Programe-se
Feira IGXP Games começa nesta quinta-feira, 28 de setembro, em Brasília
Nos próximos dias 28, 29 e 30 de setembro, Brasília será palco da Feira IGXP Games. Com duração de três dias e aberto ao público, o encontro de apaixonados por tecnologia e pelo mundo gamer será realizado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.
A Feira contará com diversas atrações, como influenciadores, shows, cosplays e campeonatos de jogos eletrônicos mais procurados da atualidade. Tudo elaborado para atender as expectativas dos amantes de tecnologia e da cultura geek.
O IGXP Games Brasília é totalmente gratuito, aberto a todas as idades e promete um ambiente repleto de tecnologia, diversão, novidades e desafios. A programação do inclui expositores, música, diversão, além de grandes competições em várias modalidades com diversas premiações. O acesso ao evento será mediante a emissão gratuita de ingresso pela plataforma Sympla.
Idealizado pelo Instituto Líderes do Brasil (ILB) em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (SECTI), o projeto traz para a capital do País, iniciativas para o segmento gamer com o objetivo de aumentar as oportunidades de negócios e ainda disseminar a cultura na população do DF.
Para um dos organizadores, Daniel Lamounier, o evento atende a uma grande demanda no mercado brasiliense e colabora para disseminar a cultura gamer que ainda é alvo de preconceito, principalmente, pelas gerações passadas.
“A IGXP Games, é mais uma grande oportunidade para os fãs e curiosos por tecnologia e jogos eletrônicos poderem conhecer as últimas novidades do setor e se divertirem em um espaço criado especialmente para este público”, afirma.
Programação e atrações
A Feira IGXP Games terá uma programação variada e contará com diversas atrações, como por exemplo, a presença de Março Ribeiro (@marcodub), dublador do Homem de Ferro (Marvel); shows da Banda Maverick Hunters, especializada em covers de músicas de jogos, temas de animes e cultura geek em geral, além da apresentação da personagem Batata (@_t.tata), especialista em animes e cosplay e ainda um concurso cosplayer, com premiação em dinheiro, destinado aos participantes que desejam apresentar seus talentos.
Os interessados em participar das competições devem realizar as inscrições, de acordo com a categoria escolhida no site do evento. Confira as opções:
Arena gamer (pcs): com 20 máquina, mais campeonatos de Lol, CS-GO e Valorant;
Arena gamer (console): com 8 videogames e tvs, mais campeonatos de Street Fighter e Mortal Kombat;
Concursos K-pop: com categorias para atuações solo, em duplas ou em grupos;
Campeonato de Just Dance: o campeonato irá avaliar quem tem a melhor performance na dança;
Campeonato de robótica: torneio em que estudantes e professores aprendem conteúdos de física, química, biologia, matemática e linguagens;
Torneio Arduino: um concurso de iniciação à Engenharia, que visa mostrar aos seus participantes uma das várias facetas que essa modalidade pode adquirir, usando como principal motivador uma competição de robótica.
O produtor do evento e empresário do segmento, Jeeffrie Jammes, conhecido como Jeef, reforça que a IGXP Games acontece para mostrar que o mercado gamer não é voltado apenas para diversão.
“Eventos como esse conseguem trazer visibilidade de quebrar paradigmas sobre o tema. Quando se fala de games ainda existe a desconfiança que o universo seja apenas diversão. Porém, atualmente, o segmento é uma indústria extremamente lucrativa e o Distrito Federal aparece como destaque no cenário nacional”, explica.
Ainda de acordo com Jeef, o DF tem empresas que são referência no segmento tanto como desenvolvedores, bem como escolas que capacitam mão de obra para essa indústria.
“Diariamente, surgem empresas especializadas no ramo e pessoas estão, cada vez mais, se profissionalizando neste segmento. É um mercado amplo que atende a todos, independente da idade.
Curiosidade
O nome do projeto “IGXP – Games” teve origem a partir da expressão “investment gaming experience (em tradução literal “experiência de jogo de investimento”).