Saúde
Força-tarefa SOS Saúde realizou 1.200 cirurgias em 16 dias
Em 16 dias de atuação da força-tarefa, o programa SOS Saúde alcançou a marca de 367 cirurgias eletivas e de urgência, realizadas no Instituto Hospital de Base e no Instituto de Cardiologia. Somado aos 833 procedimentos feitos em outros oito hospitais da rede, já são 1.200 em diversas especialidades.
Os dados não incluem os hospitais do Guará (por não ter centro cirúrgico), além de Gama e Santa Maria, que ainda concluem o levantamento de pacientes que estão aptos para cirurgias e aqueles que precisam fazer exames pré-operatórios.
A unidade da rede com o maior número de cirurgias neste período foi o Hospital Regional de Sobradinho, com 198, sendo a maior parte delas eletivas (104). O Hospital Regional de Ceilândia vem em seguida, com 121 cirurgias realizadas, incluindo as de urgência e eletivas.
Os hospitais de Planaltina e da Região Leste (HRL – antigo Hospital Regional do Paranoá) também fizeram mais de 100 procedimentos em 15 dias. Referência em cirurgias ortopédicas, o HRL fez 63 procedimentos eletivos, sendo 25 deles ortopédicas, e 48 de urgência. Em Planaltina, o destaque foi para as cirurgias ginecológicas, um total de 46 das 112 realizadas.
Na Região Sudoeste, onde estão os hospitais de Taguatinga e Samambaia, o total de cirurgias foi de 163, sendo 89 no HRT e 74 no HRSam. Em Brazlândia, 37 pacientes foram atendidos e no Hospital Regional da Asa Norte, outros 91.