YouTube
Festival São Batuque 2021 abre trabalhos no Dia da Consciência Negra

Em 2021, o festival que, há 15 anos, ocupa os territórios afetivos e de resistência das culturas tradicionais afro-brasileiras, acontece em versão online. No Mês da Consciência Negra, de 20 a 23 de novembro, a partir das 19h, o Instituto Rosa dos Ventos apresenta, em seu canal YouTube, o São Batuque 2021.
Composto por quatro episódios de diferentes temáticas, o evento traz representantes de segmentos da arte negra brasileira, como cinema, dança, literatura e gastronomia, além de encontros musicais inéditos. Tudo isso regado a muito bate-papo e shows.
Sem perder a tradição, o festival foi registrado em espaços de extrema importância para a cultura, símbolos de nossa riqueza — Ilê Axé Oyá Bagan (DF), Casa do Benin (BA), Ilê Asè Egi Omim (RJ), Ilê Asè Omi Ola (BA) foram as moradas do São Batuque 2021, durante as gravações.
Com realização da Rosa dos Ventos e fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC-DF), o projeto, que desde 2007 celebra as culturas populares de matrizes indígenas e africanas, tem por tradição homenagear divindades todos os anos. Este ano será a vez de Omulu, Orixá da cura, e de Oxum, a deusa das águas doces e do amor. Como manifesta Stéffanie Oliveira, presidente da Rosa, “essas forças regem o festival em 2021, nesse momento que fomos surpreendido na saúde física e mental, com tanto retrocesso e desrespeito, chamamos a cura e o amor! Atotô e Ora iê iê ô! Sigamos juntes, promovendo o respeito, a divulgação e a manutenção histórica dos fundamentos do popular profundo e das tradições inventadas, por meio da reverência ao toque profano e à percussão sagrada”.
Igualmente devoto, Mestre Gilvan do Vale, condutor do Tambor de Crioula de Seu Teodoro, presente no encontro, expressa seu apreço pela fé ao manifestar sua arte: “quando chega a época do festejo junino, não vejo a hora de chegar em frente ao altar para fazer minhas preces e pedir proteção a São João, para que nos fortaleça e nos conduza durante a brincadeira do Boi e do Tambor de Crioula”.
Dividido em 4 episódios sobre a cultura afro-brasileira, esta edição foi organizada a partir de diálogos sobre distintos temas acompanhados de suas respectivas apresentações musicais: Tela e Tradição — diálogo sobre cinema com Vitor Hugo (DF) e Larissa Fulana de Tal (BA), e música com Éllen Oléria (DF) e Gabi Guedes (BA); Sabores e Saberes — diálogo sobre Gastronomia com Atauan (DF) e Jorge Washington (BA), e música com Renata Jambeiro (DF) e Arifan Jr. (RJ); Movimento e Sentimento — diálogo sobre dança Tainara Cerqueira (BA) e Naná Viana (DF), e música com Lazir Sinval (RJ) e Larissa Umaitá (DF); Prosa e Poesia — diálogo sobre literatura com Tico Magalhães (DF) e Mãe Baiana (DF), e música com Mestre Gilvan (DF) e Marcus Moraes (DF);
A cantora e compositora Éllen Oléria, uma das atrações do festival, representante dessa diversidade presente no São Batuque, fala sobre raízes e ancestralidade: “não tem como dialogar sobre identidade sem mencionar cultura afrodiaspórica. Essa nossa latinidade, aquilo que nos conecta com os povos originários das Américas é das riquezas mais bonitas. O povo preto, nesse fluxo de quilombo, nessa organização com outro tipo de hierarquia, essas tecnologias pretas de ajuntamento, que multiplica o saber em vez de aniquilar, isso é tão poderoso e tão nosso. Tanto que se alguém, nascido nessa terra, tentar se desconectar dessas tecnologias do afeto, ela não conseguirá”.
Outra atração, a cantora Lazir Sinval, compartilha sua visão sobre tradições brasileiras e espiritualidade: “são as entidades, são os orixás, que nos guiam, que nos protegem, que abrem nossos caminhos. Estamos aqui graças a essa força, a essa energia conosco diariamente. Faz parte do nosso cotidiano essa convivência com o mundo espiritual. Esse é o nosso Brasil”.

Lazer Para Todos
Dia 17 terá gratuidade no transporte, Zoológico e Jardim Botânico

O governador Ibaneis Rocha determinou, nesta terça-feira (1º), que o dia 17 deste mês será ponto facultativo no âmbito da administração pública direta e indireta do Distrito Federal. Junto a essa medida, o chefe do Executivo instituiu gratuidade na data para o transporte público, por meio do programa Vai de Graça, e para o Jardim Botânico e o Zoológico, pelo programa Lazer Para Todos.
“As festividades do aniversário de 65 anos de Brasília terão início na quinta-feira, por isso estabelecemos a gratuidade no transporte e no Zoológico e Jardim Botânico para que as famílias possam aproveitar juntas as opções de lazer na nossa cidade; além disso, essa medida tem um impacto positivo na economia”, enfatizou o governador.
O decreto nº 47.035/2025, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), estabelece que essas medidas não se aplicam às áreas de saúde, segurança, vigilância sanitária, fiscalização tributária, comunicação, assistência social, fiscalização de proteção urbanística, fiscalização do consumidor, de limpeza urbana, fiscalização de transporte e à força-tarefa instituída pelo decreto nº 43.054/2022. Esses setores deverão seguir as instruções das respectivas chefias.
Gratuito
Garage Nutallo acontece neste domingo (23), no Alameda Shopping

Neste domingo, 23 de março, o Alameda Shopping será palco de um evento imperdível para os apaixonados por carros modificados. A exposição de carros rebaixados Garage Nutallo será das 11h às 18h, no estacionamento do shopping, reunindo veículos customizados que prometem impressionar os visitantes.
Com entrada gratuita, o público pode prestigiar a exposição mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições beneficentes. O evento é uma excelente opção de lazer para toda a família, oferecendo uma experiência automotiva cheia de estilo, personalidade e inovação.
Além da exibição de carros, os visitantes da Garage Nutallo poderão interagir com outros entusiastas do universo automotivo, conhecer tendências e conferir de perto detalhes que fazem desses veículos verdadeiras obras de arte sobre rodas.
Esta é uma oportunidade de conferir de perto os modelos mais diferenciados da cena automotiva e apreciar um domingo especial no Alameda Shopping.
O Alameda Shopping
O Alameda é o primeiro shopping de Taguatinga e o terceiro construído no Distrito Federal. Com 34 anos de história, o empreendimento faz parte da memória afetiva dos moradores, tornando-se um patrimônio da cidade. O Alameda apresenta um mix de lojas de produtos e serviços, com bom atendimento, conveniência e ótimas condições de compras, alinhados ao seu posicionamento de ser um lugar para comprar bem.
-
Fim dos alagamentos
Drenar DF: inaugurado o maior sistema de drenagem do Distrito Federal
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2847 pode pagar prêmio de R$ 45 milhões nesta terça (1º/04)
-
Conta de luz
Aneel mantém bandeira tarifária verde de energia para abril de 2025
-
Continua acumulada
Mega-Sena 2846 pode pagar prêmio de R$ 40 milhões neste sábado (29)
-
Dra. Loren Nobre
Veja dicas de como prevenir doenças infectocontagiosas na infância
-
Lazer Para Todos
Dia 17 terá gratuidade no transporte, Zoológico e Jardim Botânico
-
Segurança alimentar
Prato Cheio: benefício será ampliado para 18 meses e mais 30 mil famílias
-
Jovens de 14 a 22 anos
Caesb abre 80 vagas para empregados aprendizes edição 2025