Saúde
Estoques no GSH Banco de Sangue de Brasília estão em estado crítico
O GSH Banco de Sangue de Brasília faz um apelo aos doadores e à população em geral para que compareçam à instituição urgentemente para efetuarem sua doação de sangue e de plaquetas. Com as festas de fim de ano e as férias, houve uma queda ainda mais acentuada nas doações, que já estava com um déficit de 80% em dezembro.
“Estamos enfrentando um período muito crítico”, diz Ana Luiza Silva Vasconcelos de Araújo, coordenadora de captação de doadores do GSH Banco de Sangue. “Caso as doações não se normalizem, há o risco de faltar bolsas de sangue para os pacientes que estão internados nos hospitais em tratamentos diversos”.
Segundo a coordenadora, são necessárias cerca de 50 doações diárias, para que se mantenha um equilíbrio nos estoques. “Porém, neste momento estamos recebendo apenas cerca de 10 a 15 doações por dia, o que é muito pouco. Precisamos de doações de todos os tipos sanguíneos”, enfatiza.
A instituição alerta que a demanda por hemocomponentes aumenta consideravelmente nesta época do ano, principalmente em razão dos acidentes de trânsito nas estradas, onde há um número maior de veículos em circulação.
A unidade funciona de segunda a sábado, das 7h às 12h30, na SGAS 915 – Asa Sul – 2º subsolo do Centro Clínico Advance I (próximo ao DF Star). Para doar, basta comparecer ao local, ou agendar previamente pelos telefones (61) 3011-7531 e (61) 9632 3648, observando os seguintes requisitos: apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação; ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação); não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação); estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma; pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite; não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos; se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada); em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina; se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses; não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações; aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.