Cidades

Fazenda lança 1º aplicativo de serviços, apenas para Android

em

Jorge Cardoso/Agência Brasília

Já está disponível na loja do Google Play o primeiro aplicativo para celular desenvolvido pela Secretaria de Fazenda, o SeFAZ DF.

Lançada exclusivamente para smartphones com o sistema operacional Android, a nova ferramenta deverá ter a versão para iOS ainda no primeiro semestre de 2019.

Neste primeiro momento, a tecnologia permite fazer consultas e dá acesso a serviços, como o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Para isso, basta o usuário se cadastrar, acessar a área restrita e informar o número do registro nacional de veículos automotores (Renavam) — até o limite de dez carros, por CPF ou CNPJ.

Quem já tem o cadastro do Nota Legal poderá aproveitar as informações.

Ao listar os débitos de IPVA (vencidos ou não), o contribuinte tem a opção de copiar a linha digitável do boleto para quitar o imposto.

Outra facilidade é a validação de e-mails enviados aos inadimplentes pela cobrança administrativa da Fazenda por correio eletrônico ou SMS.

Uma palavra-chave, escolhida pelo contribuinte no momento do cadastro no aplicativo, aparecerá nas mensagens encaminhadas pela secretaria. Segundo a pasta, trata-se de um mecanismo criado para combater fraudes.

O SeFAZ DF trará, ainda, notícias do órgão e, no menu Contato, o cidadão poderá mandar e-mails com elogios, sugestões ou apontar eventual falha detectada durante o uso do aplicativo para que seja providenciada a correção.

Futuramente, a ideia é que a plataforma ofereça mais tipos de serviços e consultas referentes aos temas de responsabilidade da Secretaria de Fazenda.





Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile