Cidades
Exposição sobre Israel Pinheiro será inaugurada na segunda, 3 de outubro
Para celebrar os 60 anos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o Arquivo Público do Distrito Federal inaugura na segunda-feira (3) a exposição itinerante Israel Pinheiro – o homem que dirigiu a construção de Brasília. A mostra sobre o primeiro presidente da companhia ficará até 14 de outubro no hall da sede na Novacap, criada em 1956 para a construção da cidade. Em seguida, ela percorrerá outros pontos do Distrito Federal.
São dez painéis de 1,25 metro de altura e 2,34 metros de largura que contam a trajetória do pioneiro diligente que, à frente da Novacap, comandou milhares de operários durante a construção de Brasília. Com curadoria e pesquisa do historiador Elias Manoel da Silva, do Arquivo Público, a exposição tem 30 fotos históricas.
“Sendo o Arquivo Público uma instituição de guarda da memória histórica de Brasília, é importante lembrar os 60 anos da Novacap com uma exposição que falasse da importância desse grande pioneiro da cidade”, comenta o superintendente do Arquivo Público, Nickerson de Almeida.
Amigo fiel de JK
Mineiro de Caeté, Israel Pinheiro nasceu em 1896. Formado em engenharia, entrou para política nos anos 1920. Foi no Congresso Nacional que estreitou as relações com Juscelino Kubitschek. Ele abraçou a ideia de transferir a capital do Rio de Janeiro para o centro do País. Para assumir a presidência da Novacap, renunciou ao mandato de deputado federal na década de 1950. Nos primeiros anos de Brasília, foi o braço direito de JK no surgimento de uma cidade que nasceu do nada. Durante as obras, Israel Pinheiro se levantava às 6 horas e trabalhava até as 20 horas. Se não estava no seu escritório na Novacap (então na Candangolândia), era visto numa Rural Willys fiscalizando as obras.
Israel Pinheiro – o homem que dirigiu a construção de Brasília
De 3 a 14 de outubro, das 8h às 18h, na Galeria dos Presidentes da Novacap — Setor de Áreas Públicas, Lote B.