Cidades

Estações do Metrô já contam com internet grátis com velocidade de 1 megabyte

em

Passageiros que estiveram nesta terça (21) nas Estações Central, Galeria, Feira e Águas Claras do metrô, puderam acessar a internet gratuitamente. Não precisaram nem mesmo fazer cadastro. A rede sem fio nos terminais é totalmente livre e tem velocidade de 1 megabyte.

Cada estação terá, em média, nove pontos de acesso, sendo um na bilheteria. O raio de alcance é de aproximadamente 40 metros, o que abrange toda a extensão das plataformas. Com essa estrutura, é possível atender cerca de 800 usuários nas estações menores e até 1,2 mil nas de maior movimento. “É uma forma de garantir maior acesso da população a informações que estão na rede”, disse o presidente da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), Marcelo Dourado.

O governador Rodrigo Rollemberg esteve na Estação Central para inaugurar a rede. “Vamos usar a ciência, a tecnologia e a inovação para melhorar a vida de todos que moram em Brasília, seja no Plano Piloto, em Samambaia ou em qualquer região administrativa.”

Por enquanto, a rede não funciona dentro dos trens. Os 10 veículos que serão comprados ainda em 2015 para reforçar o sistema de transporte virão com tecnologia para garantir internet durante o percurso. Além disso, o Metrô-DF pretende estender o sinal do Wi-Fi para as outras 20 estações de Brasília até o fim deste ano.

Força-tarefa
A iniciativa foi possível porque vários órgãos se juntaram para que a promessa de campanha — de elevar o acesso à internet — começasse a se tornar realidade. Foram responsáveis pela instalação da rede o Metrô-DF, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Secretaria de Gestão Administrativa e Desburocratização. A instalação dos roteadores custou ao governo de Brasília R$ 180 mil.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile