candido, também portuguesa.

Segundo o diretor da escola, Fernando Martins, o objetivo desse intercâmbio é “proporcionar uma formação consistente, plural e engajada internacionalmente para atores e atrizes que desejam trabalhar com teatro”, explica.

A ação é destinada a alunos maiores de 18 anos, que buscam formação técnica com curta duração. A formação, que é paga, terá duração de 2 anos e também estágio e intercâmbio de 1 ano.

Programação

15 de agosto
Lançamento do programa de Formação de atores.

04 de setembro
Master Class de Teatro Físico com Martin Sena.

04 de setembro
Palestra de Roberto Moralo.

04 e 05 de setembro
Espetáculo de Catarina Cândido.

Professor e intercambistas

Professor Martin Sena – Martin Sena é ator e professor formado no curso Atores e Teatro Físico na Escola Evoé, Lisboa, Portugal (2018-2021).

Catarina Cândida – Atriz, natural de Brasília, que escolheu a Escola Evoé, em Lisboa, Portugal, para sua formação profissional. Retornará à Brasília para concluir seu período de intercâmbio pela RIEA – Rede Internacional de Escolas de Atores. Catarina vai passar uma temporada de estudos com Fernando Martins, no Teatro dos Ventos, onde apresentará o espetáculo TONHA, como parte da troca de saberes proposto pela rede. Antes disso, já passou pela Escola Acción-Escena, em Madrid, Espanha e Acting Studio em Miami, EUA.

Roberto Moralo – Ator em período de formação pela Escuela de Actores Acción-Enscena de Madrid, Espanha. Está cumprindo o período de intercâmbio internacional pela RIEA – Rede Internacional de Escolas de Atores, tendo passado por Lisboa, Portugal (na Escola Evoé) e no Cairo, Egito (na Muse Art House).

Atualizado em 25/07/2021 – 20:30.

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Entrada gratuita

Edição no Clube do Choro celebra 10 anos do Festival Divas do Samba

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Ao Vivo de Brasília
Divas do Samba

Jovelina, Ivone, Leci, Alcione, Beth: é inquestionável a contribuição fundamental das mulheres na construção do gênero musical que é a cara do Brasil. E o samba do DF também é comandado por mulheres, ou melhor, por divas.

Clécia Queiroz, Karynna Spinelli, Karla Sangaleti, Mirian Marques, Fernanda Jacob e Gija Barbieri são os nomes confirmados para a 4ª edição do Festival Divas do Samba, evento gratuito que celebra o protagonismo feminino no samba e dá visibilidade às mulheres que representam a força do gênero musical.

O encontro, com entrada gratuita, está marcado para os dias 6 e 7 de dezembro, no Clube do Choro de Brasília, no Eixo Monumental, e vem para comemorar o Dia Nacional do Samba, celebrado em 2 de dezembro, e os 10 anos do Divas do Samba, que teve sua primeira edição em 2014.

“O protagonismo feminino no projeto Divas do Samba reafirma a contribuição e a participação das mulheres na história do samba, que no passado cediam suas casas e terreiros e, muitas vezes, deixavam que seus maridos e companheiros assumissem o protagonismo de suas composições, simplesmente para que o samba pudesse existir e prosperar”, lembra Dhi Ribeiro, cantora que é referência do samba brasiliense, e esteve presente em todas as edições do projeto e nesta temporada assina como madrinha do Divas.

A diretora-geral do projeto, Ellen Oliveira, reforça que a missão do projeto é preservar o samba, que é patrimônio imaterial, e enaltecê-lo por meio das interpretações das mulheres que vão subir ao palco do festival.

Segundo a diretora, o objetivo também é mostrar a importância da mulher no samba, seja no palco ou nos bastidores. “A equipe é majoritariamente feminina. Nós temos mulheres na parte técnica como direção de palco, luz e roadies. O festival é idealizado, produzido e apoiado no crescimento feminino, destacando a mulher na cultura”, detalha Ellen.

Referências do samba

A curadoria para a 4ª edição faz jus à grandeza desse ritmo que é patrimônio imaterial da cultura brasileira, enaltece artistas do nosso quadradinho e traz grandes nomes do samba nacional, como a pernambucana Karynna Spinelli e a baiana Clécia Queiroz.

“Traremos para o Divas o espetáculo Cabeça Feita do meu último álbum, lançado este ano. É o terceiro de minha trajetória e traz canções autorais e arranjos feitos por meus músicos e por mim. Então, vamos levar ao palco do Divas o sotaque do samba de pernambuco”, anuncia Karynna.

Ainda segundo a cantora, 10 anos de Divas reflete uma vitória muito grande para o samba. “Eu me sinto extremamente honrada em fazer parte da história do projeto. Cantei no Divas em 2019, após uma pequena pausa no meu trabalho por questões de saúde, então esse palco foi o ninho que me trouxe de volta. É muito importante termos espaços e festivais, feitos por mulheres que movimentam a cadeia da música. O Divas traz isso”, complementa Spinelli.

Sobre o Festival

O Divas do Samba chega a sua quarta edição, sendo que a estreia do festival foi em 2 de dezembro de 2014, na Torre de TV, comemoração que também contou com o talento de Dhi Ribeiro, um dos grandes nomes do samba do DF. A segunda edição foi em 2019, com um tributo inesquecível à matriarca e rainha do samba, Ivone Lara. A última edição, já no Clube do Choro, foi em homenagem à Beth Carvalho, em 2022.

Atualizado em 20/11/2024 – 09:08.

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De 21/11 a 15/12

CCBB traz a Brasília obra de Torquato Neto em peça teatral com Tuca Andrada

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Ao Vivo de Brasília
Let's Play That
Foto/Imagem: Ashlley Melo

Neste que marca o retorno do ator ao teatro e à direção, apresenta uma leitura autoral sobre o poeta, escritor e jornalista piauiense Torquato Neto (1944-1972). Um dos mais importantes pensadores, artistas e provocadores da cultura brasileira nos anos 60/70, que se tornou conhecido em todo o país por ter sido uma das principais figuras do Tropicalismo.

Let´s Play That ou Vamos Brincar Daquilo cumpre temporada na Galeria 4 do Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília, de 21 de novembro a 15 de dezembro. Com ingressos a R$ 15 (meia entrada), à venda a partir de 15/11, a peça será apresentada de quinta a sábado, às 19h30, e domingo, às 18h30. A classificação indicativa é não recomendada para menores de 16 anos. Mais informações no site do CCBB Brasília.

Com texto de Tuca Andrada e dirigido pelo mesmo em parceria com sua amiga de adolescência Maria Paula Costa Rêgo, fundadora com Ariano Suassuna do Grupo Grial de Dança, o projeto surgiu a partir da leitura da obra “Torquatália”, uma antologia do Torquato Neto por Paulo Roberto Pires. E se alimentou da leitura de poemas, parcerias musicais, trabalhos jornalísticos, roteiros, correspondências e de um diário escrito de dentro de um hospital psiquiátrico.

Sem quarta parede, cuja encenação se desenvolve numa arena onde o público está dentro da ação, ao longo de 80 minutos o ator costura a dramaturgia fragmentada com canções de autoria de Torquato. Responsável por composições como Louvação e Geleia Geral, com Gilberto Gil; Mamãe Coragem e Nenhuma Dor, com Caetano Veloso; Let’s Play That, com Jards Macalé, e interpretadas em cena pelo ator na companhia dos músicos Caio Cesar Sitônio, que assina a direção musical, e Pierre Leite.

Let´s Play That ou Vamos Brincar Daquilo é dividido em duas partes, mas sem intervalo. Na primeira, o ator mostra à assistência sua visão, impressões e marcas que teve ao se envolver com o poeta. Na segunda, o público é convocado a interagir, perguntando, fazendo observações, críticas e tirando dúvidas, o que torna o espetáculo renovado a cada noite.

Atualizado em 13/11/2024 – 10:25.

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