Exposição na Câmara Legislativa revela diversidade cultural do mundo árabe

Cidades

Exposição na Câmara Legislativa revela diversidade cultural do mundo árabe

em

Representantes do Conselho de Embaixadores Árabes, da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a presidente da Câmara Legislativa, a deputada Celina Leão (PPS), inauguram nesta sexta-feira (8) a mostra “O Mundo Árabe: Civilização e Diversidade”. Quadros, objetos de artes, vestuário entre outros itens de 16 países do Oriente Médio e Norte da África darão uma noção da cultura e das tradições daqueles países. A mostra será aberta às 18 horas, no hall do Plenário, e estará aberta à visitação até o dia 06 de maio.

A exposição está inserida nas comemorações do Dia da Comunidade Árabe no Brasil, celebrado em 25 de março “Nosso objetivo é promover a cultura árabe, a diversidade cultural milenar, nossas contribuições para o Patrimônio Mundial da Humanidade, descobrir e estreitar os laços entre o povo brasileiro e árabe”, explicou o embaixador da Palestina e decano do Conselho de Embaixadores Árabes no Brasil, Ibrahim Alzeben. Segundo ele, hoje são cerca de 13 milhões de árabes e descendentes que vivem no Brasil.

“Os árabes começaram a chegar ao Brasil, o país do futuro, em busca de uma vida melhor no final do século 17, mas a maior parte veio no século 19, como os libaneses, os sírios, os palestinos, os marroquinos e iraquianos”, disse o embaixador Ibrahim.

A exposição “O Mundo Árabe: Civilização e Diversidade” terá fotos, vídeos, trajes típicos, objetos de arte, tapetes, mosaicos, vestidos de festa, livros, gravuras, banners, pinturas, vasos e objetos de porcelana. As peças vêm de 16 países árabes: Kuwait, Argélia, Egito, Palestina, Iraque, Sudão, Marrocos, Mauritânia, Omã, Arábia Saudita, Catar, Líbano, Tunísia, Jordânia, Líbia e Emirados Árabes Unidos.

“Queremos mostrar essa exposição ao público brasiliense primeiro e, depois, ao público brasileiro em geral, pois queremos levá-la para outras capitais e cidades do Brasil”, contou o diplomata palestino. Segundo Ibrahim, o Conselho de Embaixadores pretende montar a exposição nas cidades que forem visitar durante as viagens diplomáticas de seus membros.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile